Relação entre a autoeficácia e autoestima parentais e rendimento escolar dos filhos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2751 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a relação entre autoeficácia parental, a autoestima dos pais e a influência no rendimento académico dos filhos, assim como a relação entre este último e as variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 115 famílias, sendo 115 (N=115) mães, 115 pais (N=115) e 95 (N=95) alunos (1º ao 4º ano do ensino básico). Os filhos que participaram de forma passiva, apenas com os resultados das notas escolares. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do interior Norte de Portugal. Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de dados sociodemográficos; a Escala de auto-estima de Rosenberg (Rosenberg, 1975), Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QAECEP) (Le Questionnaire D`Auto – Évaluation de la Compétence Éducative Parentale – Terrisse & Trudelle, 1988); e Escala de Autoeficácia Parental:estudos sobre Validação (Brites, R. & Nunes, O.,2010). Verificou-se através dos dados quantitativos que a autoeficácia parental, no que concerne a dimensão da satisfação parental e as notas escolares dos alunos/filhos se correlacionam positivamente; a autoestima de pais e de mães se relacionem positivamente com o rendimento escolar dos filhos; os filhos cujas mães apresentam uma escolaridade superior apresentam melhor rendimento académico; o facto de se ser filho único ou ter irmãos, não revelou diferenças estatisticamente significativas relativamente as notas escolares; e por último verificou-se ainda que a autoeficácia parental por parte do pai quando avaliada pelo QAECEP, apresenta poder preditivo estatisticamente significativo quanto ao rendimento académico dos filhos. |
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O objetivo do presente estudo consistiu em investigar a relação entre autoeficácia parental, a autoestima dos pais e a influência no rendimento académico dos filhos, assim como a relação entre este último e as variáveis sociodemográficas. Participaram desta investigação 115 famílias, sendo 115 (N=115) mães, 115 pais (N=115) e 95 (N=95) alunos (1º ao 4º ano do ensino básico). Os filhos que participaram de forma passiva, apenas com os resultados das notas escolares. Os dados foram recolhidos em quatro escolas do interior Norte de Portugal. Foram utilizados nesta investigação os seguintes instrumentos: Questionário de dados sociodemográficos; a Escala de auto-estima de Rosenberg (Rosenberg, 1975), Questionário de Autoavaliação da Competência Educativa Parental (QAECEP) (Le Questionnaire D`Auto – Évaluation de la Compétence Éducative Parentale – Terrisse & Trudelle, 1988); e Escala de Autoeficácia Parental:estudos sobre Validação (Brites, R. & Nunes, O.,2010). Verificou-se através dos dados quantitativos que a autoeficácia parental, no que concerne a dimensão da satisfação parental e as notas escolares dos alunos/filhos se correlacionam positivamente; a autoestima de pais e de mães se relacionem positivamente com o rendimento escolar dos filhos; os filhos cujas mães apresentam uma escolaridade superior apresentam melhor rendimento académico; o facto de se ser filho único ou ter irmãos, não revelou diferenças estatisticamente significativas relativamente as notas escolares; e por último verificou-se ainda que a autoeficácia parental por parte do pai quando avaliada pelo QAECEP, apresenta poder preditivo estatisticamente significativo quanto ao rendimento académico dos filhos. |
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