Utilização do treino de pares na promoção da inclusão e socialização de um aluno com perturbação do espetro do autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/23921 |
Resumo: | O presente estudo decorreu no âmbito do Mestrado em Educação Especial e visa a perceção e compreensão da forma como os pares e suas interações poderão ter influência no desenvolvimento de um aluno com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Nas muitas fases de desenvolvimento de uma criança, as interações com os seus pares assumem um papel primordial. Como se sabe, uma criança com PEA pode apresentar poucas competências de comunicação e relacionamento interpessoal, que dificulta a socialização. É na escola que o saber estar com o(s) outro(s) ao lado do(s) outro(s) atinge o seu potencial, o que não pode passar despercebido aos agentes educativos que deverão procurar dar respostas e identificar estratégias quando esta competência se encontra comprometida. Por outro lado, tal como se pode comprovar através do presente estudo, reconhece-se que os próprios pares preenchem uma lacuna no que à interação com estas crianças diz respeito, mas revelam dificuldades em identificar as formas de o fazer. Sendo assim, o foco de estudo centra-se inevitavelmente não só na criança com PEA, como também nos seus pares. Ou seja, objetiva a mudança de comportamentos em todos os intervenientes do contexto educativo. Nesse sentido, surge a questão que serviu de base à investigação: “ de que forma o treino de pares potencia a socialização, a inclusão e a aprendizagem de alunos com PEA no meio escolar?”. De acordo com as suas características, este estudo assume um cariz qualitativo, de natureza interpretativa e de design de estudo de caso. O programa implementado permitiu aumentar a frequência de interações sociais entre pares. |
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