Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Mariana Gaio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Varela, Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3001
Resumo: O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise. Palavras-chave Gestão escolar; Sistema educativo; Comunidades locais
id RCAP_c5d356fd102006db4fe787c557a94bbf
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de AlmadaCONSTRUIRE LA RELATION ÉCOLE-COMMUNAUTÉ ÉDUCATIVE: UNE APPROCHE EXPLORATOIRE DANS LA MUNICIPALITÉ D’ALMADAConstruir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de AlmadaArtigosO artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise. Palavras-chave Gestão escolar; Sistema educativo; Comunidades locaisThis article discusses the relationship between schools and the educational communities to which they belong. In the first part, the issue is framed and analysed considering the evolution of organizational models of the Portuguese educational system; we also consider several contributions from research on the theme produced mainly in Portugal. The second part presents empirical data from a survey conducted throughout a questionnaire completed by all schools in the municipality of Almada. This survey corresponds to the exploratory stage of a Ph.D. research. The concluding note includes the systematization of the reflection produced in the article and points out future lines of research concerning the relationship between school and local communities. Keywords School management; Educational systems; Local communitiesL’article se concentre sur le thème de la relation entre l’école et les communautés locales. Dans la première partie, la question est encadrée et analyse en considérant l’évolution des modèles d’organisation du système éducatif portugais et des nombreuses contributions de la réflexion et de la recherché sur le thème, produite principalement au Portugal, mais aussi ailleurs. La deuxième partie présente des données empiriques obtenues à partir d’un questionnaire d’enquête rempli par tous les établissements scolaires dans la municipalité d’Almada. Ceci correspond à l’étape exploratoire d’une recherché de doctorat. Pour conclure, on systématise des résultats de la réflexion produite dan l’article et on identifie des pistes de recherché qui permet une exploration plus poussée de la relation écolecommunauté locale. Mots-clé Gestion scolaire; Système éducatif; Communautés localesInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3001por2183-04520871-9187Alves, Mariana GaioVarela, Teresainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:07Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:26.859504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
CONSTRUIRE LA RELATION ÉCOLE-COMMUNAUTÉ ÉDUCATIVE: UNE APPROCHE EXPLORATOIRE DANS LA MUNICIPALITÉ D’ALMADA
Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
spellingShingle Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
Alves, Mariana Gaio
Artigos
title_short Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_full Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_fullStr Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_full_unstemmed Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
title_sort Construir a relação escola-comunidade educativa: uma abordagem exploratória no concelho de Almada
author Alves, Mariana Gaio
author_facet Alves, Mariana Gaio
Varela, Teresa
author_role author
author2 Varela, Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Mariana Gaio
Varela, Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O artigo centra-se na temática da relação entre escola e comunidade educativa. Numa primeira parte, a temática é enquadrada e problematizada à luz quer da evolução de modelos de organização do sistema educativo português, quer de diversos contributos de reflexão e pesquisa, produzidos sobretudo em Portugal, mas também noutros países. Numa segunda parte, apresentam-se dados empíricos resultantes de um inquérito por questionário respondido por todas as escolas do concelho de Almada, o qual constitui a etapa exploratória de uma pesquisa de doutoramento. Por fim, na nota conclusiva, para além da sistematização dos resultados da reflexão produzida no artigo, apontam-se pistas de investigação futuras que permitam aprofundar a exploração da temática em análise. Palavras-chave Gestão escolar; Sistema educativo; Comunidades locais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3001
url https://doi.org/10.21814/rpe.3001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130219656773632