Políticas de transporte em cidades médias: o papel do transporte urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Joana das Dores Faria
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3429
Resumo: As políticas locais em cidades médias podem melhorar a mobilidade e acessibilidade interna. Compreender como o estão e podem fazer é o objectivo desta dissertação. Para responder a esta questão analizamos e comparamos políticas de transportes urbanos ao nível municipal, utilizando a metodologia dos casos de estudo. Os dois casos de estudo foram Braga e S. João da Madeira: analisamos as suas políticas de transportes urbanos, o contexto em que surgiram e avaliamos os impactes da sua implementação. Pretendemos com esta metodologia mostrar as semelhanças e as particularidades entre os dois sistemas de transportes urbanos. Concluímos que, nos instrumentos de planeamento, o sistema de transportes urbanos não é encarado como estruturante ao desenvolvimento urbano. Os serviços de transporte colectivos melhoram a mobilidade da população que não pode usufruir de viatura própria, dando resposta às suas necessidades de acessibilidade, promovendo a equidade social. No entanto, não são capazes de atrair utilizadores do transporte individual. ABSTRACT: Local transport policies in medium-sized cities can improve internal mobility and accessibility. Understanding how they can and are doing it is the main goal of this dissertation. To answer this question we analysed and compared urban transport policies at the municipal level, using the case-study methodology. The two casestudies were Braga and S. João da Madeira: we analysed their urban transport policies, the context in which they appeared and evaluated the effects of their implementation. Using this methodology we intended to show the similarities and particularities between the two urban transport systems. We concluded that, in the planning instruments, the urban transport system is not seen as structuring to the urban development. These collective transportation services improve mobility of people who doesn’t own a private vehicle, responding to their accessibility needs, promoting social equity. But, despite that, they were not able to capture private transportation users.
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