A manipulação do olhar no cinema: o alcance, o controlo e as limitações da câmara em Brave New World, Nineteen Eighty-Four e Fahrenheit 451
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/193 |
Resumo: | “A Manipulação do Olhar no Cinema: o alcance, o controlo e as limitações da câmara em Brave New World, Nineteen Eighty-Four e Fahrenheit 451” pretende ser uma leitura ampla e crítica sobre o papel dos mass media. Ao longo desta dissertação, analisamos a presença do olhar fílmico, mormente do cinema e da televisão como possíveis meios de vigilância, domínio e de manipulação dos comportamentos dos cidadãos, mediante o estudo de três documentos literários, a saber: Brave New World, Nineteen Eighty-Four e Fahrenheit 451 e, sobretudo as respectivas transposições fílmicas. As obras narram hipotéticas sociedades distópicas governadas por regimes repressivos, que sustentam a sua liderança nos meios de informação e entretenimento. Os regimes servem-se deles, de modo a disseminar a sua ideologia dominante e controlar as reacções e necessidades dos cidadãos, mantendo-os na ignorância da sua condição, numa autêntica redoma de vidro, fazendo-os crer que são felizes. Não obstante, ao longo desta dissertação debateremos as limitações do alcance do olhar fílmico e, sobretudo se o próprio discurso fílmico adopta uma atitude de resistência à imposição do primeiro. Questões ligadas à vigilância indiscreta e à consequente perda de privacidade e liberdade presentes nos documentos literários e fílmicos são também questões recorrentes e largamente debatidas nos nossos dias e que reforçam a pertinência deste projecto. |
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