Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/14777 |
Resumo: | O Desenvolvimento Infantil inicia-se na vida intrauterina e envolve múltiplas aquisições, tais como, crescimento físico, maturação neurológica e a construção de habilidades comportamentais, cognitivas, sociais e afetivas. É um tema bastante abrangente e complexo e de extrema importância para a prática de enfermagem em contexto pediátrico, essencialmente nos primeiros anos de vida da criança, pois é nesta fase que esta apresenta maior plasticidade e resiliência para responder aos estímulos que recebe e para se adaptar aos fatores que possam influenciar o seu desenvolvimento. O presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir de forma crítica sobre o percurso desenvolvido no decorrer da Unidade Curricular Estágio. Este percurso iniciou-se nos recursos da comunidade, sendo a promoção do desenvolvimento infantil através de cuidados antecipatórios o elemento fundamental. Posteriormente a minha atuação foi desenvolvida no Hospital de Santa Maria, mais especificamente no Serviço de Urgência Pediátrica, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e na Unidade de Cirurgia Pediátrica, onde a promoção do desenvolvimento infantil se torna mais desafiador, pois apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover o desenvolvimento infantil, muitas intervenções estão centradas na patologia. Em todo o caminho houve oportunidade para a aquisição de competências na área da prestação de cuidados à criança/família nos diversos contextos, da gestão de cuidados, da formação e da comunicação. As atividades desenvolvidas neste percurso centraram-se em formações sustentadas pelo Modelo de “Touchpoints” de Brazelton e direcionadas aos pais e/ou enfermeiros, referentes à importância de se investir nesta temática. A partilha de experiências e dúvidas possibilitou a solidificação da informação e a aquisição de competências na área do desenvolvimento infantil. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva pretendo apresentar o caminho percorrido ao longo da Unidade Curricular Estágio, tendo como tema transversal a Promoção do Desenvolvimento Infantil. Torna-se fundamental que o EESIP trabalhe esta temática para ajudar a criança, em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. |
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Relatório de estágioCriança/famíliaDesenvolvimento infantilEnfermeiroChild/familyChild developmentNurseDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO Desenvolvimento Infantil inicia-se na vida intrauterina e envolve múltiplas aquisições, tais como, crescimento físico, maturação neurológica e a construção de habilidades comportamentais, cognitivas, sociais e afetivas. É um tema bastante abrangente e complexo e de extrema importância para a prática de enfermagem em contexto pediátrico, essencialmente nos primeiros anos de vida da criança, pois é nesta fase que esta apresenta maior plasticidade e resiliência para responder aos estímulos que recebe e para se adaptar aos fatores que possam influenciar o seu desenvolvimento. O presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir de forma crítica sobre o percurso desenvolvido no decorrer da Unidade Curricular Estágio. Este percurso iniciou-se nos recursos da comunidade, sendo a promoção do desenvolvimento infantil através de cuidados antecipatórios o elemento fundamental. Posteriormente a minha atuação foi desenvolvida no Hospital de Santa Maria, mais especificamente no Serviço de Urgência Pediátrica, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e na Unidade de Cirurgia Pediátrica, onde a promoção do desenvolvimento infantil se torna mais desafiador, pois apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover o desenvolvimento infantil, muitas intervenções estão centradas na patologia. Em todo o caminho houve oportunidade para a aquisição de competências na área da prestação de cuidados à criança/família nos diversos contextos, da gestão de cuidados, da formação e da comunicação. As atividades desenvolvidas neste percurso centraram-se em formações sustentadas pelo Modelo de “Touchpoints” de Brazelton e direcionadas aos pais e/ou enfermeiros, referentes à importância de se investir nesta temática. A partilha de experiências e dúvidas possibilitou a solidificação da informação e a aquisição de competências na área do desenvolvimento infantil. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva pretendo apresentar o caminho percorrido ao longo da Unidade Curricular Estágio, tendo como tema transversal a Promoção do Desenvolvimento Infantil. Torna-se fundamental que o EESIP trabalhe esta temática para ajudar a criança, em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade.Child Development begins inside the mother’s womb and it involves multiple achievements, such as physical growth, neurological maturation and the improvement of behavioral, cognitive, social and emotional skills. Due to its complexity and depth, Child Development is a very important theme in pediatrics nursing, especially when dealing with infants, for it is at this stage that the child presents the highest degree of plasticity and resilience when responding to stimuli that might influence her development. This report´s main goal is to describe the experiences that took place during this Internship´s Curricular Unit, and share the critical reflections I made about it. The events in this report start within the community, where the promotion of child development is essentially based on previous healthcare procedures. Later, my study was conducted in Santa Maria Hospital, in Neonatal Intensive Care and in Pediatric Surgery Units. These are the medical fields where the promotion of child development is more challenging for, most of the time, medical intervention is more focused on pathology rather than on enhancing child development. Along this study, there were many opportunities to develop skills on child/family care in various contexts: care management and communication. My intervention was supported by Brazelton’s “Touchpoints” Model. This Model was presented to parents and nurses, during training courses that valued this approach to evaluate and promote child development. All involved shared experiences and doubts, which contributed gain knowledge and develop skills in this area. Using a descriptive, analytical and reflexive methodology, this report presents a chain of events that took place during a period of an Internship´s Curricular Unit dedicated to Child Development Enhancement. In partnership with the family, it is fundamental that the NSPIH use this methodology to help the child to develop according to the patterns expected for her age.Nunes, ElisabeteVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Tânia Sofia Pascoal dos2014-06-0620132014-06-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/14777TID: 203012950porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:19:30Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/14777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:11:58.010373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Desenvolvimento Infantil inicia-se na vida intrauterina e envolve múltiplas aquisições, tais como, crescimento físico, maturação neurológica e a construção de habilidades comportamentais, cognitivas, sociais e afetivas. É um tema bastante abrangente e complexo e de extrema importância para a prática de enfermagem em contexto pediátrico, essencialmente nos primeiros anos de vida da criança, pois é nesta fase que esta apresenta maior plasticidade e resiliência para responder aos estímulos que recebe e para se adaptar aos fatores que possam influenciar o seu desenvolvimento. O presente relatório tem como principal objetivo descrever e refletir de forma crítica sobre o percurso desenvolvido no decorrer da Unidade Curricular Estágio. Este percurso iniciou-se nos recursos da comunidade, sendo a promoção do desenvolvimento infantil através de cuidados antecipatórios o elemento fundamental. Posteriormente a minha atuação foi desenvolvida no Hospital de Santa Maria, mais especificamente no Serviço de Urgência Pediátrica, na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e na Unidade de Cirurgia Pediátrica, onde a promoção do desenvolvimento infantil se torna mais desafiador, pois apesar dos esforços desenvolvidos no sentido de promover o desenvolvimento infantil, muitas intervenções estão centradas na patologia. Em todo o caminho houve oportunidade para a aquisição de competências na área da prestação de cuidados à criança/família nos diversos contextos, da gestão de cuidados, da formação e da comunicação. As atividades desenvolvidas neste percurso centraram-se em formações sustentadas pelo Modelo de “Touchpoints” de Brazelton e direcionadas aos pais e/ou enfermeiros, referentes à importância de se investir nesta temática. A partilha de experiências e dúvidas possibilitou a solidificação da informação e a aquisição de competências na área do desenvolvimento infantil. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva pretendo apresentar o caminho percorrido ao longo da Unidade Curricular Estágio, tendo como tema transversal a Promoção do Desenvolvimento Infantil. Torna-se fundamental que o EESIP trabalhe esta temática para ajudar a criança, em parceria com a família, a desenvolver-se dentro dos padrões esperados para a sua idade. |
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