Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1987 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5625 |
Resumo: | Começando por demonstrar o impacto das carências sociais no desenvolvimento intelectual e na motivação pelo rendimento, o presente trabalho visa lançar as bases de um modelo de intervenção que, ao basear-se no ensino directo, por turma, é susceptível não só de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos provenientes dos meios socioculturalmente desfavorecidos como também de assegurar o êxito continuado na aprendizagem aos alunos mais dotados inseridos, porventura, na mesma classe. |
id |
RCAP_82803fa675109c27a5a475b176f6a966 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5625 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidasCriançaEducaçãoSucesso EscolarComeçando por demonstrar o impacto das carências sociais no desenvolvimento intelectual e na motivação pelo rendimento, o presente trabalho visa lançar as bases de um modelo de intervenção que, ao basear-se no ensino directo, por turma, é susceptível não só de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos provenientes dos meios socioculturalmente desfavorecidos como também de assegurar o êxito continuado na aprendizagem aos alunos mais dotados inseridos, porventura, na mesma classe.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresPeixoto, Ermelindo Bernardo2020-08-31T11:20:05Z19871987-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5625porPEIXOTO, Ermelindo Manuel B.. Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 2 (1987): 65-91.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:59Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:48.215714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas |
title |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas |
spellingShingle |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas Peixoto, Ermelindo Bernardo Criança Educação Sucesso Escolar |
title_short |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas |
title_full |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas |
title_fullStr |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas |
title_full_unstemmed |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas |
title_sort |
Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas |
author |
Peixoto, Ermelindo Bernardo |
author_facet |
Peixoto, Ermelindo Bernardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Ermelindo Bernardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Educação Sucesso Escolar |
topic |
Criança Educação Sucesso Escolar |
description |
Começando por demonstrar o impacto das carências sociais no desenvolvimento intelectual e na motivação pelo rendimento, o presente trabalho visa lançar as bases de um modelo de intervenção que, ao basear-se no ensino directo, por turma, é susceptível não só de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos provenientes dos meios socioculturalmente desfavorecidos como também de assegurar o êxito continuado na aprendizagem aos alunos mais dotados inseridos, porventura, na mesma classe. |
publishDate |
1987 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1987 1987-01-01T00:00:00Z 2020-08-31T11:20:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5625 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5625 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
PEIXOTO, Ermelindo Manuel B.. Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 2 (1987): 65-91. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130735291924480 |