Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/12848 |
Resumo: | Considerando o panorama atual de valorização progressiva da qualidade, os processos de avaliação da mesma constituem-se como uma parte essencial e importante no sucesso das estratégias organizacionais. Tendo como objetivo a avaliação da satisfação e da qualidade percebida pelos utilizadores de um serviço de Radiologia, realizou-se um estudo de caso, descritivo-correlacional, desenvolvido numa abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, cuja base de conceção partiu da escala Servperf. Identificaram-se como pontos fortes aspetos da interação dos Técnicos de Radiologia com os utilizadores do serviço e como fragilidades aspetos do acesso, contacto e tangibilidade. Todas as dimensões em estudo apresentaram índices de satisfação superiores a 85%, obteve-se um índice de satisfação global de 89,2% e a grande maioria dos inquiridos manifestou quer intenções de retorno, quer intenções de recomendação do serviço. Pode concluir-se que a apreciação do serviço, por parte dos inquiridos, é bastante positiva, podendo considerar-se, pelo índice de satisfação global obtido, um patamar de “satisfação total” com o serviço estudado. |
id |
RCAP_828a357b9908fe3f498e80163104f61a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/12848 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em RadiologiaQualidadeRadiologiaConsiderando o panorama atual de valorização progressiva da qualidade, os processos de avaliação da mesma constituem-se como uma parte essencial e importante no sucesso das estratégias organizacionais. Tendo como objetivo a avaliação da satisfação e da qualidade percebida pelos utilizadores de um serviço de Radiologia, realizou-se um estudo de caso, descritivo-correlacional, desenvolvido numa abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, cuja base de conceção partiu da escala Servperf. Identificaram-se como pontos fortes aspetos da interação dos Técnicos de Radiologia com os utilizadores do serviço e como fragilidades aspetos do acesso, contacto e tangibilidade. Todas as dimensões em estudo apresentaram índices de satisfação superiores a 85%, obteve-se um índice de satisfação global de 89,2% e a grande maioria dos inquiridos manifestou quer intenções de retorno, quer intenções de recomendação do serviço. Pode concluir-se que a apreciação do serviço, por parte dos inquiridos, é bastante positiva, podendo considerar-se, pelo índice de satisfação global obtido, um patamar de “satisfação total” com o serviço estudado.APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade2015-02-23T17:36:20Z2015-02-232014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/12848http://hdl.handle.net/10174/12848porSOUSA, Vera; FIALHO, Joaquim; (2014). Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia, TMQ - TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY; Temático 2 Lisboa, APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, (online) pp.110-1322183-0932http://publicacoes.apq.pt/avaliacao-da-qualidade-estudo-percetivo-da-qualidade-e-satisfacao-em-radiologia/jfialho@uevora.ptnd273Fialho, JoaquimSousa, Verainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:13.050092Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia |
title |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia |
spellingShingle |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia Fialho, Joaquim Qualidade Radiologia |
title_short |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia |
title_full |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia |
title_fullStr |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia |
title_sort |
Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia |
author |
Fialho, Joaquim |
author_facet |
Fialho, Joaquim Sousa, Vera |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Vera |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Joaquim Sousa, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade Radiologia |
topic |
Qualidade Radiologia |
description |
Considerando o panorama atual de valorização progressiva da qualidade, os processos de avaliação da mesma constituem-se como uma parte essencial e importante no sucesso das estratégias organizacionais. Tendo como objetivo a avaliação da satisfação e da qualidade percebida pelos utilizadores de um serviço de Radiologia, realizou-se um estudo de caso, descritivo-correlacional, desenvolvido numa abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, cuja base de conceção partiu da escala Servperf. Identificaram-se como pontos fortes aspetos da interação dos Técnicos de Radiologia com os utilizadores do serviço e como fragilidades aspetos do acesso, contacto e tangibilidade. Todas as dimensões em estudo apresentaram índices de satisfação superiores a 85%, obteve-se um índice de satisfação global de 89,2% e a grande maioria dos inquiridos manifestou quer intenções de retorno, quer intenções de recomendação do serviço. Pode concluir-se que a apreciação do serviço, por parte dos inquiridos, é bastante positiva, podendo considerar-se, pelo índice de satisfação global obtido, um patamar de “satisfação total” com o serviço estudado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-02-23T17:36:20Z 2015-02-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/12848 http://hdl.handle.net/10174/12848 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/12848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SOUSA, Vera; FIALHO, Joaquim; (2014). Avaliação da Qualidade. Estudo percetivo da qualidade e satisfação em Radiologia, TMQ - TECHNIQUES, METHODOLOGIES AND QUALITY; Temático 2 Lisboa, APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, (online) pp.110-132 2183-0932 http://publicacoes.apq.pt/avaliacao-da-qualidade-estudo-percetivo-da-qualidade-e-satisfacao-em-radiologia/ jfialho@uevora.pt nd 273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade |
publisher.none.fl_str_mv |
APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136547137650688 |