Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10692 |
Resumo: | O presente relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o percurso formativo da docente estagiária desenvolvido nos dois níveis de educação. A formação inicial constituiu um momento ímpar neste processo, promovendo a aquisição de saberes científicos, pedagógicos e didáticos a par de uma perspetiva profissional investigativa e reflexiva sobre a prática. A PES realizou-se através do trabalho colaborativo, em parceria com o seu par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, através da partilha de conhecimentos. O processo formativo sustentou-se numa perspetiva socio construtivista do conhecimento e na metodologia de investigação-ação, caraterizada pelo processo de investigação em espiral – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo. A utilização desta metodologia facilitou a construção de conhecimento sobre a criança, tendo em conta os seus interesses e necessidades, possibilitando assim que esta fosse o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a PES consistiu num momento de articulação entre a teoria e a prática, permitindo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, fundamentais para a construção de um perfil duplo de formação, contribuindo para a construção da sua identidade profissional. |
id |
RCAP_832632befdde4f3f54e46e6ab37429d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10692 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatório de EstágioEducaçãoSocio ConstrutivismoInvestigação-açãoPerfil duploEducationSocioconstructivismInvestigation-actionDouble ProfileDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o percurso formativo da docente estagiária desenvolvido nos dois níveis de educação. A formação inicial constituiu um momento ímpar neste processo, promovendo a aquisição de saberes científicos, pedagógicos e didáticos a par de uma perspetiva profissional investigativa e reflexiva sobre a prática. A PES realizou-se através do trabalho colaborativo, em parceria com o seu par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, através da partilha de conhecimentos. O processo formativo sustentou-se numa perspetiva socio construtivista do conhecimento e na metodologia de investigação-ação, caraterizada pelo processo de investigação em espiral – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo. A utilização desta metodologia facilitou a construção de conhecimento sobre a criança, tendo em conta os seus interesses e necessidades, possibilitando assim que esta fosse o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a PES consistiu num momento de articulação entre a teoria e a prática, permitindo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, fundamentais para a construção de um perfil duplo de formação, contribuindo para a construção da sua identidade profissional.The present internship report is included in the scope of the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, integrated in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, intends to present the training course of the trainee teacher developed at both levels of Education. The initial training was a unique moment in this process, promoting the acquisition of scientific, pedagogical and didactic knowledge along with a professional and reflective professional perspective on the practice. The Supervised Educational Practice was carried out through collaborative work, in partnership with its pedagogical pair, cooperating counselors and institutional supervisors, through the sharing of knowledge. The formative process was based on a socio-constructive perspective of knowledge and action-research methodology, characterized by the spiral investigation process - observation, planning, action, reflection and evaluation, contributing to the formation of a reflective professional. The use of this methodology facilitated the construction of knowledge about the child, taking into account their interests and needs, thus enabling it to be the center of the entire teaching and learning process. In this sense, the Supervised Educational Practice consisted of a moment of articulation between theory and practice, allowing the development of personal and professional skills, fundamental for the construction of a double profile of formation, contributing to the construction of its professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Marisa Sofia dos Santos2018-01-05T12:01:52Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10692TID:201852837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-07T01:46:38ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Silva, Marisa Sofia dos Santos Educação Socio Construtivismo Investigação-ação Perfil duplo Education Socioconstructivism Investigation-action Double Profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Silva, Marisa Sofia dos Santos |
author_facet |
Silva, Marisa Sofia dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Sá, Susana Marques de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marisa Sofia dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Socio Construtivismo Investigação-ação Perfil duplo Education Socioconstructivism Investigation-action Double Profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Socio Construtivismo Investigação-ação Perfil duplo Education Socioconstructivism Investigation-action Double Profile Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende dar a conhecer o percurso formativo da docente estagiária desenvolvido nos dois níveis de educação. A formação inicial constituiu um momento ímpar neste processo, promovendo a aquisição de saberes científicos, pedagógicos e didáticos a par de uma perspetiva profissional investigativa e reflexiva sobre a prática. A PES realizou-se através do trabalho colaborativo, em parceria com o seu par pedagógico, as orientadoras cooperantes e as supervisoras institucionais, através da partilha de conhecimentos. O processo formativo sustentou-se numa perspetiva socio construtivista do conhecimento e na metodologia de investigação-ação, caraterizada pelo processo de investigação em espiral – observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo. A utilização desta metodologia facilitou a construção de conhecimento sobre a criança, tendo em conta os seus interesses e necessidades, possibilitando assim que esta fosse o centro de todo o processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a PES consistiu num momento de articulação entre a teoria e a prática, permitindo o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, fundamentais para a construção de um perfil duplo de formação, contribuindo para a construção da sua identidade profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-05T12:01:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10692 TID:201852837 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10692 |
identifier_str_mv |
TID:201852837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302325659959296 |