A implementação de novos modelos pedagógicos na educação infantil : perspectiva dos professores e gestores das instituições escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Dalila Maîte Rosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/6952
Resumo: A presente pesquisa faz um estudo exploratório em dois Centros Municipais de Educação Infantil de Ji-Paraná, no estado de Rondônia. O objetivo geral deste estudo é analisar e compreender como ocorreu a organização das escolas para implementar modelos novos na educação infantil e verificar quais os principais desafios encontrados pelos gestores e professores neste processo, bem como identificar as estratégias utilizadas, para efetivação de uma proposta pedagógica sócio interacionista. Segundo as orientações de diversos autores o professor precisa aprimorar seus conhecimentos por meio de novos conceitos promovendo uma proposta de ensino e aprendizagem focada na criança. A metodologia de investigação utilizada foi uma abordagem qualitativa, realizada em duas escolas públicas de educação Infantil de Ji-Paraná. As técnicas utilizadas abrangeram análise de documentos, entrevista semiestruturada com as gestoras escolares, professores e funcionárias da secretaria municipal de educação e um questionário fechado somente com os professores. Os resultados mostram que nestas escolas apesar dos desafios encontradas para efetivação da abordagem construtivista sócio interacionista, os avanços ocorridos na prática pedagógica do professor têm possibilitado um ensino significativo e de qualidade. Como conclusões principais, recomenda-se mais trocas de experiências entre os professores e gestores das escolas infantis como forma possibilitar a socialização das práticas pedagógicas e estratégias utilizadas em sala de aula.
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