Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/9052 |
Resumo: | O CENFIM e um centro de formação profissional, associado à indústria Metalúrgica e Metalomecânica, para empresas, adultos e jovens. Para o sucesso da formação torna-se importante conhecer os fatores que levam os seus formandos a escolher este centro de formação, quais as suas motivações e as razões para o sucesso escolar. Para tal, construiu-se um inquérito por questionário que se distribuiu pelos centros do CENFIM. Neste trabalho analisamos os resultados desse inquérito. Começamos por realizar uma análise exploratória de dados visando caraterizar o tipo de alunos que frequenta o Centro. De seguida identificamos alguns fatores que podem influenciar o sucesso escolar recorrendo para tal à regressão logística e à regressão ordinal. Concluímos que os alunos do sexo feminino, que residem num meio rural, com pouca dedicação ao estudo e falta de bases relativamente a anos anteriores manifestam mais dificuldades na aprendizagem. Além disso, concluímos também que os alunos com um mau ambiente familiar tendem a apresentar dificuldades que podem levar ao insucesso escolar. |
id |
RCAP_82a42913bea2d64f7cc38df1a8e449ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/9052 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolarSucesso escolarRegressão logísticaRegressão ordinalO CENFIM e um centro de formação profissional, associado à indústria Metalúrgica e Metalomecânica, para empresas, adultos e jovens. Para o sucesso da formação torna-se importante conhecer os fatores que levam os seus formandos a escolher este centro de formação, quais as suas motivações e as razões para o sucesso escolar. Para tal, construiu-se um inquérito por questionário que se distribuiu pelos centros do CENFIM. Neste trabalho analisamos os resultados desse inquérito. Começamos por realizar uma análise exploratória de dados visando caraterizar o tipo de alunos que frequenta o Centro. De seguida identificamos alguns fatores que podem influenciar o sucesso escolar recorrendo para tal à regressão logística e à regressão ordinal. Concluímos que os alunos do sexo feminino, que residem num meio rural, com pouca dedicação ao estudo e falta de bases relativamente a anos anteriores manifestam mais dificuldades na aprendizagem. Além disso, concluímos também que os alunos com um mau ambiente familiar tendem a apresentar dificuldades que podem levar ao insucesso escolar.Sociedade Portuguesa de Estatística2013-12-06T11:21:04Z2013-12-062013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9052http://hdl.handle.net/10174/9052por978-972-8890-32-2CIMAloyderaquel@hotmail.comgjcj@uevora.ptpinfante@uevora.pt336Ascenso, LoideJacinto, GonçaloInfante, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:12.812169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar |
title |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar |
spellingShingle |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar Ascenso, Loide Sucesso escolar Regressão logística Regressão ordinal |
title_short |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar |
title_full |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar |
title_fullStr |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar |
title_full_unstemmed |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar |
title_sort |
Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar |
author |
Ascenso, Loide |
author_facet |
Ascenso, Loide Jacinto, Gonçalo Infante, Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Jacinto, Gonçalo Infante, Paulo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ascenso, Loide Jacinto, Gonçalo Infante, Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso escolar Regressão logística Regressão ordinal |
topic |
Sucesso escolar Regressão logística Regressão ordinal |
description |
O CENFIM e um centro de formação profissional, associado à indústria Metalúrgica e Metalomecânica, para empresas, adultos e jovens. Para o sucesso da formação torna-se importante conhecer os fatores que levam os seus formandos a escolher este centro de formação, quais as suas motivações e as razões para o sucesso escolar. Para tal, construiu-se um inquérito por questionário que se distribuiu pelos centros do CENFIM. Neste trabalho analisamos os resultados desse inquérito. Começamos por realizar uma análise exploratória de dados visando caraterizar o tipo de alunos que frequenta o Centro. De seguida identificamos alguns fatores que podem influenciar o sucesso escolar recorrendo para tal à regressão logística e à regressão ordinal. Concluímos que os alunos do sexo feminino, que residem num meio rural, com pouca dedicação ao estudo e falta de bases relativamente a anos anteriores manifestam mais dificuldades na aprendizagem. Além disso, concluímos também que os alunos com um mau ambiente familiar tendem a apresentar dificuldades que podem levar ao insucesso escolar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-06T11:21:04Z 2013-12-06 2013-11-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/9052 http://hdl.handle.net/10174/9052 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/9052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-8890-32-2 CIMA loyderaquel@hotmail.com gjcj@uevora.pt pinfante@uevora.pt 336 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Estatística |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Estatística |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136515786276864 |