Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Mariana Gaio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Varela,Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003
Resumo: O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise.
id RCAP_827769c0ecbdaa390cf1eeffe0b60971
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872012000200003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de AlmadaGestão escolarSistema educativoComunidades locaisO artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2012-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003Alves,Mariana GaioVarela,Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:03:50Zoai:scielo:S0871-91872012000200003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:19.985404Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
spellingShingle Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
Alves,Mariana Gaio
Gestão escolar
Sistema educativo
Comunidades locais
title_short Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_full Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_fullStr Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_full_unstemmed Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_sort Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
author Alves,Mariana Gaio
author_facet Alves,Mariana Gaio
Varela,Teresa
author_role author
author2 Varela,Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Mariana Gaio
Varela,Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Sistema educativo
Comunidades locais
topic Gestão escolar
Sistema educativo
Comunidades locais
description O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872012000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.25 n.2 2012
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137274551599104