Competências transversais para ciências e tecnologias: uma experiência na FCT/UNL
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.8740 |
Resumo: | A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) levou a cabo no ano letivo 2012/13 uma completa revisão dos seus planos curriculares, com vista a reforçar a formação complementar dos seus alunos e assim aumentar a empregabilidade dos seus diplomados. O novo Perfil Curricular da FCT/UNL considera três períodos de aulas, com a introdução de um período de cinco semanas entre os tradicionais semestres, durante o qual são lecionadas, em regime intensivo, diversas unidades curriculares de formação complementar. Neste artigo os autores apresentarão as motivações que levaram à criação da unidade curricular CTCT - Competências Transversais para Ciências e Tecnologia e sua integração no novo perfil curricular da FCT/UNL, os seus objetivos principais e os seus conteúdos programáticos. Serão apresentados, também, os critérios utilizados na afetação dos alunos às turmas e aos correspondentes grupos semanais sendo ainda discutidos os resultados obtidos bem como alguns comentários de docentes e discentes participantes na UC. |
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Competências transversais para ciências e tecnologias: uma experiência na FCT/UNLXV ENEC - Currículo e políticas educativasA Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) levou a cabo no ano letivo 2012/13 uma completa revisão dos seus planos curriculares, com vista a reforçar a formação complementar dos seus alunos e assim aumentar a empregabilidade dos seus diplomados. O novo Perfil Curricular da FCT/UNL considera três períodos de aulas, com a introdução de um período de cinco semanas entre os tradicionais semestres, durante o qual são lecionadas, em regime intensivo, diversas unidades curriculares de formação complementar. Neste artigo os autores apresentarão as motivações que levaram à criação da unidade curricular CTCT - Competências Transversais para Ciências e Tecnologia e sua integração no novo perfil curricular da FCT/UNL, os seus objetivos principais e os seus conteúdos programáticos. Serão apresentados, também, os critérios utilizados na afetação dos alunos às turmas e aos correspondentes grupos semanais sendo ainda discutidos os resultados obtidos bem como alguns comentários de docentes e discentes participantes na UC.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2016-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.8740por1646-2335Fonseca, José ManuelMartins, Nelson ChibelesKullberg, José CarlosCosta, Ruy Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:32Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/8740Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:52.906565Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL) levou a cabo no ano letivo 2012/13 uma completa revisão dos seus planos curriculares, com vista a reforçar a formação complementar dos seus alunos e assim aumentar a empregabilidade dos seus diplomados. O novo Perfil Curricular da FCT/UNL considera três períodos de aulas, com a introdução de um período de cinco semanas entre os tradicionais semestres, durante o qual são lecionadas, em regime intensivo, diversas unidades curriculares de formação complementar. Neste artigo os autores apresentarão as motivações que levaram à criação da unidade curricular CTCT - Competências Transversais para Ciências e Tecnologia e sua integração no novo perfil curricular da FCT/UNL, os seus objetivos principais e os seus conteúdos programáticos. Serão apresentados, também, os critérios utilizados na afetação dos alunos às turmas e aos correspondentes grupos semanais sendo ainda discutidos os resultados obtidos bem como alguns comentários de docentes e discentes participantes na UC. |
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