Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Ermelindo Bernardo
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5625
Resumo: Começando por demonstrar o impacto das carências sociais no desenvolvimento intelectual e na motivação pelo rendimento, o presente trabalho visa lançar as bases de um modelo de intervenção que, ao basear-se no ensino directo, por turma, é susceptível não só de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos provenientes dos meios socioculturalmente desfavorecidos como também de assegurar o êxito continuado na aprendizagem aos alunos mais dotados inseridos, porventura, na mesma classe.
id RCAP_82803fa675109c27a5a475b176f6a966
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5625
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidasCriançaEducaçãoSucesso EscolarComeçando por demonstrar o impacto das carências sociais no desenvolvimento intelectual e na motivação pelo rendimento, o presente trabalho visa lançar as bases de um modelo de intervenção que, ao basear-se no ensino directo, por turma, é susceptível não só de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos provenientes dos meios socioculturalmente desfavorecidos como também de assegurar o êxito continuado na aprendizagem aos alunos mais dotados inseridos, porventura, na mesma classe.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresPeixoto, Ermelindo Bernardo2020-08-31T11:20:05Z19871987-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5625porPEIXOTO, Ermelindo Manuel B.. Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 2 (1987): 65-91.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:59Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5625Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:48.215714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
title Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
spellingShingle Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
Peixoto, Ermelindo Bernardo
Criança
Educação
Sucesso Escolar
title_short Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
title_full Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
title_fullStr Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
title_full_unstemmed Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
title_sort Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas
author Peixoto, Ermelindo Bernardo
author_facet Peixoto, Ermelindo Bernardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Ermelindo Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Educação
Sucesso Escolar
topic Criança
Educação
Sucesso Escolar
description Começando por demonstrar o impacto das carências sociais no desenvolvimento intelectual e na motivação pelo rendimento, o presente trabalho visa lançar as bases de um modelo de intervenção que, ao basear-se no ensino directo, por turma, é susceptível não só de atender às necessidades de aprendizagem dos alunos provenientes dos meios socioculturalmente desfavorecidos como também de assegurar o êxito continuado na aprendizagem aos alunos mais dotados inseridos, porventura, na mesma classe.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
1987-01-01T00:00:00Z
2020-08-31T11:20:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5625
url http://hdl.handle.net/10400.3/5625
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv PEIXOTO, Ermelindo Manuel B.. Bases de um modelo de intervenção para o ensino de crianças socioculturalmente desfavorecidas. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 2 (1987): 65-91.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130735291924480