Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33322 |
Resumo: | turismo tem vindo a ser dos setores com maior crescimento. Este crescimento muito se deve ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a ser cada vez mais evidente. Com o aumento das compras de passagens aéreas através de websites, tem sido imperativo para as empresas que atuam no setor online, focarem-se nas estratégias de marketing adaptando-as às preferências dos seus consumidores, por forma de satisfazer as suas necessidades. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo identificar os fatores determinantes da satisfação, na compra de passagens aéreas através de website, em Portugal. Através da análise de estudos empíricos, identificou-se cinco variáveis adaptadas dos modelos emergentes da revisão da literatura, que serviram de suporte teórico para a construção do modelo conceptual analisado no presente estudo. Com intuito de dar resposta à grande questão de investigação e por forma a testar as hipóteses, foi realizado um estudo quantitativo, sob forma de questionário estruturado, aplicado a um universo de amostra de 473 inquiridos, dos quais foram validadas de 394 respostas de compradores de passagens aéreas online, residentes em Portugal. Posteriormente, através da modelo de regressão, procedeu-se à análise estatísticas dos dados, concluindo-se que a qualidade do website, a rotina online, o conhecimento do website, a capacidade de resposta do website e a personalização do website apresentam-se como determinantes da satisfação online. |
id |
RCAP_829913bd2da72699c4467262dc0324c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33322 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em PortugalComportamento de compra onlineTurismoSatisfação onlinePassagens aéreas onlineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãoturismo tem vindo a ser dos setores com maior crescimento. Este crescimento muito se deve ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a ser cada vez mais evidente. Com o aumento das compras de passagens aéreas através de websites, tem sido imperativo para as empresas que atuam no setor online, focarem-se nas estratégias de marketing adaptando-as às preferências dos seus consumidores, por forma de satisfazer as suas necessidades. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo identificar os fatores determinantes da satisfação, na compra de passagens aéreas através de website, em Portugal. Através da análise de estudos empíricos, identificou-se cinco variáveis adaptadas dos modelos emergentes da revisão da literatura, que serviram de suporte teórico para a construção do modelo conceptual analisado no presente estudo. Com intuito de dar resposta à grande questão de investigação e por forma a testar as hipóteses, foi realizado um estudo quantitativo, sob forma de questionário estruturado, aplicado a um universo de amostra de 473 inquiridos, dos quais foram validadas de 394 respostas de compradores de passagens aéreas online, residentes em Portugal. Posteriormente, através da modelo de regressão, procedeu-se à análise estatísticas dos dados, concluindo-se que a qualidade do website, a rotina online, o conhecimento do website, a capacidade de resposta do website e a personalização do website apresentam-se como determinantes da satisfação online.Tourism has been one of the fastest growing sectors. This growth is largely due to the technological development that has become increasingly evident. With the increase in the purchase of airline tickets through websites, it has been imperative for companies operating in the online sector to focus on marketing strategies, adapting them to the preferences of their consumers, in order to satisfy their needs. Bearing this reality in mind, the present investigation aims to identify the determining factors of satisfaction, when purchasing airline tickets through website, in Portugal. Through the analysis of empirical studies, we identified five variables adapted from the models that emerged from the literature review, which served as theoretical support for the construction of the conceptual model analyzed in the present study. In order to answer the big research question and in order to test the hypotheses, a quantitative study was carried out, in the form of a structured questionnaire, applied to a sample universe of 473 respondents, of which 394 responses from buyers were validated. online airline tickets, resident in Portugal. Subsequently, through the regression model, statistical analysis of the data was carried out and it was concluded that the quality of the website, the online routine, the knowledge of the website, the responsiveness of the website and the customization of the website are presented as determinants of online satisfaction.Rosário, AlbéricoRepositório ComumRusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real2020-09-16T14:37:36Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33322202518892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:23.227875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal |
title |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal |
spellingShingle |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real Comportamento de compra online Turismo Satisfação online Passagens aéreas online Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
title_short |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal |
title_full |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal |
title_fullStr |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal |
title_full_unstemmed |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal |
title_sort |
Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal |
author |
Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real |
author_facet |
Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Albérico Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento de compra online Turismo Satisfação online Passagens aéreas online Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
topic |
Comportamento de compra online Turismo Satisfação online Passagens aéreas online Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão |
description |
turismo tem vindo a ser dos setores com maior crescimento. Este crescimento muito se deve ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a ser cada vez mais evidente. Com o aumento das compras de passagens aéreas através de websites, tem sido imperativo para as empresas que atuam no setor online, focarem-se nas estratégias de marketing adaptando-as às preferências dos seus consumidores, por forma de satisfazer as suas necessidades. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo identificar os fatores determinantes da satisfação, na compra de passagens aéreas através de website, em Portugal. Através da análise de estudos empíricos, identificou-se cinco variáveis adaptadas dos modelos emergentes da revisão da literatura, que serviram de suporte teórico para a construção do modelo conceptual analisado no presente estudo. Com intuito de dar resposta à grande questão de investigação e por forma a testar as hipóteses, foi realizado um estudo quantitativo, sob forma de questionário estruturado, aplicado a um universo de amostra de 473 inquiridos, dos quais foram validadas de 394 respostas de compradores de passagens aéreas online, residentes em Portugal. Posteriormente, através da modelo de regressão, procedeu-se à análise estatísticas dos dados, concluindo-se que a qualidade do website, a rotina online, o conhecimento do website, a capacidade de resposta do website e a personalização do website apresentam-se como determinantes da satisfação online. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-16T14:37:36Z 2020-07-29T00:00:00Z 2020-07-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33322 202518892 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33322 |
identifier_str_mv |
202518892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130010106200064 |