O transporte coletivo informal em São Tomé e Luanda : a dimensão territorial do sistema de transporte público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14113 |
Resumo: | Nos últimos 30 anos, tem-se assistido nas cidades africanas à substituição do Transporte Público Formal pelo Transporte Coletivo Informal de baixa qualidade, ainda que seja o modo predominante. Estas dinâmicas têm excluído sócio-geograficamente a população mais vulnerável. Tomando como situações exemplares os casos de São Tomé e Luanda, este estudo pressupõe que as diversas dinâmicas de uso do território associadas ao sistema de Transporte Coletivo Informal, indicam a possibilidade de criação de um paradigma de gestão de transporte assente em políticas e estratégias integradas. Considera-se que estas podem impulsionar níveis mais eficientes de serviço, com qualidade e maior justiça e equidade sócio-espacial. Com a finalidade de promover uma mobilidade inclusiva, no fomento de políticas e modelos que alcancem um sistema de transporte sustentável, a pesquisa tem como objetivo identificar diretrizes para a elaboração de um Plano de Mobilidade e Gestão de Transporte em São Tomé e Luanda. O estudo estabelece orientações que propiciem a regulamentação de Transporte Coletivo Informal nos países em estudo. Palavras-chave - Mobilidade sustentável, modelo de gestão, transporte coletivo informal, planeamento do território |
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Nos últimos 30 anos, tem-se assistido nas cidades africanas à substituição do Transporte Público Formal pelo Transporte Coletivo Informal de baixa qualidade, ainda que seja o modo predominante. Estas dinâmicas têm excluído sócio-geograficamente a população mais vulnerável. Tomando como situações exemplares os casos de São Tomé e Luanda, este estudo pressupõe que as diversas dinâmicas de uso do território associadas ao sistema de Transporte Coletivo Informal, indicam a possibilidade de criação de um paradigma de gestão de transporte assente em políticas e estratégias integradas. Considera-se que estas podem impulsionar níveis mais eficientes de serviço, com qualidade e maior justiça e equidade sócio-espacial. Com a finalidade de promover uma mobilidade inclusiva, no fomento de políticas e modelos que alcancem um sistema de transporte sustentável, a pesquisa tem como objetivo identificar diretrizes para a elaboração de um Plano de Mobilidade e Gestão de Transporte em São Tomé e Luanda. O estudo estabelece orientações que propiciem a regulamentação de Transporte Coletivo Informal nos países em estudo. Palavras-chave - Mobilidade sustentável, modelo de gestão, transporte coletivo informal, planeamento do território |
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