Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Joaquim
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Sousa, Vera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12848
Resumo: Considerando o panorama atual de valorização progressiva da qualidade, os processos de avaliação da mesma constituem-se como uma parte essencial e importante no sucesso das estratégias organizacionais. Tendo como objetivo a avaliação da satisfação e da qualidade percebida pelos utilizadores de um serviço de Radiologia, realizou-se um estudo de caso, descritivo-correlacional, desenvolvido numa abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, cuja base de conceção partiu da escala Servperf. Identificaram-se como pontos fortes aspetos da interação dos Técnicos de Radiologia com os utilizadores do serviço e como fragilidades aspetos do acesso, contacto e tangibilidade. Todas as dimensões em estudo apresentaram índices de satisfação superiores a 85%, obteve-se um índice de satisfação global de 89,2% e a grande maioria dos inquiridos manifestou quer intenções de retorno, quer intenções de recomendação do serviço. Pode concluir-se que a apreciação do serviço, por parte dos inquiridos, é bastante positiva, podendo considerar-se, pelo índice de satisfação global obtido, um patamar de “satisfação total” com o serviço estudado.
id RCAP_828a357b9908fe3f498e80163104f61a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em RadiologiaQualidadeRadiologiaConsiderando o panorama atual de valorização progressiva da qualidade, os processos de avaliação da mesma constituem-se como uma parte essencial e importante no sucesso das estratégias organizacionais. Tendo como objetivo a avaliação da satisfação e da qualidade percebida pelos utilizadores de um serviço de Radiologia, realizou-se um estudo de caso, descritivo-correlacional, desenvolvido numa abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, cuja base de conceção partiu da escala Servperf. Identificaram-se como pontos fortes aspetos da interação dos Técnicos de Radiologia com os utilizadores do serviço e como fragilidades aspetos do acesso, contacto e tangibilidade. Todas as dimensões em estudo apresentaram índices de satisfação superiores a 85%, obteve-se um índice de satisfação global de 89,2% e a grande maioria dos inquiridos manifestou quer intenções de retorno, quer intenções de recomendação do serviço. Pode concluir-se que a apreciação do serviço, por parte dos inquiridos, é bastante positiva, podendo considerar-se, pelo índice de satisfação global obtido, um patamar de “satisfação total” com o serviço estudado.APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade2015-02-23T17:36:20Z2015-02-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/12848http://hdl.handle.net/10174/12848porSOUSA, Vera; FIALHO, Joaquim; (2014). Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia, TMQ - TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY; Temático 2 Lisboa, APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, (online) pp.110-1322183-0932http://publicacoes.apq.pt/avaliacao-da-qualidade-estudo-percetivo-da-qualidade-e-satisfacao-em-radiologia/jfialho@uevora.ptnd273Fialho, JoaquimSousa, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:13.050092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
title Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
spellingShingle Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
Fialho, Joaquim
Qualidade
Radiologia
title_short Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
title_full Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
title_fullStr Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
title_full_unstemmed Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
title_sort Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
author Fialho, Joaquim
author_facet Fialho, Joaquim
Sousa, Vera
author_role author
author2 Sousa, Vera
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Joaquim
Sousa, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Radiologia
topic Qualidade
Radiologia
description Considerando o panorama atual de valorização progressiva da qualidade, os processos de avaliação da mesma constituem-se como uma parte essencial e importante no sucesso das estratégias organizacionais. Tendo como objetivo a avaliação da satisfação e da qualidade percebida pelos utilizadores de um serviço de Radiologia, realizou-se um estudo de caso, descritivo-correlacional, desenvolvido numa abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, cuja base de conceção partiu da escala Servperf. Identificaram-se como pontos fortes aspetos da interação dos Técnicos de Radiologia com os utilizadores do serviço e como fragilidades aspetos do acesso, contacto e tangibilidade. Todas as dimensões em estudo apresentaram índices de satisfação superiores a 85%, obteve-se um índice de satisfação global de 89,2% e a grande maioria dos inquiridos manifestou quer intenções de retorno, quer intenções de recomendação do serviço. Pode concluir-se que a apreciação do serviço, por parte dos inquiridos, é bastante positiva, podendo considerar-se, pelo índice de satisfação global obtido, um patamar de “satisfação total” com o serviço estudado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-23T17:36:20Z
2015-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12848
http://hdl.handle.net/10174/12848
url http://hdl.handle.net/10174/12848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SOUSA, Vera; FIALHO, Joaquim; (2014). Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia, TMQ - TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY; Temático 2 Lisboa, APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, (online) pp.110-132
2183-0932
http://publicacoes.apq.pt/avaliacao-da-qualidade-estudo-percetivo-da-qualidade-e-satisfacao-em-radiologia/
jfialho@uevora.pt
nd
273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
publisher.none.fl_str_mv APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136547137650688