Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/33322
Resumo: turismo tem vindo a ser dos setores com maior crescimento. Este crescimento muito se deve ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a ser cada vez mais evidente. Com o aumento das compras de passagens aéreas através de websites, tem sido imperativo para as empresas que atuam no setor online, focarem-se nas estratégias de marketing adaptando-as às preferências dos seus consumidores, por forma de satisfazer as suas necessidades. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo identificar os fatores determinantes da satisfação, na compra de passagens aéreas através de website, em Portugal. Através da análise de estudos empíricos, identificou-se cinco variáveis adaptadas dos modelos emergentes da revisão da literatura, que serviram de suporte teórico para a construção do modelo conceptual analisado no presente estudo. Com intuito de dar resposta à grande questão de investigação e por forma a testar as hipóteses, foi realizado um estudo quantitativo, sob forma de questionário estruturado, aplicado a um universo de amostra de 473 inquiridos, dos quais foram validadas de 394 respostas de compradores de passagens aéreas online, residentes em Portugal. Posteriormente, através da modelo de regressão, procedeu-se à análise estatísticas dos dados, concluindo-se que a qualidade do website, a rotina online, o conhecimento do website, a capacidade de resposta do website e a personalização do website apresentam-se como determinantes da satisfação online.
id RCAP_829913bd2da72699c4467262dc0324c6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em PortugalComportamento de compra onlineTurismoSatisfação onlinePassagens aéreas onlineDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãoturismo tem vindo a ser dos setores com maior crescimento. Este crescimento muito se deve ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a ser cada vez mais evidente. Com o aumento das compras de passagens aéreas através de websites, tem sido imperativo para as empresas que atuam no setor online, focarem-se nas estratégias de marketing adaptando-as às preferências dos seus consumidores, por forma de satisfazer as suas necessidades. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo identificar os fatores determinantes da satisfação, na compra de passagens aéreas através de website, em Portugal. Através da análise de estudos empíricos, identificou-se cinco variáveis adaptadas dos modelos emergentes da revisão da literatura, que serviram de suporte teórico para a construção do modelo conceptual analisado no presente estudo. Com intuito de dar resposta à grande questão de investigação e por forma a testar as hipóteses, foi realizado um estudo quantitativo, sob forma de questionário estruturado, aplicado a um universo de amostra de 473 inquiridos, dos quais foram validadas de 394 respostas de compradores de passagens aéreas online, residentes em Portugal. Posteriormente, através da modelo de regressão, procedeu-se à análise estatísticas dos dados, concluindo-se que a qualidade do website, a rotina online, o conhecimento do website, a capacidade de resposta do website e a personalização do website apresentam-se como determinantes da satisfação online.Tourism has been one of the fastest growing sectors. This growth is largely due to the technological development that has become increasingly evident. With the increase in the purchase of airline tickets through websites, it has been imperative for companies operating in the online sector to focus on marketing strategies, adapting them to the preferences of their consumers, in order to satisfy their needs. Bearing this reality in mind, the present investigation aims to identify the determining factors of satisfaction, when purchasing airline tickets through website, in Portugal. Through the analysis of empirical studies, we identified five variables adapted from the models that emerged from the literature review, which served as theoretical support for the construction of the conceptual model analyzed in the present study. In order to answer the big research question and in order to test the hypotheses, a quantitative study was carried out, in the form of a structured questionnaire, applied to a sample universe of 473 respondents, of which 394 responses from buyers were validated. online airline tickets, resident in Portugal. Subsequently, through the regression model, statistical analysis of the data was carried out and it was concluded that the quality of the website, the online routine, the knowledge of the website, the responsiveness of the website and the customization of the website are presented as determinants of online satisfaction.Rosário, AlbéricoRepositório ComumRusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real2020-09-16T14:37:36Z2020-07-29T00:00:00Z2020-07-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33322202518892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:24:57Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:23.227875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
title Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
spellingShingle Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real
Comportamento de compra online
Turismo
Satisfação online
Passagens aéreas online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
title_full Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
title_fullStr Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
title_full_unstemmed Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
title_sort Determinantes da satisfação online: um estudo sobre a compra de passagens aéreas em Portugal
author Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real
author_facet Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Albérico
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Rusu, Adriana dos Reis Monteiro Caldas Real
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de compra online
Turismo
Satisfação online
Passagens aéreas online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Comportamento de compra online
Turismo
Satisfação online
Passagens aéreas online
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description turismo tem vindo a ser dos setores com maior crescimento. Este crescimento muito se deve ao desenvolvimento tecnológico que tem vindo a ser cada vez mais evidente. Com o aumento das compras de passagens aéreas através de websites, tem sido imperativo para as empresas que atuam no setor online, focarem-se nas estratégias de marketing adaptando-as às preferências dos seus consumidores, por forma de satisfazer as suas necessidades. Tendo em conta esta realidade, a presente investigação tem como objetivo identificar os fatores determinantes da satisfação, na compra de passagens aéreas através de website, em Portugal. Através da análise de estudos empíricos, identificou-se cinco variáveis adaptadas dos modelos emergentes da revisão da literatura, que serviram de suporte teórico para a construção do modelo conceptual analisado no presente estudo. Com intuito de dar resposta à grande questão de investigação e por forma a testar as hipóteses, foi realizado um estudo quantitativo, sob forma de questionário estruturado, aplicado a um universo de amostra de 473 inquiridos, dos quais foram validadas de 394 respostas de compradores de passagens aéreas online, residentes em Portugal. Posteriormente, através da modelo de regressão, procedeu-se à análise estatísticas dos dados, concluindo-se que a qualidade do website, a rotina online, o conhecimento do website, a capacidade de resposta do website e a personalização do website apresentam-se como determinantes da satisfação online.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-16T14:37:36Z
2020-07-29T00:00:00Z
2020-07-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/33322
202518892
url http://hdl.handle.net/10400.26/33322
identifier_str_mv 202518892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130010106200064