Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascenso, Loide
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Jacinto, Gonçalo, Infante, Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/9052
Resumo: O CENFIM e um centro de formação profissional, associado à indústria Metalúrgica e Metalomecânica, para empresas, adultos e jovens. Para o sucesso da formação torna-se importante conhecer os fatores que levam os seus formandos a escolher este centro de formação, quais as suas motivações e as razões para o sucesso escolar. Para tal, construiu-se um inquérito por questionário que se distribuiu pelos centros do CENFIM. Neste trabalho analisamos os resultados desse inquérito. Começamos por realizar uma análise exploratória de dados visando caraterizar o tipo de alunos que frequenta o Centro. De seguida identificamos alguns fatores que podem influenciar o sucesso escolar recorrendo para tal à regressão logística e à regressão ordinal. Concluímos que os alunos do sexo feminino, que residem num meio rural, com pouca dedicação ao estudo e falta de bases relativamente a anos anteriores manifestam mais dificuldades na aprendizagem. Além disso, concluímos também que os alunos com um mau ambiente familiar tendem a apresentar dificuldades que podem levar ao insucesso escolar.
id RCAP_82a42913bea2d64f7cc38df1a8e449ab
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/9052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolarSucesso escolarRegressão logísticaRegressão ordinalO CENFIM e um centro de formação profissional, associado à indústria Metalúrgica e Metalomecânica, para empresas, adultos e jovens. Para o sucesso da formação torna-se importante conhecer os fatores que levam os seus formandos a escolher este centro de formação, quais as suas motivações e as razões para o sucesso escolar. Para tal, construiu-se um inquérito por questionário que se distribuiu pelos centros do CENFIM. Neste trabalho analisamos os resultados desse inquérito. Começamos por realizar uma análise exploratória de dados visando caraterizar o tipo de alunos que frequenta o Centro. De seguida identificamos alguns fatores que podem influenciar o sucesso escolar recorrendo para tal à regressão logística e à regressão ordinal. Concluímos que os alunos do sexo feminino, que residem num meio rural, com pouca dedicação ao estudo e falta de bases relativamente a anos anteriores manifestam mais dificuldades na aprendizagem. Além disso, concluímos também que os alunos com um mau ambiente familiar tendem a apresentar dificuldades que podem levar ao insucesso escolar.Sociedade Portuguesa de Estatística2013-12-06T11:21:04Z2013-12-062013-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/9052http://hdl.handle.net/10174/9052por978-972-8890-32-2CIMAloyderaquel@hotmail.comgjcj@uevora.ptpinfante@uevora.pt336Ascenso, LoideJacinto, GonçaloInfante, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:50:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/9052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:03:12.812169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
title Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
spellingShingle Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
Ascenso, Loide
Sucesso escolar
Regressão logística
Regressão ordinal
title_short Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
title_full Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
title_fullStr Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
title_full_unstemmed Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
title_sort Alguns contributos para a qualidade da formação do CENFIM: Caracterização dos formandos, satisfação e sucesso escolar
author Ascenso, Loide
author_facet Ascenso, Loide
Jacinto, Gonçalo
Infante, Paulo
author_role author
author2 Jacinto, Gonçalo
Infante, Paulo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascenso, Loide
Jacinto, Gonçalo
Infante, Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Regressão logística
Regressão ordinal
topic Sucesso escolar
Regressão logística
Regressão ordinal
description O CENFIM e um centro de formação profissional, associado à indústria Metalúrgica e Metalomecânica, para empresas, adultos e jovens. Para o sucesso da formação torna-se importante conhecer os fatores que levam os seus formandos a escolher este centro de formação, quais as suas motivações e as razões para o sucesso escolar. Para tal, construiu-se um inquérito por questionário que se distribuiu pelos centros do CENFIM. Neste trabalho analisamos os resultados desse inquérito. Começamos por realizar uma análise exploratória de dados visando caraterizar o tipo de alunos que frequenta o Centro. De seguida identificamos alguns fatores que podem influenciar o sucesso escolar recorrendo para tal à regressão logística e à regressão ordinal. Concluímos que os alunos do sexo feminino, que residem num meio rural, com pouca dedicação ao estudo e falta de bases relativamente a anos anteriores manifestam mais dificuldades na aprendizagem. Além disso, concluímos também que os alunos com um mau ambiente familiar tendem a apresentar dificuldades que podem levar ao insucesso escolar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T11:21:04Z
2013-12-06
2013-11-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/9052
http://hdl.handle.net/10174/9052
url http://hdl.handle.net/10174/9052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-8890-32-2
CIMA
loyderaquel@hotmail.com
gjcj@uevora.pt
pinfante@uevora.pt
336
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Estatística
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Estatística
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136515786276864