Intervenção psicológica no luto infantil e juvenil: estudos de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Diana Jesus Nunes dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9569
Resumo: Tende-se a esconder a morte às crianças. No entanto, todos os dias existe a possibilidade de estas se confrontarem direta ou indiretamente com esta realidade no cenário da vida real. O silêncio sobre a morte gera na criança a ansiedade e angústia. Por isso é necessário educar e preparar as crianças para lidar com as questões da morte e do morrer. Neste estudo empírico, procurou-se compreender quais as vivências intrapsíquicas de uma criança que perdeu uma figura significativa, atendendo a representação cognitiva da morte. Desta forma, o estudo de caso incluiu uma criança do sexo masculino que perdeu a sua bisavó aos 5 anos de idade, encaminhado para o serviço de psicologia de uma associação desportiva do norte do país com 7 anos. As sessões decorreram de forma quinzenal, sendo que intervenção foi finalizada na décima quarta sessão. Para avaliação inicial e recolha de dados pertinentes para a condução da intervenção foram utilizados os seguintes instrumentos: Desenho livre (Arfouilloux, 1980) ; Desenho de uma família (Font, 1978); Desenho da figura humana (Goodenough, 1964) ; Bag of feelings (Binney & Wright, 1997); Fábulas de Duss (Duss, 1997). A intervenção foi guiada pelos princípios Psicodinâmicos com recurso à Ludoterapia, que além de possibilitar o diagnóstico do processo de luto em que a criança se encontrava, também foi utilizada no tratamento psicoterapêutico. A análise dos dados obtidos foi orientada segundo uma abordagem qualitativa. O paciente demonstrou uma aquisição dos conceitos fundamentais para a representação cognitiva da morte, desbloqueando o processo de luto da sua bisavó, libertando-se dos conflitos internos relacionados com a sua perda.
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