Mediação de conflitos: Qual o papel que o diretor de agrupamentos escolares tem na gestão e resolução de conflitos entre pessoal docente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Renata Sofia Andrade
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19739
Resumo: Nos dias de hoje, a administrações das escolas tem vindo a ganhar uma maior amplitude no que diz respeito à gestão da escola. Um dos grandes problemas que temos vindo a assistir, e que é abordado por inúmeros autores e investigadores nas áreas da educação e da sociologia são os conflitos que surgem em volta dos alunos. Contudo não é só em torno destes que acontecem conflitos, no seio do pessoal docente e administrativo geram-se conflitos que, em determinadas situações afetam o funcionamento das tarefas diárias da escola e das aprendizagens dos alunos. O grande objetivo deste estudo foi conseguir entender como é que os membros de gestão e administração do agrupamento encaram e resolvem conflitos entre pessoal docente, coordenadores das escolas, pessoal administrativo e conselhos de turma, bem como entender se existe alguma estratégia implementada para a resolução dos mesmos. Foi ainda objetivo perceber qual o papel que o Diretor das escolas desempenha na mediação e resolução destes conflitos. Terminado o estudo, concluiu-se que o Diretor tem que ter um papel ativo na gestão e mediação de conflito, caso estes afetem o bom funcionamento da escola. A gestão administrativa que é efetuada não está intimamente ligada ao surgimento de conflitos, mas sim com outros fatores ligados a modos de trabalhar diferentes. O facto de existirem diversos departamentos não implica a existência de conflitos, no entanto os que possuem um maior número de pessoas torna-se suscetíveis a uma diversidade de opiniões e visões que pode levar a um conflito.
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