Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/34865 |
Resumo: | O relatório, que aqui se apresenta, baseia-se num projeto de investigação-ação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB, ministrado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e teve como objetivo responder à questão de investigação: Como promover a cidadania, em particular a solidariedade, na aula de Inglês do 1.º CEB? Vivemos num mundo onde as desigualdades socioeconómicas assolam as sociedades mundiais, gerando crises humanitárias de vários tipos. Perante essa realidade urge desenvolver desde cedo nas crianças competências que lhes permitam desenvolver empatia perante os problemas do Outro, de modo a fomentar a solidariedade. Através do inglês, língua global, e da utilização de picturebooks, com mensagens que exploram os valores, as crenças e as preocupações do mundo atual, procurámos trabalhar rumo ao desenvolvimento de um cidadão consciente, não acomodado, mas sim incomodado com as injustiças sociais, que atua para garantir um mundo mais justo, digno e inclusivo. Desta forma, este estudo de tipo investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática, intitulado “Take heart – The power of kindness”, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Aveiro, no contexto da aula de Inglês, teve como objetivo compreender de que forma se pode promover a cidadania, com particular foco na solidariedade, recorrendo a picturebooks na aula de Inglês. A análise de dados permitiu concluir que as crianças se mostraram recetivas à leitura de picturebooks e às atividades propostas de análise dos mesmos; que desenvolveram, simultaneamente, novos conhecimentos lexicais e retiraram mensagens e ensinamentos das leituras e análises efetuadas. Durante as sessões do projeto foram trabalhados tópicos com os alunos, referentes à importância da partilha e da solidariedade para com o Outro, verificando-se no final do projeto, que as crianças se mostraram muito recetivas e mais conscientes em relação aos temas abordados. Concluiu-se, ainda, que é viável e desejável associar o ensino da língua inglesa com a educação para a cidadania e para a solidariedade e que esta articulação contribui para a formação de cidadãos cientes do seu papel na sociedade. |
id |
RCAP_48bfe4b0e87c987d44046ae99676e5ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/34865 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEBEducação para a cidadaniaSolidariedadePicturebooksEnsino de línguasInglês1.º CEBO relatório, que aqui se apresenta, baseia-se num projeto de investigação-ação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB, ministrado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e teve como objetivo responder à questão de investigação: Como promover a cidadania, em particular a solidariedade, na aula de Inglês do 1.º CEB? Vivemos num mundo onde as desigualdades socioeconómicas assolam as sociedades mundiais, gerando crises humanitárias de vários tipos. Perante essa realidade urge desenvolver desde cedo nas crianças competências que lhes permitam desenvolver empatia perante os problemas do Outro, de modo a fomentar a solidariedade. Através do inglês, língua global, e da utilização de picturebooks, com mensagens que exploram os valores, as crenças e as preocupações do mundo atual, procurámos trabalhar rumo ao desenvolvimento de um cidadão consciente, não acomodado, mas sim incomodado com as injustiças sociais, que atua para garantir um mundo mais justo, digno e inclusivo. Desta forma, este estudo de tipo investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática, intitulado “Take heart – The power of kindness”, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Aveiro, no contexto da aula de Inglês, teve como objetivo compreender de que forma se pode promover a cidadania, com particular foco na solidariedade, recorrendo a picturebooks na aula de Inglês. A análise de dados permitiu concluir que as crianças se mostraram recetivas à leitura de picturebooks e às atividades propostas de análise dos mesmos; que desenvolveram, simultaneamente, novos conhecimentos lexicais e retiraram mensagens e ensinamentos das leituras e análises efetuadas. Durante as sessões do projeto foram trabalhados tópicos com os alunos, referentes à importância da partilha e da solidariedade para com o Outro, verificando-se no final do projeto, que as crianças se mostraram muito recetivas e mais conscientes em relação aos temas abordados. Concluiu-se, ainda, que é viável e desejável associar o ensino da língua inglesa com a educação para a cidadania e para a solidariedade e que esta articulação contribui para a formação de cidadãos cientes do seu papel na sociedade.The report presented here is based on an action-research project, carried out as part of the Master's in Teaching English in Primary Education, taught at the Department of Education and Psychology of the University of Aveiro, and aimed to answer the research question: How to promote citizenship, in particular solidarity, in English class in primary education? We live in a world where socio-economic inequalities devastate world societies, generating humanitarian crises of various kinds. Given this reality, it is urgent to develop early skills in children that allow them to develop empathy towards the problems of the Other, in order to foster solidarity. Through English, a global language, and the use of picturebooks, with messages that explore the values, beliefs, and concerns of today's world, we have tried to work toward an aware citizen, not complacent, but rather bothered with social injustices, who acts to ensure a fairer, more dignified and inclusive world. Thus, this action-research study, based on a didactic intervention project, entitled "Take heart - The power of kindness", developed in a 3rd grade class of Primary Education in the district of Aveiro, in the context of English class, aimed to understand how to promote citizenship, with particular focus on solidarity, using picturebooks in English class. The data analysis allowed us to conclude that children were receptive to the reading of picturebooks and to the activities proposed to analyze them. They also developed new lexical knowledge and drew messages and lessons from the readings. During the project sessions, topics related to the importance of sharing and solidarity towards the Other were worked on with the students, and at the end of the project, it was verified that the children were very receptive and more aware in relation to the themes approached. It was also concluded that it is possible and desirable to associate the teaching of the English language with the education for citizenship and solidarity and that this articulation contributes to the formation of citizens who are aware of their role in society.2022-10-03T13:32:08Z2022-07-14T00:00:00Z2022-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34865porCruz, Ana Claudia Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:07Zoai:ria.ua.pt:10773/34865Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:59.334189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB |
title |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB |
spellingShingle |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB Cruz, Ana Claudia Amaral Educação para a cidadania Solidariedade Picturebooks Ensino de línguas Inglês 1.º CEB |
title_short |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB |
title_full |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB |
title_fullStr |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB |
title_full_unstemmed |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB |
title_sort |
Picturebooks e cidadania: um estudo de educação para a solidariedade em aula de inglês no 1º CEB |
author |
Cruz, Ana Claudia Amaral |
author_facet |
Cruz, Ana Claudia Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Ana Claudia Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação para a cidadania Solidariedade Picturebooks Ensino de línguas Inglês 1.º CEB |
topic |
Educação para a cidadania Solidariedade Picturebooks Ensino de línguas Inglês 1.º CEB |
description |
O relatório, que aqui se apresenta, baseia-se num projeto de investigação-ação, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º CEB, ministrado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, e teve como objetivo responder à questão de investigação: Como promover a cidadania, em particular a solidariedade, na aula de Inglês do 1.º CEB? Vivemos num mundo onde as desigualdades socioeconómicas assolam as sociedades mundiais, gerando crises humanitárias de vários tipos. Perante essa realidade urge desenvolver desde cedo nas crianças competências que lhes permitam desenvolver empatia perante os problemas do Outro, de modo a fomentar a solidariedade. Através do inglês, língua global, e da utilização de picturebooks, com mensagens que exploram os valores, as crenças e as preocupações do mundo atual, procurámos trabalhar rumo ao desenvolvimento de um cidadão consciente, não acomodado, mas sim incomodado com as injustiças sociais, que atua para garantir um mundo mais justo, digno e inclusivo. Desta forma, este estudo de tipo investigação-ação, realizado a partir de um projeto de intervenção didática, intitulado “Take heart – The power of kindness”, desenvolvido numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do distrito de Aveiro, no contexto da aula de Inglês, teve como objetivo compreender de que forma se pode promover a cidadania, com particular foco na solidariedade, recorrendo a picturebooks na aula de Inglês. A análise de dados permitiu concluir que as crianças se mostraram recetivas à leitura de picturebooks e às atividades propostas de análise dos mesmos; que desenvolveram, simultaneamente, novos conhecimentos lexicais e retiraram mensagens e ensinamentos das leituras e análises efetuadas. Durante as sessões do projeto foram trabalhados tópicos com os alunos, referentes à importância da partilha e da solidariedade para com o Outro, verificando-se no final do projeto, que as crianças se mostraram muito recetivas e mais conscientes em relação aos temas abordados. Concluiu-se, ainda, que é viável e desejável associar o ensino da língua inglesa com a educação para a cidadania e para a solidariedade e que esta articulação contribui para a formação de cidadãos cientes do seu papel na sociedade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-03T13:32:08Z 2022-07-14T00:00:00Z 2022-07-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/34865 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/34865 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137714981830656 |