Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Liliana
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pinto, Joana Carneiro, Taveira, Maria do Céu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34448
Resumo: Analisa-se a relação entre os processos de exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade para identificar perfis de carreira. Participaram 115 estudantes, 72 mulheres e 43 homens, frequentando o 1º ciclo do ensino superior português. Aplicaram-se o Career Exploration Survey, o Academic Adjustment Questionnaire e The Revised NEO Personality Inventory, tendo sido identificados dois perfis distintos de atuação e vivência da carreira. O perfil conformista apresenta níveis negativos nas crenças, comportamentos e reações de exploração, bem como em todas as dimensões do ajustamento académico, e os fatores de Extroversão, Neuroticismo, Abertura à experiência e Amabilidade positivos. Em contrapartida, o perfil construtivo apresenta níveis positivos em todas as dimensões de exploração e de ajustamento acadêmicos, e apenas o fator de Conscienciosidade positivo.
id RCAP_811970b16a2b56429872d65d5009fc93
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidadeExploração vocacionalAdaptação acadêmicaPersonalidadeEnsino superiorPerfis de carreiraCareer explorationAcademic adjustmentPersonalityHigher educationCareer profilesAnalisa-se a relação entre os processos de exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade para identificar perfis de carreira. Participaram 115 estudantes, 72 mulheres e 43 homens, frequentando o 1º ciclo do ensino superior português. Aplicaram-se o Career Exploration Survey, o Academic Adjustment Questionnaire e The Revised NEO Personality Inventory, tendo sido identificados dois perfis distintos de atuação e vivência da carreira. O perfil conformista apresenta níveis negativos nas crenças, comportamentos e reações de exploração, bem como em todas as dimensões do ajustamento académico, e os fatores de Extroversão, Neuroticismo, Abertura à experiência e Amabilidade positivos. Em contrapartida, o perfil construtivo apresenta níveis positivos em todas as dimensões de exploração e de ajustamento acadêmicos, e apenas o fator de Conscienciosidade positivo.This paper analyzes the relationship between the career exploration processes, academic adjustment, and personality, in order to identify career profiles. Participated 115 students, 72 women and 43 men, attending the 1st cycle of the Portuguese higher education. Were applied the Career Exploration Survey, the Academic Adjustment Questionnaire and The Revised NEO Personality Inventory, and two different career activity and experience profiles were identified. The conformist profile shows negative levels beliefs, behaviors and reactions to career exploration, as well as, in all dimensions of academic adjustment, with positive results in Extraversion, Neuroticism, Agreeableness and Openness to experience. In contrast, the constructive profile presents positive levels in all aspects of exploration and academic adjustment, and the Conscientiousness factor also with positive results.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFaria, LilianaPinto, Joana CarneiroTaveira, Maria do Céu2021-08-05T08:19:46Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/34448por1809-526784907046439info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:57Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/34448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:55.140242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
title Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
spellingShingle Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
Faria, Liliana
Exploração vocacional
Adaptação acadêmica
Personalidade
Ensino superior
Perfis de carreira
Career exploration
Academic adjustment
Personality
Higher education
Career profiles
title_short Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
title_full Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
title_fullStr Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
title_full_unstemmed Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
title_sort Perfis de carreira: exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade
author Faria, Liliana
author_facet Faria, Liliana
Pinto, Joana Carneiro
Taveira, Maria do Céu
author_role author
author2 Pinto, Joana Carneiro
Taveira, Maria do Céu
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Liliana
Pinto, Joana Carneiro
Taveira, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Exploração vocacional
Adaptação acadêmica
Personalidade
Ensino superior
Perfis de carreira
Career exploration
Academic adjustment
Personality
Higher education
Career profiles
topic Exploração vocacional
Adaptação acadêmica
Personalidade
Ensino superior
Perfis de carreira
Career exploration
Academic adjustment
Personality
Higher education
Career profiles
description Analisa-se a relação entre os processos de exploração vocacional, adaptação acadêmica e personalidade para identificar perfis de carreira. Participaram 115 estudantes, 72 mulheres e 43 homens, frequentando o 1º ciclo do ensino superior português. Aplicaram-se o Career Exploration Survey, o Academic Adjustment Questionnaire e The Revised NEO Personality Inventory, tendo sido identificados dois perfis distintos de atuação e vivência da carreira. O perfil conformista apresenta níveis negativos nas crenças, comportamentos e reações de exploração, bem como em todas as dimensões do ajustamento académico, e os fatores de Extroversão, Neuroticismo, Abertura à experiência e Amabilidade positivos. Em contrapartida, o perfil construtivo apresenta níveis positivos em todas as dimensões de exploração e de ajustamento acadêmicos, e apenas o fator de Conscienciosidade positivo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2021-08-05T08:19:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/34448
url http://hdl.handle.net/10400.14/34448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1809-5267
84907046439
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131997570859008