Competências do Técnico de Turismo na era da globalização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Luciano Jorge Baptista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/607
Resumo: O Turismo tornou-se, na nossa contemporaneidade, uma das atividades mais competitivas do Globo o que desafia a qualidade dos recursos humanos. A competitividade exige profissionais com um manancial de competências que se integram nos domínios dos “saberes”, do “saber-fazer” e do “saber-ser e estar”. O Sistema Educativo Português, reconhecendo a importância da formação de recursos humanos para o desenvolvimento da economia nacional, apostou, desde o último quartel do século XX, na oferta de vários cursos profissionais, entre os quais cursos de técnicos de turismo, com o objetivo de desenvolver competências pessoais e profissionais. Nesta dissertação, incidimos a nossa atenção na questão das competências requeridas pelos empregadores da “indústria” turística e as competências desenvolvidas durante o processo de ensino-aprendizagem. O trabalho que começa por uma pesquisa bibliográfica referente ao contributo da escola para a educação/formação do trabalhador na sociedade do conhecimento e, de forma mais concreta, no desenvolvimento de competências nos alunos do curso de turismo, completa-se com a pesquisa do interface entre as competências desenvolvidas no decorrer de três anos de formação escolar e as competências necessárias para ingressar na “indústria turística”. Do estudo, resultaram algumas reflexões que nos abrem horizontes e caminhos para redefinir estratégias e metodologias conducentes ao desenvolvimento de competências adequadas ao perfil de um técnico de turismo. Nowadays, tourism has become one of the most competitive activities in the world, challenging the quality of human resources. To achieve a competitive advantage, it is required to have the best professionals, with a wide range of skills that integrate in the areas of "knowledge", "know-how", “how to be” and “how to behave”. Recognizing the importance of human resources development to the national economy, the Portuguese Educational System has been investing, since the last quarter of the 20th century, in offering various professional courses, including technical tourism courses, with the objective of developing in young people, personal and professional skills. In this dissertation, we focus our attention on the issue of the skills required by the employers of the tourism industry and also on the skills developed during the process of teaching and learning. The work that starts with a bibliographic research concerning the contribution of the school to the education / training of the worker in the knowledge society and, more specifically, in the development of skills in students of tourism, complements itself with a study about the tourism industry demand and supply for human resources, comparing the skills developed during the three years of school formation and the ones needed to join the "tourism industry". This study forces us to think and open our perspectives to redefine strategies and methodologies leading to the development of appropriate skills to the profile of a technician of tourism.
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