Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Inês
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48741
Resumo: O Employer branding (EB) tem se destacado como uma fonte importante de obtenção de vantagem competitiva, criando valor para as organizações. O objetivo do estudo é perceber como o EB contribui para o sucesso das organizações e como a estratégia de Employee Value Proposition (EVP) influência a atração e retenção, relacionando variáveis como o fator idade, género e dimensão da empresa. A pesquisa classifica-se como quantitativa, na análise das questões sociodemográficas, e qualitativa, na análise das entrevistas realizadas. As entrevistas foram aplicadas a profissionais de Recursos humanos, com cargos profissionais distintos. A atração e retenção é um fator benéfico e crucial, sendo que se torna imprescindível trabalhar o momento anterior à atração, ou seja, colocar em primeiro plano a retenção e em segundo lugar a atração, isto impulsionará menos turnover, redução de custos com entradas e saídas, maiores níveis de produtividade e, consequentemente, maior sucesso organizacional. Foi possível identificar que EVP é uma ferramenta imprescindível que impacta na atração e retenção, sendo importante o desenvolvimento de propostas de valor diferenciadas. O estudo pode ser utilizado, futuramente, para novas pesquisas e pode servir de comparação para diferentes épocas no que diz respeito às condições presentes nas propostas de valor. É um estudo que apresenta limitações como a bibliografia devido às temáticas serem novas tendências de aplicação no mercado de trabalho. O trabalho sugere futuras linhas de investigação como a possibilidade de aprofundamento teórico e prático e a possibilidade de elaboração de um estudo de caso.
id RCAP_8317bcde4c56e132bdb0b480335b7ba0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48741
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentosEB, EVP, Atração, Retenção, EngagementO Employer branding (EB) tem se destacado como uma fonte importante de obtenção de vantagem competitiva, criando valor para as organizações. O objetivo do estudo é perceber como o EB contribui para o sucesso das organizações e como a estratégia de Employee Value Proposition (EVP) influência a atração e retenção, relacionando variáveis como o fator idade, género e dimensão da empresa. A pesquisa classifica-se como quantitativa, na análise das questões sociodemográficas, e qualitativa, na análise das entrevistas realizadas. As entrevistas foram aplicadas a profissionais de Recursos humanos, com cargos profissionais distintos. A atração e retenção é um fator benéfico e crucial, sendo que se torna imprescindível trabalhar o momento anterior à atração, ou seja, colocar em primeiro plano a retenção e em segundo lugar a atração, isto impulsionará menos turnover, redução de custos com entradas e saídas, maiores níveis de produtividade e, consequentemente, maior sucesso organizacional. Foi possível identificar que EVP é uma ferramenta imprescindível que impacta na atração e retenção, sendo importante o desenvolvimento de propostas de valor diferenciadas. O estudo pode ser utilizado, futuramente, para novas pesquisas e pode servir de comparação para diferentes épocas no que diz respeito às condições presentes nas propostas de valor. É um estudo que apresenta limitações como a bibliografia devido às temáticas serem novas tendências de aplicação no mercado de trabalho. O trabalho sugere futuras linhas de investigação como a possibilidade de aprofundamento teórico e prático e a possibilidade de elaboração de um estudo de caso.Borges, AnaRepositório ComumMorais, Inês2024-01-09T10:52:32Z2023-12-192023-10-252023-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48741TID:203457820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T14:00:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48741Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:08.136040Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
title Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
spellingShingle Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
Morais, Inês
EB, EVP, Atração, Retenção, Engagement
title_short Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
title_full Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
title_fullStr Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
title_full_unstemmed Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
title_sort Employer value proposition - estratégia de employer branding na retenção e atração de talentos
author Morais, Inês
author_facet Morais, Inês
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Ana
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Inês
dc.subject.por.fl_str_mv EB, EVP, Atração, Retenção, Engagement
topic EB, EVP, Atração, Retenção, Engagement
description O Employer branding (EB) tem se destacado como uma fonte importante de obtenção de vantagem competitiva, criando valor para as organizações. O objetivo do estudo é perceber como o EB contribui para o sucesso das organizações e como a estratégia de Employee Value Proposition (EVP) influência a atração e retenção, relacionando variáveis como o fator idade, género e dimensão da empresa. A pesquisa classifica-se como quantitativa, na análise das questões sociodemográficas, e qualitativa, na análise das entrevistas realizadas. As entrevistas foram aplicadas a profissionais de Recursos humanos, com cargos profissionais distintos. A atração e retenção é um fator benéfico e crucial, sendo que se torna imprescindível trabalhar o momento anterior à atração, ou seja, colocar em primeiro plano a retenção e em segundo lugar a atração, isto impulsionará menos turnover, redução de custos com entradas e saídas, maiores níveis de produtividade e, consequentemente, maior sucesso organizacional. Foi possível identificar que EVP é uma ferramenta imprescindível que impacta na atração e retenção, sendo importante o desenvolvimento de propostas de valor diferenciadas. O estudo pode ser utilizado, futuramente, para novas pesquisas e pode servir de comparação para diferentes épocas no que diz respeito às condições presentes nas propostas de valor. É um estudo que apresenta limitações como a bibliografia devido às temáticas serem novas tendências de aplicação no mercado de trabalho. O trabalho sugere futuras linhas de investigação como a possibilidade de aprofundamento teórico e prático e a possibilidade de elaboração de um estudo de caso.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-19
2023-10-25
2023-12-19T00:00:00Z
2024-01-09T10:52:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/48741
TID:203457820
url http://hdl.handle.net/10400.26/48741
identifier_str_mv TID:203457820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136836359028736