Mediação de conflitos: Qual o papel que o diretor de agrupamentos escolares tem na gestão e resolução de conflitos entre pessoal docente?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19739 |
Resumo: | Nos dias de hoje, a administrações das escolas tem vindo a ganhar uma maior amplitude no que diz respeito à gestão da escola. Um dos grandes problemas que temos vindo a assistir, e que é abordado por inúmeros autores e investigadores nas áreas da educação e da sociologia são os conflitos que surgem em volta dos alunos. Contudo não é só em torno destes que acontecem conflitos, no seio do pessoal docente e administrativo geram-se conflitos que, em determinadas situações afetam o funcionamento das tarefas diárias da escola e das aprendizagens dos alunos. O grande objetivo deste estudo foi conseguir entender como é que os membros de gestão e administração do agrupamento encaram e resolvem conflitos entre pessoal docente, coordenadores das escolas, pessoal administrativo e conselhos de turma, bem como entender se existe alguma estratégia implementada para a resolução dos mesmos. Foi ainda objetivo perceber qual o papel que o Diretor das escolas desempenha na mediação e resolução destes conflitos. Terminado o estudo, concluiu-se que o Diretor tem que ter um papel ativo na gestão e mediação de conflito, caso estes afetem o bom funcionamento da escola. A gestão administrativa que é efetuada não está intimamente ligada ao surgimento de conflitos, mas sim com outros fatores ligados a modos de trabalhar diferentes. O facto de existirem diversos departamentos não implica a existência de conflitos, no entanto os que possuem um maior número de pessoas torna-se suscetíveis a uma diversidade de opiniões e visões que pode levar a um conflito. |
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Mediação de conflitos: Qual o papel que o diretor de agrupamentos escolares tem na gestão e resolução de conflitos entre pessoal docente?Administração escolarGestão de conflitosProfessorDiretores de escolaLiderançaSchool administrationConflict managementTeachersSchool principalsLeadershipGestorMediação de conflitosNos dias de hoje, a administrações das escolas tem vindo a ganhar uma maior amplitude no que diz respeito à gestão da escola. Um dos grandes problemas que temos vindo a assistir, e que é abordado por inúmeros autores e investigadores nas áreas da educação e da sociologia são os conflitos que surgem em volta dos alunos. Contudo não é só em torno destes que acontecem conflitos, no seio do pessoal docente e administrativo geram-se conflitos que, em determinadas situações afetam o funcionamento das tarefas diárias da escola e das aprendizagens dos alunos. O grande objetivo deste estudo foi conseguir entender como é que os membros de gestão e administração do agrupamento encaram e resolvem conflitos entre pessoal docente, coordenadores das escolas, pessoal administrativo e conselhos de turma, bem como entender se existe alguma estratégia implementada para a resolução dos mesmos. Foi ainda objetivo perceber qual o papel que o Diretor das escolas desempenha na mediação e resolução destes conflitos. Terminado o estudo, concluiu-se que o Diretor tem que ter um papel ativo na gestão e mediação de conflito, caso estes afetem o bom funcionamento da escola. A gestão administrativa que é efetuada não está intimamente ligada ao surgimento de conflitos, mas sim com outros fatores ligados a modos de trabalhar diferentes. O facto de existirem diversos departamentos não implica a existência de conflitos, no entanto os que possuem um maior número de pessoas torna-se suscetíveis a uma diversidade de opiniões e visões que pode levar a um conflito.Nowadays, schools' administrations have gained greater breadth regarding school management. One of the biggest problems we have been observing, and is approached by countless authors and researchers in the areas of education and sociology are the conflicts that arise around students. However, it is not only around students that these conflicts occur, faculty and administrative staff conflicts also emerge, and in certain situations, affect the functioning of the school’s daily tasks and the students' learning. The main objective of this study was to understand how members of group management and administration face and resolve conflicts between faculty, school coordinators, administrative staff and class councils, as well as to understand whether there are strategies implemented to resolve them. In addition, it was also our objective to understand what role the schools director plays in the mediation and resolution of these conflicts. After completing the study, it was concluded that the Director have an active role in the management and mediation of conflict, if it affects the proper functioning of the school. The administrative management that is carried out is not intimately linked to the emergence of conflicts, but with other factors linked to different working modes. The fact that there are several departments does not imply the existence of conflicts, however those who hold a greater number of people become susceptible to a diversity of opinions and visions that can lead to a conflict.2022-11-12T00:00:00Z2019-11-13T00:00:00Z2019-11-132019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19739TID:202383539porBatista, Renata Sofia Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:53:33Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19739Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:26:52.634157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Nos dias de hoje, a administrações das escolas tem vindo a ganhar uma maior amplitude no que diz respeito à gestão da escola. Um dos grandes problemas que temos vindo a assistir, e que é abordado por inúmeros autores e investigadores nas áreas da educação e da sociologia são os conflitos que surgem em volta dos alunos. Contudo não é só em torno destes que acontecem conflitos, no seio do pessoal docente e administrativo geram-se conflitos que, em determinadas situações afetam o funcionamento das tarefas diárias da escola e das aprendizagens dos alunos. O grande objetivo deste estudo foi conseguir entender como é que os membros de gestão e administração do agrupamento encaram e resolvem conflitos entre pessoal docente, coordenadores das escolas, pessoal administrativo e conselhos de turma, bem como entender se existe alguma estratégia implementada para a resolução dos mesmos. Foi ainda objetivo perceber qual o papel que o Diretor das escolas desempenha na mediação e resolução destes conflitos. Terminado o estudo, concluiu-se que o Diretor tem que ter um papel ativo na gestão e mediação de conflito, caso estes afetem o bom funcionamento da escola. A gestão administrativa que é efetuada não está intimamente ligada ao surgimento de conflitos, mas sim com outros fatores ligados a modos de trabalhar diferentes. O facto de existirem diversos departamentos não implica a existência de conflitos, no entanto os que possuem um maior número de pessoas torna-se suscetíveis a uma diversidade de opiniões e visões que pode levar a um conflito. |
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