Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carolina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3017
Resumo: O tema deste artigo justifica-se pela pertinência de os professores conhecerem as necessidades e interesses dos alunos com quem trabalham diariamente, na medida em que estes são o foco principal do desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o objectivo principal do artigo é dar a conhecer aos intervenientes na acção educativa, em particular aos professores, as representações e necessidades que os alunos de ascendência africana sentem na aprendizagem da língua de escolarização, enquanto disciplina curricular, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as influências que consideram que o desenvolvimento linguístico tem na aprendizagem das restantes disciplinas curriculares. Serão apresentados os resultados de um estudo desenvolvido junto de alunos, dando conta das suas opiniões, com vista a melhorar os seus níveis de proficiência linguística no Português. Apresentam-se ainda sugestões, por parte dos alunos, com vista ao melhoramento das suas experiências pedagógicas, quer na aula de língua, quer nas aulas das restantes disciplinas do currículo. Palavras-chave Língua não materna; Língua de escolarização; Ensino e aprendizagem; Sucesso escolar
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spelling Ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunosENSEIGNEMENT ET APPRENTISSAGE DU PORTUGAIS LANGUE NON MATERNELLE: BESOINS ET REPRÉSENTIONS DES ÉLÈVESEnsino e aprendizagem do Português Língua Não Materna: necessidades e representações dos alunosArtigosO tema deste artigo justifica-se pela pertinência de os professores conhecerem as necessidades e interesses dos alunos com quem trabalham diariamente, na medida em que estes são o foco principal do desenvolvimento da aprendizagem. Assim, o objectivo principal do artigo é dar a conhecer aos intervenientes na acção educativa, em particular aos professores, as representações e necessidades que os alunos de ascendência africana sentem na aprendizagem da língua de escolarização, enquanto disciplina curricular, no 3.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as influências que consideram que o desenvolvimento linguístico tem na aprendizagem das restantes disciplinas curriculares. Serão apresentados os resultados de um estudo desenvolvido junto de alunos, dando conta das suas opiniões, com vista a melhorar os seus níveis de proficiência linguística no Português. Apresentam-se ainda sugestões, por parte dos alunos, com vista ao melhoramento das suas experiências pedagógicas, quer na aula de língua, quer nas aulas das restantes disciplinas do currículo. Palavras-chave Língua não materna; Língua de escolarização; Ensino e aprendizagem; Sucesso escolarIt’s extremely relevant that teachers know the needs and interests of students with whom they work daily in the sense that they are the main focus of learning development. Thus, the aim of this paper is to present to everyone concerned with education, specially teachers, the representations and needs that students of African origin when learning the language spoken at school, as a curricular subject in 3rd Cycle of Basic Education. Besides that, it is also important to highlight the influence that language development has on other curricular subjects. In this paper we will present a study carried out with students, in order to give an account of their opinions on how to improve their language proficiency. We will also present student’s suggestions of what can be done to improve their learning experience in language class as well as in other classes. Keywords Second language; School language; Teaching and learning; School successCe texte se justifie par la pertinence de faire connaître aux enseignants les besoins et intérêts des élèves avec qui ils travaillent jour à jour, dans la mesure où ceux-ci sont le principal focus du développement de l’apprentissage. De cette façon, le principal but de ce texte est de faire connaître aux intervenants de l’action éducative, en particulier aux enseignants, les représentations et les besoins que des élèves d’origine africaine ont dans l’apprentissage de la langue de scolarisation, en tant que matière curriculaire, au 3ème Cycle de l’Enseignement Basic, ainsi que le interférences que le développement linguistique a dans l’apprentissage des autres matières. Nous présentons les résultats d’une étude menée auprès des jeunes et nous présentons leurs opinions tentant en vue l’amélioration de leurs niveaux de compétence linguistique en portugais. Nous présentons aussi de suggestions faites par ces élèves visant l’amélioration de leurs expériences pédagogiques, soit dans les classes de langue, soit dans les classes des autres matières. Mots-clé Langue non maternelle; Langue de scolarisation; Enseignementapprentissage; Succès scolaireInstituto de Educação - Universidade do Minho2012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3017por2183-04520871-9187Gonçalves, Carolinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:09Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:27.798242Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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