Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco,António
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004
Resumo: A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.
id RCAP_8276509a0a41e81120d8dae05736f143
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872014000100004
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidadePedagogia teatralFormação de não-atoresA partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2014-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004Revista Portuguesa de Educação v.27 n.1 2014reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004Branco,Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:54Zoai:scielo:S0871-91872014000100004Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:21.745747Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
title Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
spellingShingle Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
Branco,António
Pedagogia teatral
Formação de não-atores
title_short Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
title_full Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
title_fullStr Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
title_full_unstemmed Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
title_sort Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade
author Branco,António
author_facet Branco,António
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco,António
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia teatral
Formação de não-atores
topic Pedagogia teatral
Formação de não-atores
description A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872014000100004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.27 n.1 2014
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275113635840