Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Andreia Filipa Quitério
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/9981
Resumo: Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
id RCAP_82ae1008138d2486ad65dea664561e9a
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básicoCiências NaturaisEnsino-aprendizagemHistória e Geografia de PortugalManual escolarRecursos didáticosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017O presente relatório pretende retratar o percurso desenvolvido na prática de ensino supervisionada, realizada no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, incidindo-se, por isso, numa atitude crítica e reflexiva sobre o pré- -percurso profissional e pessoal enquanto futura docente destes ciclos de ensino. Relata também uma problemática de investigação surgida neste percurso, fundamentada com abordagem teórica e recolha, análise e interpretação de dados, tendo como tema Usos do Manual Escolar em Ciências Naturais e em História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Atendendo à natureza do objeto em análise, esta investigação apresenta uma vertente essencialmente interpretativa, tomando por design de investigação o estudo de caso, uma vez que se debruçou sobre dois casos específicos centrados na utilização do manual escolar em sala de aula. A partir dos mesmos, foi possível dar resposta aos objetivos delineados inicialmente, que passavam por compreender como duas professoras em duas disciplinas diferentes utilizavam o manual escolar numa mesma turma. Os dados obtidos foram recolhidos através de observações diretas, entrevistas semiestruturadas e questionário elaborados a partir do instrumento de análise de crenças dos professores (Monteiro, 2006) e aplicados nas disciplinas de Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal numa turma de 6.º ano de Ensino Básico. Depois de analisados e interpretados os dados com recurso à utilização dos programas SPSS22 e NVivo11, estes mostram que o manual escolar é o recurso mais utilizado em sala de aula. Contudo, foram detetadas diferenças no modo de conceptualização e uso dos manuais, evidenciando-se na disciplina de História e Geografia de Portugal uma concepção do manual como recurso para a consolidação de conhecimentos e um maior equilíbrio na mobilização de recursos diversificados na prática letiva para além do manual.Anica, AuríziaSapientiaNascimento, Andreia Filipa Quitério2017-09-20T08:12:55Z2017-01-1720162017-01-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/9981TID:201710153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:21:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/9981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:01:46.618617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
title Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
Nascimento, Andreia Filipa Quitério
Ciências Naturais
Ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Manual escolar
Recursos didáticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
title_full Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Usos do manual escolar em ciências naturais e em história e geografia de Portugal no 2.º ciclo do ensino básico
author Nascimento, Andreia Filipa Quitério
author_facet Nascimento, Andreia Filipa Quitério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Anica, Aurízia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Andreia Filipa Quitério
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Naturais
Ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Manual escolar
Recursos didáticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ciências Naturais
Ensino-aprendizagem
História e Geografia de Portugal
Manual escolar
Recursos didáticos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-09-20T08:12:55Z
2017-01-17
2017-01-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/9981
TID:201710153
url http://hdl.handle.net/10400.1/9981
identifier_str_mv TID:201710153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133248105742336