Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004 |
Resumo: | A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a realidade; multiplicidade - a questão da polifonia do eu. |
id |
RCAP_8276509a0a41e81120d8dae05736f143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872014000100004 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidadePedagogia teatralFormação de não-atoresA partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a realidade; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2014-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004Revista Portuguesa de Educação v.27 n.1 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004Branco,Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:54Zoai:scielo:S0871-91872014000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:21.745747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade |
title |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade |
spellingShingle |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade Branco,António Pedagogia teatral Formação de não-atores |
title_short |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade |
title_full |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade |
title_fullStr |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade |
title_full_unstemmed |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade |
title_sort |
Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade |
author |
Branco,António |
author_facet |
Branco,António |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco,António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia teatral Formação de não-atores |
topic |
Pedagogia teatral Formação de não-atores |
description |
A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a realidade; multiplicidade - a questão da polifonia do eu. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.27 n.1 2014 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137275113635840 |