Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rurato, Paulo
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Gouveia, Luis Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/578
Resumo: A propósito dos aprendentes e das suas características, questiona-se: que competências, qualidades pessoais e valores deve alguém ter para que seja um aprendente a distância bem sucedido? Para que seja possível responder a esta questão complexa e controversa, temos que examinar com pormenor e clareza as necessidades do aprendente. Diferentes estádios de desenvolvimento vão originar diferentes capacidades de aprendizagem. Reconhecer as características dos aprendentes, perceber as suas necessidades de aprendizagem, e conseguir entender o que é que os influencia de modo a decidirem participar ou não numa experiência de aprendizagem, ajuda os educadores a desenvolver e manter ambientes de aprendizagem efectivos e efi cazes. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as questões associadas com o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância e conclui que os actuais sistemas de EaD não estão adaptados às características pessoais dos aprendentes adultos, pelo que não respondem às suas necessidades e interesses e respectivas estratégias de aprendizagem.
id RCAP_d5d9239380c9331328203a87b22c86d6
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)A propósito dos aprendentes e das suas características, questiona-se: que competências, qualidades pessoais e valores deve alguém ter para que seja um aprendente a distância bem sucedido? Para que seja possível responder a esta questão complexa e controversa, temos que examinar com pormenor e clareza as necessidades do aprendente. Diferentes estádios de desenvolvimento vão originar diferentes capacidades de aprendizagem. Reconhecer as características dos aprendentes, perceber as suas necessidades de aprendizagem, e conseguir entender o que é que os influencia de modo a decidirem participar ou não numa experiência de aprendizagem, ajuda os educadores a desenvolver e manter ambientes de aprendizagem efectivos e efi cazes. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as questões associadas com o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância e conclui que os actuais sistemas de EaD não estão adaptados às características pessoais dos aprendentes adultos, pelo que não respondem às suas necessidades e interesses e respectivas estratégias de aprendizagem.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRurato, PauloGouveia, Luis Borges2008-07-18T10:46:16Z2005-01-01T00:00:00Z2005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlearticleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/578porRevista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 2 (2005) 174-199.1646-0499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:00:42Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:38:28.966226Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
title Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
spellingShingle Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
Rurato, Paulo
title_short Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
title_full Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
title_fullStr Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
title_sort Uma reflexão sobre o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância (EAD)
author Rurato, Paulo
author_facet Rurato, Paulo
Gouveia, Luis Borges
author_role author
author2 Gouveia, Luis Borges
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rurato, Paulo
Gouveia, Luis Borges
description A propósito dos aprendentes e das suas características, questiona-se: que competências, qualidades pessoais e valores deve alguém ter para que seja um aprendente a distância bem sucedido? Para que seja possível responder a esta questão complexa e controversa, temos que examinar com pormenor e clareza as necessidades do aprendente. Diferentes estádios de desenvolvimento vão originar diferentes capacidades de aprendizagem. Reconhecer as características dos aprendentes, perceber as suas necessidades de aprendizagem, e conseguir entender o que é que os influencia de modo a decidirem participar ou não numa experiência de aprendizagem, ajuda os educadores a desenvolver e manter ambientes de aprendizagem efectivos e efi cazes. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre as questões associadas com o perfil dos aprendentes adultos no ensino a distância e conclui que os actuais sistemas de EaD não estão adaptados às características pessoais dos aprendentes adultos, pelo que não respondem às suas necessidades e interesses e respectivas estratégias de aprendizagem.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2005-01-01T00:00:00Z
2008-07-18T10:46:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/578
url http://hdl.handle.net/10284/578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Ciência e Tecnologia. Porto. ISSN 1646-0499. 2 (2005) 174-199.
1646-0499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv article
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130247337082880