Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Claudia Amaral
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34865
Resumo: O relatório, que aqui se apresenta, baseia-se num projeto de investigação-ação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB, ministrado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e teve como objetivo responder à questão de investigação: Como promover a cidadania, em particular a solidariedade, na aula de Inglês do 1.º CEB? Vivemos num mundo onde as desigualdades socioeconómicas assolam as sociedades mundiais, gerando crises humanitárias de vários tipos. Perante essa realidade urge desenvolver desde cedo nas crianças competências que lhes permitam desenvolver empatia perante os problemas do Outro, de modo a fomentar a solidariedade. Através do inglês, língua global, e da utilização de picturebooks, com mensagens que exploram os valores, as crenças e as preocupações do mundo atual, procurámos trabalhar rumo ao desenvolvimento de um cidadão consciente, não acomodado, mas sim incomodado com as injustiças sociais, que atua para garantir um mundo mais justo, digno e inclusivo. Desta forma, este estudo de tipo investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática, intitulado “Take heart – The power of kindness”, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Aveiro, no contexto da aula de Inglês, teve como objetivo compreender de que forma se pode promover a cidadania, com particular foco na solidariedade, recorrendo a picturebooks na aula de Inglês. A análise de dados permitiu concluir que as crianças se mostraram recetivas à leitura de picturebooks e às atividades propostas de análise dos mesmos; que desenvolveram, simultaneamente, novos conhecimentos lexicais e retiraram mensagens e ensinamentos das leituras e análises efetuadas. Durante as sessões do projeto foram trabalhados tópicos com os alunos, referentes à importância da partilha e da solidariedade para com o Outro, verificando-se no final do projeto, que as crianças se mostraram muito recetivas e mais conscientes em relação aos temas abordados. Concluiu-se, ainda, que é viável e desejável associar o ensino da língua inglesa com a educação para a cidadania e para a solidariedade e que esta articulação contribui para a formação de cidadãos cientes do seu papel na sociedade.
id RCAP_48bfe4b0e87c987d44046ae99676e5ed
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34865
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEBEducação para a cidadaniaSolidariedadePicturebooksEnsino de línguasInglês1.º CEBO relatório, que aqui se apresenta, baseia-se num projeto de investigação-ação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB, ministrado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e teve como objetivo responder à questão de investigação: Como promover a cidadania, em particular a solidariedade, na aula de Inglês do 1.º CEB? Vivemos num mundo onde as desigualdades socioeconómicas assolam as sociedades mundiais, gerando crises humanitárias de vários tipos. Perante essa realidade urge desenvolver desde cedo nas crianças competências que lhes permitam desenvolver empatia perante os problemas do Outro, de modo a fomentar a solidariedade. Através do inglês, língua global, e da utilização de picturebooks, com mensagens que exploram os valores, as crenças e as preocupações do mundo atual, procurámos trabalhar rumo ao desenvolvimento de um cidadão consciente, não acomodado, mas sim incomodado com as injustiças sociais, que atua para garantir um mundo mais justo, digno e inclusivo. Desta forma, este estudo de tipo investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática, intitulado “Take heart – The power of kindness”, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Aveiro, no contexto da aula de Inglês, teve como objetivo compreender de que forma se pode promover a cidadania, com particular foco na solidariedade, recorrendo a picturebooks na aula de Inglês. A análise de dados permitiu concluir que as crianças se mostraram recetivas à leitura de picturebooks e às atividades propostas de análise dos mesmos; que desenvolveram, simultaneamente, novos conhecimentos lexicais e retiraram mensagens e ensinamentos das leituras e análises efetuadas. Durante as sessões do projeto foram trabalhados tópicos com os alunos, referentes à importância da partilha e da solidariedade para com o Outro, verificando-se no final do projeto, que as crianças se mostraram muito recetivas e mais conscientes em relação aos temas abordados. Concluiu-se, ainda, que é viável e desejável associar o ensino da língua inglesa com a educação para a cidadania e para a solidariedade e que esta articulação contribui para a formação de cidadãos cientes do seu papel na sociedade.The report presented here is based on an action-research project, carried out as part of the Master's in Teaching English in Primary Education, taught at the Department of Education and Psychology of the University of Aveiro, and aimed to answer the research question: How to promote citizenship, in particular solidarity, in English class in primary education? We live in a world where socio-economic inequalities devastate world societies, generating humanitarian crises of various kinds. Given this reality, it is urgent to develop early skills in children that allow them to develop empathy towards the problems of the Other, in order to foster solidarity. Through English, a global language, and the use of picturebooks, with messages that explore the values, beliefs, and concerns of today's world, we have tried to work toward an aware citizen, not complacent, but rather bothered with social injustices, who acts to ensure a fairer, more dignified and inclusive world. Thus, this action-research study, based on a didactic intervention project, entitled "Take heart - The power of kindness", developed in a 3rd grade class of Primary Education in the district of Aveiro, in the context of English class, aimed to understand how to promote citizenship, with particular focus on solidarity, using picturebooks in English class. The data analysis allowed us to conclude that children were receptive to the reading of picturebooks and to the activities proposed to analyze them. They also developed new lexical knowledge and drew messages and lessons from the readings. During the project sessions, topics related to the importance of sharing and solidarity towards the Other were worked on with the students, and at the end of the project, it was verified that the children were very receptive and more aware in relation to the themes approached. It was also concluded that it is possible and desirable to associate the teaching of the English language with the education for citizenship and solidarity and that this articulation contributes to the formation of citizens who are aware of their role in society.2022-10-03T13:32:08Z2022-07-14T00:00:00Z2022-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34865porCruz, Ana Claudia Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:07Zoai:ria.ua.pt:10773/34865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:59.334189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
title Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
spellingShingle Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
Cruz, Ana Claudia Amaral
Educação para a cidadania
Solidariedade
Picturebooks
Ensino de línguas
Inglês
1.º CEB
title_short Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
title_full Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
title_fullStr Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
title_full_unstemmed Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
title_sort Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
author Cruz, Ana Claudia Amaral
author_facet Cruz, Ana Claudia Amaral
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ana Claudia Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para a cidadania
Solidariedade
Picturebooks
Ensino de línguas
Inglês
1.º CEB
topic Educação para a cidadania
Solidariedade
Picturebooks
Ensino de línguas
Inglês
1.º CEB
description O relatório, que aqui se apresenta, baseia-se num projeto de investigação-ação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB, ministrado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e teve como objetivo responder à questão de investigação: Como promover a cidadania, em particular a solidariedade, na aula de Inglês do 1.º CEB? Vivemos num mundo onde as desigualdades socioeconómicas assolam as sociedades mundiais, gerando crises humanitárias de vários tipos. Perante essa realidade urge desenvolver desde cedo nas crianças competências que lhes permitam desenvolver empatia perante os problemas do Outro, de modo a fomentar a solidariedade. Através do inglês, língua global, e da utilização de picturebooks, com mensagens que exploram os valores, as crenças e as preocupações do mundo atual, procurámos trabalhar rumo ao desenvolvimento de um cidadão consciente, não acomodado, mas sim incomodado com as injustiças sociais, que atua para garantir um mundo mais justo, digno e inclusivo. Desta forma, este estudo de tipo investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática, intitulado “Take heart – The power of kindness”, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Aveiro, no contexto da aula de Inglês, teve como objetivo compreender de que forma se pode promover a cidadania, com particular foco na solidariedade, recorrendo a picturebooks na aula de Inglês. A análise de dados permitiu concluir que as crianças se mostraram recetivas à leitura de picturebooks e às atividades propostas de análise dos mesmos; que desenvolveram, simultaneamente, novos conhecimentos lexicais e retiraram mensagens e ensinamentos das leituras e análises efetuadas. Durante as sessões do projeto foram trabalhados tópicos com os alunos, referentes à importância da partilha e da solidariedade para com o Outro, verificando-se no final do projeto, que as crianças se mostraram muito recetivas e mais conscientes em relação aos temas abordados. Concluiu-se, ainda, que é viável e desejável associar o ensino da língua inglesa com a educação para a cidadania e para a solidariedade e que esta articulação contribui para a formação de cidadãos cientes do seu papel na sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-03T13:32:08Z
2022-07-14T00:00:00Z
2022-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34865
url http://hdl.handle.net/10773/34865
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714981830656