Personalidade e Resili?ncia em Estudantes de Fisioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Carla Sofia Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pocinho, Margarida [Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/958
Resumo: Introdu??o: A literatura tem referido a Personalidade como um importante preditor do desempenho. Este estudo insidio na descri??o da personalidade, assim como na capacidade de resili?ncia em alunos de Fisioterapia. Sabendo que a resili?ncia ? uma capacidade do individuo em superar as adversidades, surgiu a necessidade de perceber a influencia e a sua rela??o, com sintomas psicopatol?gicos. Uma vez que os alunos s?o confrontados repetidamente com situa??es propulsoras de stress como as avalia??es, este estudo pretende contribuir para a preven??o de sintomatologia, a partir da rela??o da resili?ncia com a personalidade. Estudos apontam para a possibilidade de os alunos desenvolverem compet?ncias de imunidade ao longo do tempo, melhorando assim, as compet?ncias para lidar com o stress do dia-a-dia. A resili?ncia pode ser um fator chave para essas capacidades. Objetivo: O presente estudo pretende identificar as v?rias caracter?sticas da Personalidade num grupo de estudantes de Fisioterapia, assim como o impacto da Resili?ncia na preven??o de estados de ansiedade que muitas vezes s?o os respons?veis pelo fraco desempenho acad?mico. Pretendeu-se ainda compreender: 1) De que modo a sa?de mental est? relacionada com a resili?ncia e esta com as caracter?sticas da personalidade; 2) Analisar as correla??es existentes entre os n?veis de sintomatologia e a resili?ncia; Metodologia: Para este estudo, participaram 50 alunos de Fisioterapia da ESTeSC essencialmente do primeiro ano, de ambos os sexos compreendidos entre os 18 e 23 anos. Os alunos disponibilizaram voluntariamente o seu tempo para dar resposta aos instrumentos. Para al?m das Caracter?sticas Sociodemogr?ficas, Familiares e Participa??o Social foram recolhidos dados relativos ? sintomatologia psicopatol?gica, capacidade de supera??o de adversidades e personalidade. Para o efeito utilizaram-se os seguintes instrumentos: Escala de Lista de Sintomas (SCL-90R); Escala de Resili?ncia (RMH-22); Personalidade Hexaco-60. Resultados: Existe uma correla??o entre a resili?ncia e a personalidade. Quanto mais alta ? a incapacidade de supera??o de adversidades (baixa resili?ncia), mais sintomas psicopatol?gicos s?o referenciados. Discuss?o: Este estudo contribuiu para um melhor entendimento sobre a avalia??o da personalidade, assim como uma melhor compreens?o da resili?ncia e suas rela??es os estilos de personalidade nos estudantes de Fisioterapia. / Introduction: The literature has referred to Personality as an important predictor of performance. This study insidio in the description of the personality, as well as in the capacity of resilience in students of Physiotherapy. Knowing that resilience is an individual's ability to overcome adversity, the need to perceive influence and its relationship with psychopathological symptoms arose. Once students are confronted repeatedly with stressful situations such as assessments, this study aims to contribute to the prevention of symptomatology, from the relationship of resilience to personality. Studies point to the possibility for students to develop immunity skills over time, thus enhancing their ability to cope with everyday stress. Resilience can be a key factor for these capabilities. Objective: This study aims to identify the various characteristics of Personality in a group of Physical Therapy students, as well as the impact of Resilience in the prevention of anxiety states that are often responsible for poor academic performance. The intention was also to understand: 1) In what way mental health is related to resilience and this with personality characteristics; 2) To analyze the correlations between levels of anxiety symptomatology and resilience. Methodology: For this study, 50 students of Physiotherapy of ESTeSC participated mainly in the first year, of both sexes between 18 and 23 years old. The students volunteered their time to respond to the instruments. In addition to the Sociodemographic Characteristics, Family and Social Participation data were collected regarding the psychopathological symptomatology, ability to overcome adversity and personality. For this purpose, the following instruments were used: Symptom List Scale (SCL90R); Resilience Scale (RMH-22); Hexaco-60 Personality. Results: There is a correlation between resilience and personality. The higher the inability to overcome adversities (low resilience), the more psychopathological symptoms are referenced. Discussion: This study contributed to a better understanding about personality assessment as well as a better understanding of the resilience and their relationships the personality styles of the Physical Therapy students.
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A resili?ncia pode ser um fator chave para essas capacidades. Objetivo: O presente estudo pretende identificar as v?rias caracter?sticas da Personalidade num grupo de estudantes de Fisioterapia, assim como o impacto da Resili?ncia na preven??o de estados de ansiedade que muitas vezes s?o os respons?veis pelo fraco desempenho acad?mico. Pretendeu-se ainda compreender: 1) De que modo a sa?de mental est? relacionada com a resili?ncia e esta com as caracter?sticas da personalidade; 2) Analisar as correla??es existentes entre os n?veis de sintomatologia e a resili?ncia; Metodologia: Para este estudo, participaram 50 alunos de Fisioterapia da ESTeSC essencialmente do primeiro ano, de ambos os sexos compreendidos entre os 18 e 23 anos. Os alunos disponibilizaram voluntariamente o seu tempo para dar resposta aos instrumentos. 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This study insidio in the description of the personality, as well as in the capacity of resilience in students of Physiotherapy. Knowing that resilience is an individual's ability to overcome adversity, the need to perceive influence and its relationship with psychopathological symptoms arose. Once students are confronted repeatedly with stressful situations such as assessments, this study aims to contribute to the prevention of symptomatology, from the relationship of resilience to personality. Studies point to the possibility for students to develop immunity skills over time, thus enhancing their ability to cope with everyday stress. Resilience can be a key factor for these capabilities. Objective: This study aims to identify the various characteristics of Personality in a group of Physical Therapy students, as well as the impact of Resilience in the prevention of anxiety states that are often responsible for poor academic performance. 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