Partidos políticos e princípio democrático : a seleção de candidatos a deputados federais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Glaucio de Lima e
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/38380
Resumo: É notória a crise de representação política da coletividade mediada pelos partidos políticos. Entre outras mazelas, tem-se observado a incapacidade de os partidos incluírem parcelas expressivas da Sociedade na dinâmica político-democrática. Diante desta realidade, pretende-se analisar os estatutos dos três partidos brasileiros atualmente com mais representatividade na Câmara dos Deputados, para que se possa verificar se os critérios estabelecidos por aqueles, para fins de filiação e seleção de candidaturas ao cargo de Deputado Federal, se encontram em consonância com o princípio democrático. Para o desenvolvimento dessa análise, recupera-se a história dos partidos políticos desde o seu sugimento até a sua constitucionalização, tanto no Brasil como no mundo, para compreender o papel que os partidos políticos devem desempenhar no processo de consolidação e desenvolvimento da democracia. Procede-se a análise do regime jurídico dos partidos políticos na Constituição Portuguesa de 1976, notadamente sob o enfoque do princípio democrático quanto à filiação e à seleção de candidaturas, não com o intuito de realizar um trabalho de direito comparado, mas como recurso adicional para aperfeiçoar o trabalho hermenêutico e a compreensão dos institutos jurídicos estudados. Em seguida, dedica-se ao estudo dos partidos políticos brasileiros, tendo como parâmetro a Constituição Federal de 1988. Analisa-se a mediação exclusiva da representação política pelos partidos políticos brasileiros, assim como a relação entre o princípio democrático e a autonomia conferida aos partidos pela Constituição Federal, para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento. Examina-se a possibilidade de sujeição dos partidos políticos ao princípio democrático e, em seguida, realiza-se uma aproximação do conceito de democracia interna no âmbito dos partidos políticos. Analisa-se o regime jurídico brasileiro da filiação a partidos políticos e do processo de seleção de candidaturas ao cargo de Deputado Federal, não sem antes explorar o regime de apresentação candidaturas nos direitos estrageiros. Posteriormente, projeta-se o conceito de democracia interna no âmbito dos partidos políticos sobre os estatutos dos três partidos selecionados, com o intuito de aferir, em concreto, a compatibilidade ou não das normas internas destes partidos com o princípio democrático, no que pertine especificamente à filiação e seleção de candidaturas. Verificou-se que não há apenas uma forma organizativa, determinada e rígida, que atenda ao princípio democrático, mas diferentes maneiras de traduzir e dar efetividade ao referido princípio constitucional sem, contudo, violar a autonomia conferida aos partidos pela Constituição Federal. Observou-se que as normas constantes dos estatutos dos partidos analisados são pouco democráticas, bem como dificultam o exercício efetivo do direito à participação política tanto por filiados quanto por não filiados. Constatou-se que a decisão sobre admissão de novos filiados e também, o poder de definição de candidatos, encontram-se, em grande medida, concentrados nas mãos das elites partidárias. Concluiu-se que a pouca oxigenação dos partidos políticos, dificulta o acesso de pessoas de fora da hierarquia partidária e, desta forma, compromete, em última análise, a representação política de uma Sociedade plural como a brasileira. Concluiu-se pela existência de medidas de natureza legislativa e judicial, entre outras, aptas a imprimir mais democraticidade à estrutura intrapartidária e ao processo de seleção de candidatos a deputados federais, de maneira a contribuir para mitigar déficit de representação política da sociedade brasileira.
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Para o desenvolvimento dessa análise, recupera-se a história dos partidos políticos desde o seu sugimento até a sua constitucionalização, tanto no Brasil como no mundo, para compreender o papel que os partidos políticos devem desempenhar no processo de consolidação e desenvolvimento da democracia. Procede-se a análise do regime jurídico dos partidos políticos na Constituição Portuguesa de 1976, notadamente sob o enfoque do princípio democrático quanto à filiação e à seleção de candidaturas, não com o intuito de realizar um trabalho de direito comparado, mas como recurso adicional para aperfeiçoar o trabalho hermenêutico e a compreensão dos institutos jurídicos estudados. Em seguida, dedica-se ao estudo dos partidos políticos brasileiros, tendo como parâmetro a Constituição Federal de 1988. Analisa-se a mediação exclusiva da representação política pelos partidos políticos brasileiros, assim como a relação entre o princípio democrático e a autonomia conferida aos partidos pela Constituição Federal, para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento. Examina-se a possibilidade de sujeição dos partidos políticos ao princípio democrático e, em seguida, realiza-se uma aproximação do conceito de democracia interna no âmbito dos partidos políticos. Analisa-se o regime jurídico brasileiro da filiação a partidos políticos e do processo de seleção de candidaturas ao cargo de Deputado Federal, não sem antes explorar o regime de apresentação candidaturas nos direitos estrageiros. Posteriormente, projeta-se o conceito de democracia interna no âmbito dos partidos políticos sobre os estatutos dos três partidos selecionados, com o intuito de aferir, em concreto, a compatibilidade ou não das normas internas destes partidos com o princípio democrático, no que pertine especificamente à filiação e seleção de candidaturas. Verificou-se que não há apenas uma forma organizativa, determinada e rígida, que atenda ao princípio democrático, mas diferentes maneiras de traduzir e dar efetividade ao referido princípio constitucional sem, contudo, violar a autonomia conferida aos partidos pela Constituição Federal. Observou-se que as normas constantes dos estatutos dos partidos analisados são pouco democráticas, bem como dificultam o exercício efetivo do direito à participação política tanto por filiados quanto por não filiados. Constatou-se que a decisão sobre admissão de novos filiados e também, o poder de definição de candidatos, encontram-se, em grande medida, concentrados nas mãos das elites partidárias. Concluiu-se que a pouca oxigenação dos partidos políticos, dificulta o acesso de pessoas de fora da hierarquia partidária e, desta forma, compromete, em última análise, a representação política de uma Sociedade plural como a brasileira. Concluiu-se pela existência de medidas de natureza legislativa e judicial, entre outras, aptas a imprimir mais democraticidade à estrutura intrapartidária e ao processo de seleção de candidatos a deputados federais, de maneira a contribuir para mitigar déficit de representação política da sociedade brasileira.The crisis of political representation of the community mediated by political parties is notorious. Among other problems, it has been observed the inability of the parties to include significant portions of the Society in the political-democratic dynamics. In view of this reality, it is intended to analyze the statutes of the three Brazilian parties that are most representative in the Chamber of Deputies, so that it can be verified whether the criteria established by them, for purposes of membership and selection of candidates for federal deputies, are in line with the democratic principle. In order to develop this analysis, the history of political parties is restored, from its inception until its constitutionalisation, both in Brazil and in the world, to understand the role that political parties must play in the process of consolidation and development of democracy. The legal regime of political parties is analyzed in the Portuguese Constitution of 1976, especially under the democratic principle of membership and selection of candidates, not with the purpose of performing a comparative law work, but as an additional resource to improve the hermeneutic work and the understanding of the legal institutes studied. Then, it is dedicated to the study of the Brazilian political parties, having as parameter the Federal Constitution of 1988. It analyzes the exclusive mediation of the political representation by the Brazilian political parties, as well as the relation between the democratic principle and the autonomy conferred to the parties by the Federal Constitution, to define its internal structure, organization and functioning. It examines the possibility of subjecting political parties to the democratic principle, and then approximates the concept of internal democracy within political parties. It analyzes the Brazilian legal regime of membership of political parties and the process of selection of candidacies for the position of Federal Deputy, but not before exploring the regime for the submission of candidacies in foreign law. Next, the concept of internal democracy is projected on the statutes of the three parties selected, in order to ascertain, in particular, the compatibility or not of the internal norms of these parties with the democratic principle, in what specifically refers to the membership and the selection of candidates. It was found that there is not only a rigid organizational form that complies with the democratic principle, but different ways of translating and giving effect to this constitutional principle without, however, violating the autonomy conferred on the parties by the Federal Constitution. It was observed that the rules contained in the statutes of the parties analyzed are not very democratic, as they make it difficult to effectively exercise the right to political participation by both members and non-members. It was found that the decision on the admission of new members and also the power of definition of candidates are to a large extent concentrated in the hands of the party elites. It was concluded that the lack of oxygenation of political parties makes it difficult for people outside the party hierarchy to access, and in this way ultimately compromises the political representation of a plural society such as the Brazilian one. It was concluded by the existence of legislative and judicial measures, among others, able to give more democracy to the intra-party structure and to the selection process of candidates for federal deputies, in order to contribute to mitigate the deficit of political representation of Brazilian society.Miranda, JorgeRepositório da Universidade de LisboaCastro, Glaucio de Lima e2019-05-22T15:32:29Z2019-03-212019-03-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/38380porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:36:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/38380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:52:12.048225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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