Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/9981 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 |
id |
RCAP_82ae1008138d2486ad65dea664561e9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9981 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básicoCiências NaturaisEnsino-aprendizagemHistória e Geografia de PortugalManual escolarRecursos didáticosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017O presente relatório pretende retratar o percurso desenvolvido na prática de ensino supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, incidindo-se, por isso, numa atitude crítica e reflexiva sobre o pré- -percurso profissional e pessoal enquanto futura docente destes ciclos de ensino. Relata também uma problemática de investigação surgida neste percurso, fundamentada com abordagem teórica e recolha, análise e interpretação de dados, tendo como tema Usos do Manual Escolar em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Atendendo à natureza do objeto em análise, esta investigação apresenta uma vertente essencialmente interpretativa, tomando por design de investigação o estudo de caso, uma vez que se debruçou sobre dois casos específicos centrados na utilização do manual escolar em sala de aula. A partir dos mesmos, foi possível dar resposta aos objetivos delineados inicialmente, que passavam por compreender como duas professoras em duas disciplinas diferentes utilizavam o manual escolar numa mesma turma. Os dados obtidos foram recolhidos através de observações diretas, entrevistas semiestruturadas e questionário elaborados a partir do instrumento de análise de crenças dos professores (Monteiro, 2006) e aplicados nas disciplinas de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal numa turma de 6.º ano de Ensino Básico. Depois de analisados e interpretados os dados com recurso à utilização dos programas SPSS22 e NVivo11, estes mostram que o manual escolar é o recurso mais utilizado em sala de aula. Contudo, foram detetadas diferenças no modo de conceptualização e uso dos manuais, evidenciando-se na disciplina de História e Geografia de Portugal uma concepção do manual como recurso para a consolidação de conhecimentos e um maior equilíbrio na mobilização de recursos diversificados na prática letiva para além do manual.Anica, AuríziaSapientiaNascimento, Andreia Filipa Quitério2017-09-20T08:12:55Z2017-01-1720162017-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9981TID:201710153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:46.618617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico |
title |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico Nascimento, Andreia Filipa Quitério Ciências Naturais Ensino-aprendizagem História e Geografia de Portugal Manual escolar Recursos didáticos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico |
title_full |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico |
author |
Nascimento, Andreia Filipa Quitério |
author_facet |
Nascimento, Andreia Filipa Quitério |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anica, Aurízia Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Andreia Filipa Quitério |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Naturais Ensino-aprendizagem História e Geografia de Portugal Manual escolar Recursos didáticos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ciências Naturais Ensino-aprendizagem História e Geografia de Portugal Manual escolar Recursos didáticos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-09-20T08:12:55Z 2017-01-17 2017-01-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/9981 TID:201710153 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/9981 |
identifier_str_mv |
TID:201710153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133248105742336 |