A brincar e a aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Diana Alexandra
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1304
Resumo: O presente relatório, cujo tema fulcral é “A brincar e a aprender”, tem como principal objetivo alertar para o valor que o brincar tem na idade de Pré- Escolar. Sabemos que a criança é um ser feito para brincar, visto que é através da brincadeira que ela se apropria da realidade, expressando os seus sentimentos, medos, desejos e fantasias. A criança quando brinca aprende uma série de coisas sobre si mesma, sobre os outros e o mundo que a rodeia. Para os educadores, a observação do brincar é algo exigente mas também gratificante, uma vez que são desafiados a aprender a partir do comportamento espontâneo que observam na criança, é no fundo o ponto de partida para uma prática mais significativa. Este trabalho evidencia ainda a intervenção pedagógica realizada durante um ano letivo numa instituição de Educação Pré-Escolar. ABSTRACT This report, whose central theme is “Playing and learning”, has as main objective to alert the value that the play is at the age of Preschool. We knowthat the child is a being made to play, since it is through play that she appropriates reality, expressing their feelings, fears, desires and fantasies. The child learns when he plays a lot of things about herself, about others and the world around it. For educators, the observation of the play is demanding but also rewarding, as they are challenged to learn from observing spontaneous behavior in children, is at bottom the starting point for a more meaningful practice. This work also shows the educational intervention performed during academic year at an institution of Preschool Education
id RCAP_ef7badcb01d63d58bbf512fed77f5503
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1304
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A brincar e a aprenderEducação pré-escolarBrincarO presente relatório, cujo tema fulcral é “A brincar e a aprender”, tem como principal objetivo alertar para o valor que o brincar tem na idade de Pré- Escolar. Sabemos que a criança é um ser feito para brincar, visto que é através da brincadeira que ela se apropria da realidade, expressando os seus sentimentos, medos, desejos e fantasias. A criança quando brinca aprende uma série de coisas sobre si mesma, sobre os outros e o mundo que a rodeia. Para os educadores, a observação do brincar é algo exigente mas também gratificante, uma vez que são desafiados a aprender a partir do comportamento espontâneo que observam na criança, é no fundo o ponto de partida para uma prática mais significativa. Este trabalho evidencia ainda a intervenção pedagógica realizada durante um ano letivo numa instituição de Educação Pré-Escolar. ABSTRACT This report, whose central theme is “Playing and learning”, has as main objective to alert the value that the play is at the age of Preschool. We knowthat the child is a being made to play, since it is through play that she appropriates reality, expressing their feelings, fears, desires and fantasies. The child learns when he plays a lot of things about herself, about others and the world around it. For educators, the observation of the play is demanding but also rewarding, as they are challenged to learn from observing spontaneous behavior in children, is at bottom the starting point for a more meaningful practice. This work also shows the educational intervention performed during academic year at an institution of Preschool Education2013-11-12T12:17:29Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1304TID:201470616porCorreia, Diana Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:44Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:47.021061Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A brincar e a aprender
title A brincar e a aprender
spellingShingle A brincar e a aprender
Correia, Diana Alexandra
Educação pré-escolar
Brincar
title_short A brincar e a aprender
title_full A brincar e a aprender
title_fullStr A brincar e a aprender
title_full_unstemmed A brincar e a aprender
title_sort A brincar e a aprender
author Correia, Diana Alexandra
author_facet Correia, Diana Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Diana Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Brincar
topic Educação pré-escolar
Brincar
description O presente relatório, cujo tema fulcral é “A brincar e a aprender”, tem como principal objetivo alertar para o valor que o brincar tem na idade de Pré- Escolar. Sabemos que a criança é um ser feito para brincar, visto que é através da brincadeira que ela se apropria da realidade, expressando os seus sentimentos, medos, desejos e fantasias. A criança quando brinca aprende uma série de coisas sobre si mesma, sobre os outros e o mundo que a rodeia. Para os educadores, a observação do brincar é algo exigente mas também gratificante, uma vez que são desafiados a aprender a partir do comportamento espontâneo que observam na criança, é no fundo o ponto de partida para uma prática mais significativa. Este trabalho evidencia ainda a intervenção pedagógica realizada durante um ano letivo numa instituição de Educação Pré-Escolar. ABSTRACT This report, whose central theme is “Playing and learning”, has as main objective to alert the value that the play is at the age of Preschool. We knowthat the child is a being made to play, since it is through play that she appropriates reality, expressing their feelings, fears, desires and fantasies. The child learns when he plays a lot of things about herself, about others and the world around it. For educators, the observation of the play is demanding but also rewarding, as they are challenged to learn from observing spontaneous behavior in children, is at bottom the starting point for a more meaningful practice. This work also shows the educational intervention performed during academic year at an institution of Preschool Education
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-12T12:17:29Z
2013-01-01T00:00:00Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1304
TID:201470616
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1304
identifier_str_mv TID:201470616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621900681216