Optimização do fluxo de valor da cadeia de abastecimento na área de negócio de TermoTecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/16510 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial |
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Optimização do fluxo de valor da cadeia de abastecimento na área de negócio de TermoTecnologia658.7Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialFace às crescentes exigências e desafios do mercado, existe a necessidade das organizações adoptarem uma nova abordagem, ampliada e actualizada, da gestão da cadeia de abastecimento, gerindo estrategicamente as fraquezas e forças de cada um dos elementos que a integram. Na medida em que a logística trata do abastecimento das necessidades do cliente pelo fornecedor, é fundamental o aperfeiçoamento das técnicas e conceitos logísticos, como resultado do estreitamento das relações entre os parceiros de negócio. Assim sendo, a gestão da cadeia de abastecimento precisa de uma perfeita sincronia entre os parceiros, através da criação de sinergias, nomeadamente o aumento da flexibilidade da cadeia logística. A organização da gestão dos fluxos físicos e de informação é uma das fontes de incremento do desempenho das organizações e da competitividade empresarial. É neste contexto que surgiu o projecto apresentado nesta dissertação, na medida em que se pretende conhecer as necessidade e expectativas de cada um dos elementos que integram a cadeia de abastecimento, procurando assegurar um padrão satisfatório no atendimento das necessidades do cliente, mas contudo assegurando uma elevada produtividade no fornecedor, através da gestão eficaz dos materiais, recursos e informações relacionadas. Nesse sentido, este projecto procurou analisar as características da procura para um cliente em particular, cuja relação estava enfraquecida em resultado de um baixo nível de serviço assegurado, para tentar coordenar as necessidades do cliente com a flexibilidade permitida pela disponibilidade de materiais e de recursos técnicos e humanos no fornecedor. Havia, no entanto, uma componente de incerteza significativa associada às informações partilhadas pelo cliente com o fornecedor. Mas, reconhecendo que as incertezas são intrínsecas e indissociáveis à gestão logística, a equipa de projecto procurou entender estas incerteza e aprender uma forma geri-las. Assim sendo, foi intenção da equipa de projecto a orientação da gestão de incompatibilidades aparentes na relação comercial entre os parceiros de negócio para um contexto de negociação, salvaguardando a intenção da satisfação da procura do cliente conforme as necessidades expressas, mas considerando que há limitações na acção do fornecedor. A gestão de todos os processos da cadeia de abastecimento necessita de um importante e alargado suporte nas áreas das tecnologias de informação, permitindo não só a melhoria do planeamento estratégico das operações como a sua monitorização.Given the increasing demands and challenges of the market, there is the need for organizations to adopt a new expanded and updated approach, of the supply chain management, strategically managing the weaknesses and strengths of each of the elements that are a part of it. To the extent that logistics deals with the supply needs of the customer by a supplier, it is essential to improve techniques and logistic concepts, as a result of closer relations between business partners. Therefore, the supply chain management requires a perfect synchronization between the partners, trough the creation of synergies, namely the increase of supply chain flexibility. The organization of physical flows and information management is one of the sources for increasing organizational performance and competitiveness. It is in this context that the idea presented in this thesis grew, as it is intended to meet the needs and expectations of each of the elements that make up the supply chain, seeking to ensure a satisfactory standard in meeting customer needs, yet ensuring a high productivity in the supplier, through the effective management of materials, resources and related information. In this sense, this project sought to analyze the characteristics of the demand for a particular client, whose relationship was weakened as a result of a low level of service provided, to trying coordinate customer needs with the flexibility offered by the availability of materials and technical and human resources in the supplier. There was, however, a significant element of uncertainty associated with shared customer information with the vendor. But, recognizing that uncertainties are inherent and inseparable to logistics management, the project team sought to understand these uncertainties and learn a way to manage them. Therefore, the intention was guiding the management of conflicts of interest apparent in the trade relationship between the business partners to a negotiating context, safeguarding the intention of satisfying customer demand as the needs expressed, but considering that there are limitations in action of the supplier.Alves, Anabela CarvalhoCarvalho, Maria SameiroUniversidade do MinhoMachado, Tânia Marcela Teixeira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:39.217927Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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