Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/34032 |
Resumo: | Este trabalho analisa os estilos educativos parentais percebidos pelos jovens e os seus níveis de exploração vocacional, atendendo aos referenciais conceptuais da teoria da construção da carreira e à investigação prévia sobre a relação entre a influência parental e o desenvolvimento vocacional. Participam 296 estudantes portugueses, 109 (36,82%) do sexo feminino e 187 (63,18%) do sexo masculino, com uma idade média de 17,03 anos (DP = 1,45; Min = 14; Max = 23), que preencheram a Escala de Exploração Vocacional e o Questionário de Estilos Educativos Parentais. Verificaram-se diferenças na percepção do estilo educativo parental e na exploração vocacional em função de variáveis sociodemográficas, e uma associação positiva significativa entre a exigência e as crenças e os comportamentos de exploração vocacional. Discutem-se implicações acerca da participação parental na construção de carreira. |
id |
RCAP_82819a9994351ba7d8c8ef4d08442a8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34032 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacionalCareer construction: the role of children's perception about parental educational styles in vocational explorationConstrução da carreiraExploração vocacionalEstilos educativos parentaisJovensCareer constructionCareer explorationParental educational stylesYouthEste trabalho analisa os estilos educativos parentais percebidos pelos jovens e os seus níveis de exploração vocacional, atendendo aos referenciais conceptuais da teoria da construção da carreira e à investigação prévia sobre a relação entre a influência parental e o desenvolvimento vocacional. Participam 296 estudantes portugueses, 109 (36,82%) do sexo feminino e 187 (63,18%) do sexo masculino, com uma idade média de 17,03 anos (DP = 1,45; Min = 14; Max = 23), que preencheram a Escala de Exploração Vocacional e o Questionário de Estilos Educativos Parentais. Verificaram-se diferenças na percepção do estilo educativo parental e na exploração vocacional em função de variáveis sociodemográficas, e uma associação positiva significativa entre a exigência e as crenças e os comportamentos de exploração vocacional. Discutem-se implicações acerca da participação parental na construção de carreira.This work analyzes the parental educational styles perceived by youth and their level of vocational exploration, considering the career construction theory and previous research on the relationship between parental infl uence processes and vocational development. Participants were 296 adolescents, 109 (36.82%) girls and 187 (63.18%) boys, with a mean age of 17.03 years (SD = 1.45; Min. = 14; Max. = 23) who fulfi lled the Career Exploration Survey and the Parental Educational Styles Questionnaire. Results show differences in the perceived parental educational styles and career exploration according to socio demographic variables, and a signifi cant positive association between requirement and career exploration beliefs and behaviors. Implications about the parental involvement in career construction are discussed.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, Liliana CostaPinto, Joana CarneiroVieira, Matilde2021-06-28T14:34:31Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34032por0102-797210.1590/1678-7153.20152812184922631105000349649200021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-15T01:42:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:32.679790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional Career construction: the role of children's perception about parental educational styles in vocational exploration |
title |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional |
spellingShingle |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional Faria, Liliana Costa Construção da carreira Exploração vocacional Estilos educativos parentais Jovens Career construction Career exploration Parental educational styles Youth |
title_short |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional |
title_full |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional |
title_fullStr |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional |
title_full_unstemmed |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional |
title_sort |
Construção da carreira: o papel da perceção dos filhos acerca dos estilos educativos parentais na exploração vocacional |
author |
Faria, Liliana Costa |
author_facet |
Faria, Liliana Costa Pinto, Joana Carneiro Vieira, Matilde |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Joana Carneiro Vieira, Matilde |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Liliana Costa Pinto, Joana Carneiro Vieira, Matilde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Construção da carreira Exploração vocacional Estilos educativos parentais Jovens Career construction Career exploration Parental educational styles Youth |
topic |
Construção da carreira Exploração vocacional Estilos educativos parentais Jovens Career construction Career exploration Parental educational styles Youth |
description |
Este trabalho analisa os estilos educativos parentais percebidos pelos jovens e os seus níveis de exploração vocacional, atendendo aos referenciais conceptuais da teoria da construção da carreira e à investigação prévia sobre a relação entre a influência parental e o desenvolvimento vocacional. Participam 296 estudantes portugueses, 109 (36,82%) do sexo feminino e 187 (63,18%) do sexo masculino, com uma idade média de 17,03 anos (DP = 1,45; Min = 14; Max = 23), que preencheram a Escala de Exploração Vocacional e o Questionário de Estilos Educativos Parentais. Verificaram-se diferenças na percepção do estilo educativo parental e na exploração vocacional em função de variáveis sociodemográficas, e uma associação positiva significativa entre a exigência e as crenças e os comportamentos de exploração vocacional. Discutem-se implicações acerca da participação parental na construção de carreira. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2021-06-28T14:34:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/34032 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/34032 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0102-7972 10.1590/1678-7153.201528121 84922631105 000349649200021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131993587318784 |