A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,João Batista
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200009
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.
id RCAP_826cead4b8246303b410aa589e4d89d4
oai_identifier_str oai:scielo:S0870-82312010000200009
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de VigotskiPsicologia e dialéticaPsicologia e marxismoPsicologia PedagógicaTeoria histórico-culturalVigotskiEste trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.ISPA-Instituto Universitário2010-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200009Análise Psicológica v.28 n.2 2010reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200009Martins,João Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:28Zoai:scielo:S0870-82312010000200009Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:21.139092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
spellingShingle A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
Martins,João Batista
Psicologia e dialética
Psicologia e marxismo
Psicologia Pedagógica
Teoria histórico-cultural
Vigotski
title_short A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_full A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_fullStr A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_full_unstemmed A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
title_sort A importância do livro Psicologia Pedagógica para a teoria histórico-cultural de Vigotski
author Martins,João Batista
author_facet Martins,João Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,João Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia e dialética
Psicologia e marxismo
Psicologia Pedagógica
Teoria histórico-cultural
Vigotski
topic Psicologia e dialética
Psicologia e marxismo
Psicologia Pedagógica
Teoria histórico-cultural
Vigotski
description Este trabalho objetiva apresentar uma análise sobre o livro de Lev S. Vigotski intitulado Psicologia Pedagógica publicado em 1926, com o objetivo de identificar alguns elementos que nos permita caracterizar o seu projeto científico para a psicologia. Assim, ao longo da análise, estabelecemos uma aproximação de Vigotski com o marxismo e com a dialética, indicando a intenção de Vigotski em construir uma psicologia enraizada no materialismo histórico e dialético e que tal proposição já estava idealizada no início de sua carreira, entre 1917-1923. Localizamos o livro Psicologia Pedagógica enquanto uma obra paradoxal pois ao mesmo em tempo que lança as bases para uma nova psicologia, não deixa de apontar o seu caráter transitório.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200009
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000200009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
publisher.none.fl_str_mv ISPA-Instituto Universitário
dc.source.none.fl_str_mv Análise Psicológica v.28 n.2 2010
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137260760727552