Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48741 |
Resumo: | O Employer branding (EB) tem se destacado como uma fonte importante de obtenção de vantagem competitiva, criando valor para as organizações. O objetivo do estudo é perceber como o EB contribui para o sucesso das organizações e como a estratégia de Employee Value Proposition (EVP) influência a atração e retenção, relacionando variáveis como o fator idade, género e dimensão da empresa. A pesquisa classifica-se como quantitativa, na análise das questões sociodemográficas, e qualitativa, na análise das entrevistas realizadas. As entrevistas foram aplicadas a profissionais de Recursos humanos, com cargos profissionais distintos. A atração e retenção é um fator benéfico e crucial, sendo que se torna imprescindível trabalhar o momento anterior à atração, ou seja, colocar em primeiro plano a retenção e em segundo lugar a atração, isto impulsionará menos turnover, redução de custos com entradas e saídas, maiores níveis de produtividade e, consequentemente, maior sucesso organizacional. Foi possível identificar que EVP é uma ferramenta imprescindível que impacta na atração e retenção, sendo importante o desenvolvimento de propostas de valor diferenciadas. O estudo pode ser utilizado, futuramente, para novas pesquisas e pode servir de comparação para diferentes épocas no que diz respeito às condições presentes nas propostas de valor. É um estudo que apresenta limitações como a bibliografia devido às temáticas serem novas tendências de aplicação no mercado de trabalho. O trabalho sugere futuras linhas de investigação como a possibilidade de aprofundamento teórico e prático e a possibilidade de elaboração de um estudo de caso. |
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Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentosEB, EVP, Atração, Retenção, EngagementO Employer branding (EB) tem se destacado como uma fonte importante de obtenção de vantagem competitiva, criando valor para as organizações. O objetivo do estudo é perceber como o EB contribui para o sucesso das organizações e como a estratégia de Employee Value Proposition (EVP) influência a atração e retenção, relacionando variáveis como o fator idade, género e dimensão da empresa. A pesquisa classifica-se como quantitativa, na análise das questões sociodemográficas, e qualitativa, na análise das entrevistas realizadas. As entrevistas foram aplicadas a profissionais de Recursos humanos, com cargos profissionais distintos. A atração e retenção é um fator benéfico e crucial, sendo que se torna imprescindível trabalhar o momento anterior à atração, ou seja, colocar em primeiro plano a retenção e em segundo lugar a atração, isto impulsionará menos turnover, redução de custos com entradas e saídas, maiores níveis de produtividade e, consequentemente, maior sucesso organizacional. Foi possível identificar que EVP é uma ferramenta imprescindível que impacta na atração e retenção, sendo importante o desenvolvimento de propostas de valor diferenciadas. O estudo pode ser utilizado, futuramente, para novas pesquisas e pode servir de comparação para diferentes épocas no que diz respeito às condições presentes nas propostas de valor. É um estudo que apresenta limitações como a bibliografia devido às temáticas serem novas tendências de aplicação no mercado de trabalho. O trabalho sugere futuras linhas de investigação como a possibilidade de aprofundamento teórico e prático e a possibilidade de elaboração de um estudo de caso.Borges, AnaRepositório ComumMorais, Inês2024-01-09T10:52:32Z2023-12-192023-10-252023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48741TID:203457820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T14:00:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:08.136040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O Employer branding (EB) tem se destacado como uma fonte importante de obtenção de vantagem competitiva, criando valor para as organizações. O objetivo do estudo é perceber como o EB contribui para o sucesso das organizações e como a estratégia de Employee Value Proposition (EVP) influência a atração e retenção, relacionando variáveis como o fator idade, género e dimensão da empresa. A pesquisa classifica-se como quantitativa, na análise das questões sociodemográficas, e qualitativa, na análise das entrevistas realizadas. As entrevistas foram aplicadas a profissionais de Recursos humanos, com cargos profissionais distintos. A atração e retenção é um fator benéfico e crucial, sendo que se torna imprescindível trabalhar o momento anterior à atração, ou seja, colocar em primeiro plano a retenção e em segundo lugar a atração, isto impulsionará menos turnover, redução de custos com entradas e saídas, maiores níveis de produtividade e, consequentemente, maior sucesso organizacional. Foi possível identificar que EVP é uma ferramenta imprescindível que impacta na atração e retenção, sendo importante o desenvolvimento de propostas de valor diferenciadas. O estudo pode ser utilizado, futuramente, para novas pesquisas e pode servir de comparação para diferentes épocas no que diz respeito às condições presentes nas propostas de valor. É um estudo que apresenta limitações como a bibliografia devido às temáticas serem novas tendências de aplicação no mercado de trabalho. O trabalho sugere futuras linhas de investigação como a possibilidade de aprofundamento teórico e prático e a possibilidade de elaboração de um estudo de caso. |
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