Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38801 |
Resumo: | Esta dissertação aborda um meio de motivar a leitura em crianças dentro do grupo de oito a onze anos de idade, e busca propor um guia de boas práticas para a construção de um livro infantil com o uso de Realidade Aumentada. A elaboração desta matriz de parâmetros se embasou em estudos a respeito da tecnologia aliada ao design, desenvolvimento e aprendizado infantil, realidade aumentada e storytelling interativo. Levando-se em conta que cada criança aprende em um ritmo diferente e que cada grupo de idade possui suas características e preferências, observou-se a necessidade da definição da faixa etária como um dos pontos mais importantes para se iniciar a construção de um livro infantil. Isto direcionou a pesquisa e levou à investigação do conceito do aprender pelo brincar e da relação da criança com as mídias interativas. As implicações levantadas contribuem para o campo da educação e psicologia infantil, design e tecnologia através do auxílio de estudos de caso e pesquisa documental. |
id |
RCAP_8285599603826934b2b404d4304cde71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38801 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentadaAprender pelo brincarLivro infantilMotivação da leituraRealidade aumentadaStorytellingEsta dissertação aborda um meio de motivar a leitura em crianças dentro do grupo de oito a onze anos de idade, e busca propor um guia de boas práticas para a construção de um livro infantil com o uso de Realidade Aumentada. A elaboração desta matriz de parâmetros se embasou em estudos a respeito da tecnologia aliada ao design, desenvolvimento e aprendizado infantil, realidade aumentada e storytelling interativo. Levando-se em conta que cada criança aprende em um ritmo diferente e que cada grupo de idade possui suas características e preferências, observou-se a necessidade da definição da faixa etária como um dos pontos mais importantes para se iniciar a construção de um livro infantil. Isto direcionou a pesquisa e levou à investigação do conceito do aprender pelo brincar e da relação da criança com as mídias interativas. As implicações levantadas contribuem para o campo da educação e psicologia infantil, design e tecnologia através do auxílio de estudos de caso e pesquisa documental.This work addresses a way to motivate reading in children from eight to eleven years old, and seeks to propose a guide to good practices for the construction of a children's book using Augmented Reality. The preparation of this guide was based on studies on technology combined with design, development and childhood learning, augmented reality and interactive storytelling. Taking into account that each child learns at a different pace and that each age group has its characteristics and preferences, there was a need to define the age group as one of the most important points to start building a children's book. This guided the research and led to the investigation of the concept of learning by playing and the child's relationship with interactive media. The raised implications contribute to the field of education and child psychology, design and technology through the aid of case studies and documentary research.Marques, Ana LuísaPeres, CátiaRepositório ComumPires, Mariana Fiusa2022-01-13T10:53:50Z2021-12-01T00:00:00Z2021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38801202857972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/38801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:36.832334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada |
title |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada |
spellingShingle |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada Pires, Mariana Fiusa Aprender pelo brincar Livro infantil Motivação da leitura Realidade aumentada Storytelling |
title_short |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada |
title_full |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada |
title_fullStr |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada |
title_full_unstemmed |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada |
title_sort |
Motivação à leitura através de narrativas interativas e realidade aumentada |
author |
Pires, Mariana Fiusa |
author_facet |
Pires, Mariana Fiusa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marques, Ana Luísa Peres, Cátia Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Mariana Fiusa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprender pelo brincar Livro infantil Motivação da leitura Realidade aumentada Storytelling |
topic |
Aprender pelo brincar Livro infantil Motivação da leitura Realidade aumentada Storytelling |
description |
Esta dissertação aborda um meio de motivar a leitura em crianças dentro do grupo de oito a onze anos de idade, e busca propor um guia de boas práticas para a construção de um livro infantil com o uso de Realidade Aumentada. A elaboração desta matriz de parâmetros se embasou em estudos a respeito da tecnologia aliada ao design, desenvolvimento e aprendizado infantil, realidade aumentada e storytelling interativo. Levando-se em conta que cada criança aprende em um ritmo diferente e que cada grupo de idade possui suas características e preferências, observou-se a necessidade da definição da faixa etária como um dos pontos mais importantes para se iniciar a construção de um livro infantil. Isto direcionou a pesquisa e levou à investigação do conceito do aprender pelo brincar e da relação da criança com as mídias interativas. As implicações levantadas contribuem para o campo da educação e psicologia infantil, design e tecnologia através do auxílio de estudos de caso e pesquisa documental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-01T00:00:00Z 2021-12-01T00:00:00Z 2022-01-13T10:53:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38801 202857972 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38801 |
identifier_str_mv |
202857972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130003031457792 |