Estudo psicométrico da Early Childhood Oral Impact Scale numa população pré-escolar portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/61402 |
Resumo: | Objetivo: Contribuir para a validação da Early Childhood Oral Impact Scale (ECOHIS) realizando o estudo das suas propriedades psicométricas quando aplicada a uma população pré- escolar portuguesa. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado em crianças com idades entre os três e os cinco anos. A amostra, não probabilística, incluiu duas escolas do ensino pré-escolar do concelho de Lisboa. Foram incluídas as crianças que assentiram participar e cujos encarregados de educação assinaram o consentimento informado. Foi aplicado aos encarregados de educação um questionário e realizada uma observação intraoral às crianças. O questionário incluiu a versão portuguesa da ECOHIS. A observação intraoral realizou o diagnóstico de cárie de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde. A análise da validade discriminante comparou o somatório da ECOHIS entre crianças com e sem experiência de cárie (teste U de Mann-Whitney). Para estimar a magnitude da diferença entre as duas médias da ECOHIS foi calculado o d de Cohen. A análise da fiabilidade incluiu a análise do α de Cronbach e o teste- reteste (correlação de Spearman). A validade de construto foi analisada pela correlação entre o somatório da ECOHIS e o cpod. Foi usado um nível de significância de 5%. Resultados: A amostra incluiu 104 crianças, com média de idade 4,1 anos. Os valores da ECOHIS foram significativamente diferentes entre as crianças com e sem experiência de cárie (p=0,004), com um d de Cohen de 0,84. O valor do α Cronbach foi 0,78, não aumentando significativamente o valor ao eliminar algum dos itens. O teste-reteste demonstrou correlação significativa (r=0,76; p=0,01). Verificou-se uma correlação significativa entre o somatório ECOHIS e a experiência de cárie (r=0,28; p=0,004). Conclusão: A versão portuguesa da ECOHIS demonstrou boas propriedades psicométricas, indicando que é uma ferramenta fiável e válida para medir o impacto da saúde oral nas crianças em idade pré-escolar. |
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Estudo psicométrico da Early Childhood Oral Impact Scale numa população pré-escolar portuguesaTeses de mestrado - 2023Saúde OralMedicina DentáriaObjetivo: Contribuir para a validação da Early Childhood Oral Impact Scale (ECOHIS) realizando o estudo das suas propriedades psicométricas quando aplicada a uma população pré- escolar portuguesa. Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado em crianças com idades entre os três e os cinco anos. A amostra, não probabilística, incluiu duas escolas do ensino pré-escolar do concelho de Lisboa. Foram incluídas as crianças que assentiram participar e cujos encarregados de educação assinaram o consentimento informado. Foi aplicado aos encarregados de educação um questionário e realizada uma observação intraoral às crianças. O questionário incluiu a versão portuguesa da ECOHIS. A observação intraoral realizou o diagnóstico de cárie de acordo com os critérios da Organização Mundial da Saúde. A análise da validade discriminante comparou o somatório da ECOHIS entre crianças com e sem experiência de cárie (teste U de Mann-Whitney). Para estimar a magnitude da diferença entre as duas médias da ECOHIS foi calculado o d de Cohen. A análise da fiabilidade incluiu a análise do α de Cronbach e o teste- reteste (correlação de Spearman). A validade de construto foi analisada pela correlação entre o somatório da ECOHIS e o cpod. Foi usado um nível de significância de 5%. Resultados: A amostra incluiu 104 crianças, com média de idade 4,1 anos. Os valores da ECOHIS foram significativamente diferentes entre as crianças com e sem experiência de cárie (p=0,004), com um d de Cohen de 0,84. O valor do α Cronbach foi 0,78, não aumentando significativamente o valor ao eliminar algum dos itens. O teste-reteste demonstrou correlação significativa (r=0,76; p=0,01). Verificou-se uma correlação significativa entre o somatório ECOHIS e a experiência de cárie (r=0,28; p=0,004). Conclusão: A versão portuguesa da ECOHIS demonstrou boas propriedades psicométricas, indicando que é uma ferramenta fiável e válida para medir o impacto da saúde oral nas crianças em idade pré-escolar.Objective: Contribute to the validation of the Early Childhood Oral Impact Scale (ECOHIS) by studying its psychometric properties when applied to a Portuguese preschool population. Materials and Methods: A cross-sectional study was conducted with children aged between three and five years. The non-probabilistic sample included two pre-schools in the municipality of Lisbon. Children who agreed to participate and whose guardians signed the informed consent were included. Data collection include a questionnaire administered to the parents and an intraoral examination of the children. The questionnaire included the Portuguese version of ECOHIS. The intraoral examination included the caries diagnosis according to the World Health Organization criteria. Discriminant validity compared the ECOHIS score between children with and without caries experience (Mann-Whitney U-test). Cohen's d was calculated to estimate the magnitude of the difference between the two ECOHIS means. Reliability analysis included Cronbach's α analysis and test-retest (Spearman's correlation). Construct validity was analyzed by the correlation between the ECOHIS score and dmft. A significance level of 5% was used. Results: The sample included 104 children with a mean age of 4.1 years. ECOHIS values were significantly different between children with and without caries experience (p=0.004). The Cohen's d was 0.84. The α Cronbach's was 0.78, with no significant increase in value when eliminating any of the items. The test-retest showed significant correlation (r=0.76; p=0.01). There was a significant correlation between the ECOHIS score and caries experience (r=0.28; p=0.004). Conclusion: The Portuguese version of the ECOHIS showed good psychometric properties, indicating that it is a reliable and valid tool to measure the impact of oral health in preschool children.Borralho, Sónia Alexandra Mateus Flores MendesGraça, Sandra Maria Fernandes RibeiroRepositório da Universidade de LisboaCorreia, Carolina Susana Fernandes2023-12-15T15:38:46Z2023-09-202023-09-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/61402TID:203376676porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-18T01:22:30Zoai:repositorio.ul.pt:10451/61402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:59.024672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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