Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Patricia Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/44853
Resumo: As crianças com Perturbação do Espetro do Autismo muitas vezes são incapazes de comunicar e desta forma torna-se apropriado a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação, mais concretamente, um sistema por troca de imagens- Picture Exchange Communication System (PECS) que poderá ser usado por todos aqueles que rodeiam a criança. Deste modo, com este projeto, pretende-se apresentar o Sistema PECS numa formação aos alunos do segundo ano do mestrado em Educação Pré-Escolar com o objetivo de futuramente poderem utilizar este sistema com crianças com problemas de comunicação de uma forma inclusiva, porque a comunicação é uma competência essencial nesta faixa etária. De uma forma inclusiva visto que é em prol da igualdade, do bem-estar, do conforto, da segurança, da aprendizagem e da oportunidade de todas crianças. Esta formação piloto possibilitou aos alunos o conhecimento do sistema PECS e a exploração das capas de comunicação onde continham as listas de verificação de competências essenciais de comunicação bem como a assistência a um vídeo sobre os reforços visuais. Desta forma, as respostas obtidas no questionário 2 levou-nos a concluir que, a formação teve um impacto positivo e que os alunos ficaram com o conhecimento de uma ferramenta de comunicação útil para futuramente usarem. Possibilitou ainda à formadora recolher dados importantes para formações futuras.
id RCAP_830137bccfca76e8337137ae07386a2b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/44853
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativaComunicaçãoSistemas Aumentativos e AlternativosPicture Exchange Communication SystemPerturbação do Espetro do AutismoEducação Pré-EscolarAs crianças com Perturbação do Espetro do Autismo muitas vezes são incapazes de comunicar e desta forma torna-se apropriado a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação, mais concretamente, um sistema por troca de imagens- Picture Exchange Communication System (PECS) que poderá ser usado por todos aqueles que rodeiam a criança. Deste modo, com este projeto, pretende-se apresentar o Sistema PECS numa formação aos alunos do segundo ano do mestrado em Educação Pré-Escolar com o objetivo de futuramente poderem utilizar este sistema com crianças com problemas de comunicação de uma forma inclusiva, porque a comunicação é uma competência essencial nesta faixa etária. De uma forma inclusiva visto que é em prol da igualdade, do bem-estar, do conforto, da segurança, da aprendizagem e da oportunidade de todas crianças. Esta formação piloto possibilitou aos alunos o conhecimento do sistema PECS e a exploração das capas de comunicação onde continham as listas de verificação de competências essenciais de comunicação bem como a assistência a um vídeo sobre os reforços visuais. Desta forma, as respostas obtidas no questionário 2 levou-nos a concluir que, a formação teve um impacto positivo e que os alunos ficaram com o conhecimento de uma ferramenta de comunicação útil para futuramente usarem. Possibilitou ainda à formadora recolher dados importantes para formações futuras.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumCosta, Joana Patricia Jesus2023-05-23T10:14:44Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/44853TID:203300700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-25T02:15:25Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/44853Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:59.013699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
title Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
spellingShingle Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
Costa, Joana Patricia Jesus
Comunicação
Sistemas Aumentativos e Alternativos
Picture Exchange Communication System
Perturbação do Espetro do Autismo
Educação Pré-Escolar
title_short Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
title_full Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
title_fullStr Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
title_full_unstemmed Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
title_sort Uso do Sistema Picture Exchange Communication system (PECS) em crianças com perturbação do espetro do autismo: uma experiência formativa
author Costa, Joana Patricia Jesus
author_facet Costa, Joana Patricia Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joana Patricia Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Sistemas Aumentativos e Alternativos
Picture Exchange Communication System
Perturbação do Espetro do Autismo
Educação Pré-Escolar
topic Comunicação
Sistemas Aumentativos e Alternativos
Picture Exchange Communication System
Perturbação do Espetro do Autismo
Educação Pré-Escolar
description As crianças com Perturbação do Espetro do Autismo muitas vezes são incapazes de comunicar e desta forma torna-se apropriado a utilização de Sistemas Aumentativos e Alternativos da Comunicação, mais concretamente, um sistema por troca de imagens- Picture Exchange Communication System (PECS) que poderá ser usado por todos aqueles que rodeiam a criança. Deste modo, com este projeto, pretende-se apresentar o Sistema PECS numa formação aos alunos do segundo ano do mestrado em Educação Pré-Escolar com o objetivo de futuramente poderem utilizar este sistema com crianças com problemas de comunicação de uma forma inclusiva, porque a comunicação é uma competência essencial nesta faixa etária. De uma forma inclusiva visto que é em prol da igualdade, do bem-estar, do conforto, da segurança, da aprendizagem e da oportunidade de todas crianças. Esta formação piloto possibilitou aos alunos o conhecimento do sistema PECS e a exploração das capas de comunicação onde continham as listas de verificação de competências essenciais de comunicação bem como a assistência a um vídeo sobre os reforços visuais. Desta forma, as respostas obtidas no questionário 2 levou-nos a concluir que, a formação teve um impacto positivo e que os alunos ficaram com o conhecimento de uma ferramenta de comunicação útil para futuramente usarem. Possibilitou ainda à formadora recolher dados importantes para formações futuras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23T10:14:44Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/44853
TID:203300700
url http://hdl.handle.net/10400.26/44853
identifier_str_mv TID:203300700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131635401097216