Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marta Isabel Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4249
Resumo: Relatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_827659df3c4d80b7d98dd869f1ed2b45
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4249
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade1.º ciclo do ensino básicoComprimentoPerímetroResolução de problemasElementary schoolLengthPerimeterProblems solvingRelatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoEste relatório final, intitulado A prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade, foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular integrada no mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Lisboa. Este documento consiste a avaliação e a reflexão crítica respeitante à intervenção realizada numa turma de 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da fre-guesia de Lisboa. Aquando da caraterização deste contexto educativo, listámos um conjunto de potencialidades e fragilidades dos alunos, o qual resultou na identificação da problemática e posterior definição dos objetivos gerais do plano: (i) Desenvolver competências sociais que contribuam para o cumprimento de regras, bem como para a participação ativa na dinâmica da aula; (ii) Desenvolver hábitos de leitura para cons-truir novos conhecimentos; (iii) Escrever para responder a diferentes propostas de tra-balho; (iv) Desenvolver o raciocínio matemático, recorrendo a estratégias diversifica-das. O estudo desenvolvido, referente à área disciplinar de Matemática, teve como objeti-vos: (i) Aplicar o conceito de perímetro, mobilizando conhecimentos relativos à medida de comprimento (na ótica do aluno); (ii) Desenvolver o conceito de comprimento e de perímetro, através da resolução de problemas (na ótica do professor). Neste sentido, e com base em Battista (2006), identificámos os raciocínios mobilizados pelos alunos, os quais integravam diversos níveis de sofisticação. Também verificámos que a resolução de problemas constituiu uma estratégia da aprendizagem, nomeadamente, de concei-tos de Medida. Relativamente à metodologia da investigação, é de referir que os dados recolhidos provieram de diversas técnicas, tais como a observação direta e participante, a entre-vista semi-estruturada e a análise documental.Abstract This final report The practice of problem solving in the acquisition of the concept of length and perimeter in the 3rd grade, was written as part of Supervised Teaching Practice, in a course of Master Education, Master of Teaching 1st and 2nd Primary School. When this educational context was characterized, we identified the students' strengths and weaknesses, in which was crucial to find a problematic and to define the overall plan objectives: (i) develop social skills that contribute to comply rules and to create the students’ active participation in class dynamics; (ii) develop reading habits to build knowledge; (iii) write to respond to different work proposals; (iv) develop mathematical reasoning using different strategies. The study, which was mainly focused on mathematics, aimed to: (i) understand the concept of perimeter, mobilizing knowledge of the measure of length (from the view-point of the student); (ii) develop the concept of length and perimeter, by solving prob-lems (regardind the teacher’s perspective). In this sense, and based on Battista (2006), the arguments used by the students who revealed several levels of sophistication were identified. It was also found that problem solving was a learning strategy, in particular during exercises that required the use of measure concepts. Regarding the methodology of the research, it should be noted that the data collated using several techniques, which included direct and participant observation, semi-structured interviews and document analysis.Castro, Joana deRCIPLGomes, Marta Isabel Pereira2015-02-16T16:11:36Z2014-122014-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4249TID:201384566porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:59Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:42.952277Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
title Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
spellingShingle Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
Gomes, Marta Isabel Pereira
1.º ciclo do ensino básico
Comprimento
Perímetro
Resolução de problemas
Elementary school
Length
Perimeter
Problems solving
title_short Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
title_full Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
title_fullStr Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
title_sort Práticas de ensino supervisionadas do 1º e 2º ciclo do ensino básico: a prática de resolução de problemas na aquisição do conceito de comprimento e de perímetro no 3.º ano de escolaridade
author Gomes, Marta Isabel Pereira
author_facet Gomes, Marta Isabel Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Joana de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marta Isabel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv 1.º ciclo do ensino básico
Comprimento
Perímetro
Resolução de problemas
Elementary school
Length
Perimeter
Problems solving
topic 1.º ciclo do ensino básico
Comprimento
Perímetro
Resolução de problemas
Elementary school
Length
Perimeter
Problems solving
description Relatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12
2014-12-01T00:00:00Z
2015-02-16T16:11:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4249
TID:201384566
url http://hdl.handle.net/10400.21/4249
identifier_str_mv TID:201384566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133394766921728