História do ensino a distância: uma abordagem estruturada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rurato, Paulo
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/635
Resumo: Distance learning is nowadays a promisssing discipline. A number of opportunities are now available, both concerning business matters and the prospect of increasing learning outcomes, and new ways of providing teaching, training and learning environments. Even considering such discussion quite up to date, the history of distance learning is a rich and old one. Before the introduction of computers and Internet, a number of experiencies and lots of results were gathered in the area. Giving this, the authors propose a journey into the distance learning main events. This text takes into consideration the issues that contribute to the collective knowledge that we have today for use and advance. The authors also summarize that a lot more may happen in a near future, although distance learning has by now a rich and live history. O Ensino a Distância (EaD) é actualmente uma área promissora. Revelam-se oportunidades quer de negócio, mas principalmente de ganhos na aprendizagem e de formas alternativas de oferta para o ensino, a formação e o treino. Embora seja um tema de discussão actual, o ensino a distância possui uma história que importa conhecer. Mesmo antes do aparecimento e vulgarização das tecnologias de informação e comunicação, em especial, o computador e a Internet, muitas são as experiências e estudos conhecidos na área. Desta forma, os autores propõe uma viagem pelos acontecimentos mais relevantes que contribuem para a formação, práticas e corpo de conhecimento do EaD. Não obstante, os autores concluem que embora rica e variada, esta história ainda se está a iniciar.
id RCAP_8309e08a81e3bb7e375171015d47ae03
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/635
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História do ensino a distância: uma abordagem estruturadaDistance learning is nowadays a promisssing discipline. A number of opportunities are now available, both concerning business matters and the prospect of increasing learning outcomes, and new ways of providing teaching, training and learning environments. Even considering such discussion quite up to date, the history of distance learning is a rich and old one. Before the introduction of computers and Internet, a number of experiencies and lots of results were gathered in the area. Giving this, the authors propose a journey into the distance learning main events. This text takes into consideration the issues that contribute to the collective knowledge that we have today for use and advance. The authors also summarize that a lot more may happen in a near future, although distance learning has by now a rich and live history. O Ensino a Distância (EaD) é actualmente uma área promissora. Revelam-se oportunidades quer de negócio, mas principalmente de ganhos na aprendizagem e de formas alternativas de oferta para o ensino, a formação e o treino. Embora seja um tema de discussão actual, o ensino a distância possui uma história que importa conhecer. Mesmo antes do aparecimento e vulgarização das tecnologias de informação e comunicação, em especial, o computador e a Internet, muitas são as experiências e estudos conhecidos na área. Desta forma, os autores propõe uma viagem pelos acontecimentos mais relevantes que contribuem para a formação, práticas e corpo de conhecimento do EaD. Não obstante, os autores concluem que embora rica e variada, esta história ainda se está a iniciar.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRurato, PauloGouveia, Luis Borges2008-07-21T14:20:46Z2004-01-01T00:00:00Z2004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/635porRevista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 1 (2004) 159-168.1646-0502info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:00Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/635Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:43.959643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
title História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
spellingShingle História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
Rurato, Paulo
title_short História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
title_full História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
title_fullStr História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
title_full_unstemmed História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
title_sort História do ensino a distância: uma abordagem estruturada
author Rurato, Paulo
author_facet Rurato, Paulo
Gouveia, Luis Borges
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rurato, Paulo
Gouveia, Luis Borges
description Distance learning is nowadays a promisssing discipline. A number of opportunities are now available, both concerning business matters and the prospect of increasing learning outcomes, and new ways of providing teaching, training and learning environments. Even considering such discussion quite up to date, the history of distance learning is a rich and old one. Before the introduction of computers and Internet, a number of experiencies and lots of results were gathered in the area. Giving this, the authors propose a journey into the distance learning main events. This text takes into consideration the issues that contribute to the collective knowledge that we have today for use and advance. The authors also summarize that a lot more may happen in a near future, although distance learning has by now a rich and live history. O Ensino a Distância (EaD) é actualmente uma área promissora. Revelam-se oportunidades quer de negócio, mas principalmente de ganhos na aprendizagem e de formas alternativas de oferta para o ensino, a formação e o treino. Embora seja um tema de discussão actual, o ensino a distância possui uma história que importa conhecer. Mesmo antes do aparecimento e vulgarização das tecnologias de informação e comunicação, em especial, o computador e a Internet, muitas são as experiências e estudos conhecidos na área. Desta forma, os autores propõe uma viagem pelos acontecimentos mais relevantes que contribuem para a formação, práticas e corpo de conhecimento do EaD. Não obstante, os autores concluem que embora rica e variada, esta história ainda se está a iniciar.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2004-01-01T00:00:00Z
2008-07-21T14:20:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/635
url http://hdl.handle.net/10284/635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Porto. ISSN 1646-0502. 1 (2004) 159-168.
1646-0502
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130249611444224