Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Lu?s Miguel Guedes Baltazar Pires
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, F?tima Ney (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1268
Resumo: A Pandemia Covid-19, Novo Coronav?rus, trouxe mudan?as profundas para os professores do Ensino Superior. Desde a imposi??o do teletrabalho como obriga??o for?ando a migra??o para ensino ? dist?ncia e o isolamento social como forma de evitar a propaga??o do v?rus SARS-CoV-2. Os desafios e a adapta??o ao ensino ? dist?ncia neste contexto sanit?rio surpreenderam os professores com a obriga??o de confinamento obrigat?ria e sem qualquer tempo de prepara??o ou forma??o que em curto-prazo causou um impacto na vida profissional e pessoal. Ap?s a melhoria da crise sanit?ria vivida em Portugal foi poss?vel um al?vio de restri??es e o desconfinamento que levou ? implementa??o do sistema de ensino h?brido Bi-Modal como novo m?todo de ensino experimentado pelos professores do Ensino Superior, que consiste em aulas presenciais e ? dist?ncia em simult?neo recorrendo aos meios telem?ticos. O objetivo deste estudo ? compreender a perce??o dos professores do Ensino Superior sobre o teletrabalho durante os per?odos do primeiro confinamento em Portugal e o per?odo do sistema de ensino h?brido Bi-Modal. Especificamente pretende-se identificar qual o impacto do teletrabalho, e o sistema h?brido de ensino Bi-Modal nos professores do Ensino Superior nas dimens?es f?sica e ps?quicossocial nomeadamente altera??es do bem-estar, stress, sa?de geral, vitalidade, sa?de mental, emo??es positivas e emo??es negativas durante estes per?odos com base nas experi?ncias relatadas pelos docentes durante na Pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo b?sico ou gen?rico com 63 professores de uma institui??o de Ensino Superior em Coimbra, Portugal. Os dados foram recolhidos a partir de um formul?rio dispon?vel online durante o per?odo comprendido entre 11 de Dezembro de 2020 e 11 de Fevereiro de 2021. Os resultados mostram-nos que 42,9% dos inquiridos apresentam as mesmas altera??es em termos de bem-estar comparativamente entre o per?odo do 1? confinamento e o per?odo do sistema de ensino h?brido Bi-Modal. Os restantes participantes do estudo 57,1%, cerca de 36,5% destes consideram que as condi??es em termos de bem-estar foram piores durante o 1? confnamento. Apenas 20,6% da amostra consideram que o sistema de ensino h?brido Bi-Modal trouxe melhorias no bem-estar comparativamente ao per?odo de confinamento. Pode-se concluir que o sistema Bi-Modal apesar de exigir uma concentra??o acrescida pela dificuldade na gest?o dos dois planos, alunos presenciais e ? dist?ncia em simult?neo apresenta melhorias no bem-estar comparativamente ao teletrabalho no per?odo de confinamento. / The Covid-19 Pandemic, New Coronavirus, brought about profound changes for higher education teachers. Since the imposition of teleworking as an obligation, forcing migration to distance learning and social isolation as a way to prevent the spread of the SARS-CoV-2 virus. The challenges and adaptation to distance learning in this health context surprised teachers with the obligation of mandatory lockdown and without any time of preparation or training that in the short term had an impact on professional and personal life. After the improvement of the sanitary crisis experienced in Portugal, it was possible to relieve restrictions and the lack of definition that led to the implementation of the Bi-Modal hybrid education system as a new teaching method experienced by higher education teachers, which consists of face-to-face and distance classes simultaneously using telematic means. The aim of this study is to understand the perception of higher education teachers about teleworking during the periods of the first lockdown in Portugal and the period of the hybrid Bi-Modal education system. Specifically, it is intended to identify the impact of telework, and the hybrid Bi-Modal teaching system on Higher Education teachers in the physical and psychosocial dimensions, namely changes in well-being, stress, general health, vitality, mental health, positive emotions and negative emotions during these periods based on the experiences reported by teachers during Pandemic Covid-19. This is a basic or generic qualitative study with 63 teachers from a Higher Education institution in Coimbra, Portugal. The data were collected from a form available online during the period between 11 December 2020 and 11 February 2021. The results show that 42.8% of respondents show the same changes in terms of well-being comparatively between the period of the first lockdown and the period of the hybrid education system Bi-Modal. The remaining participants of the study 57.1%, about 36.5% of them consider that the conditions in terms of well-being were worse during the first lockdown. Only 20.6% of the sample considered that the Bi-Modal hybrid education system brought improvements in well- being compared to the period of lockdown. It can be concluded that the Bi-Modal system, despite requiring greater concentration due to the difficulty in managing two plans, face-to-face and distance students simultaneously, shows improvements in well- being compared to the lockdown period.
id RCAP_833ac9f3aca40c869b972ade3a6e1a20
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1268
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-ModalCovid-19 - Covid-19Teletrabalho - TeleworkBem-estar - Well-beingSa?de - HealthStress - StressEnsino Superior - Higher EducationProfessores - TeachersA Pandemia Covid-19, Novo Coronav?rus, trouxe mudan?as profundas para os professores do Ensino Superior. Desde a imposi??o do teletrabalho como obriga??o for?ando a migra??o para ensino ? dist?ncia e o isolamento social como forma de evitar a propaga??o do v?rus SARS-CoV-2. Os desafios e a adapta??o ao ensino ? dist?ncia neste contexto sanit?rio surpreenderam os professores com a obriga??o de confinamento obrigat?ria e sem qualquer tempo de prepara??o ou forma??o que em curto-prazo causou um impacto na vida profissional e pessoal. Ap?s a melhoria da crise sanit?ria vivida em Portugal foi poss?vel um al?vio de restri??es e o desconfinamento que levou ? implementa??o do sistema de ensino h?brido Bi-Modal como novo m?todo de ensino experimentado pelos professores do Ensino Superior, que consiste em aulas presenciais e ? dist?ncia em simult?neo recorrendo aos meios telem?ticos. O objetivo deste estudo ? compreender a perce??o dos professores do Ensino Superior sobre o teletrabalho durante os per?odos do primeiro confinamento em Portugal e o per?odo do sistema de ensino h?brido Bi-Modal. Especificamente pretende-se identificar qual o impacto do teletrabalho, e o sistema h?brido de ensino Bi-Modal nos professores do Ensino Superior nas dimens?es f?sica e ps?quicossocial nomeadamente altera??es do bem-estar, stress, sa?de geral, vitalidade, sa?de mental, emo??es positivas e emo??es negativas durante estes per?odos com base nas experi?ncias relatadas pelos docentes durante na Pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo b?sico ou gen?rico com 63 professores de uma institui??o de Ensino Superior em Coimbra, Portugal. Os dados foram recolhidos a partir de um formul?rio dispon?vel online durante o per?odo comprendido entre 11 de Dezembro de 2020 e 11 de Fevereiro de 2021. Os resultados mostram-nos que 42,9% dos inquiridos apresentam as mesmas altera??es em termos de bem-estar comparativamente entre o per?odo do 1? confinamento e o per?odo do sistema de ensino h?brido Bi-Modal. Os restantes participantes do estudo 57,1%, cerca de 36,5% destes consideram que as condi??es em termos de bem-estar foram piores durante o 1? confnamento. Apenas 20,6% da amostra consideram que o sistema de ensino h?brido Bi-Modal trouxe melhorias no bem-estar comparativamente ao per?odo de confinamento. Pode-se concluir que o sistema Bi-Modal apesar de exigir uma concentra??o acrescida pela dificuldade na gest?o dos dois planos, alunos presenciais e ? dist?ncia em simult?neo apresenta melhorias no bem-estar comparativamente ao teletrabalho no per?odo de confinamento. / The Covid-19 Pandemic, New Coronavirus, brought about profound changes for higher education teachers. Since the imposition of teleworking as an obligation, forcing migration to distance learning and social isolation as a way to prevent the spread of the SARS-CoV-2 virus. The challenges and adaptation to distance learning in this health context surprised teachers with the obligation of mandatory lockdown and without any time of preparation or training that in the short term had an impact on professional and personal life. After the improvement of the sanitary crisis experienced in Portugal, it was possible to relieve restrictions and the lack of definition that led to the implementation of the Bi-Modal hybrid education system as a new teaching method experienced by higher education teachers, which consists of face-to-face and distance classes simultaneously using telematic means. The aim of this study is to understand the perception of higher education teachers about teleworking during the periods of the first lockdown in Portugal and the period of the hybrid Bi-Modal education system. Specifically, it is intended to identify the impact of telework, and the hybrid Bi-Modal teaching system on Higher Education teachers in the physical and psychosocial dimensions, namely changes in well-being, stress, general health, vitality, mental health, positive emotions and negative emotions during these periods based on the experiences reported by teachers during Pandemic Covid-19. This is a basic or generic qualitative study with 63 teachers from a Higher Education institution in Coimbra, Portugal. The data were collected from a form available online during the period between 11 December 2020 and 11 February 2021. The results show that 42.8% of respondents show the same changes in terms of well-being comparatively between the period of the first lockdown and the period of the hybrid education system Bi-Modal. The remaining participants of the study 57.1%, about 36.5% of them consider that the conditions in terms of well-being were worse during the first lockdown. Only 20.6% of the sample considered that the Bi-Modal hybrid education system brought improvements in well- being compared to the period of lockdown. It can be concluded that the Bi-Modal system, despite requiring greater concentration due to the difficulty in managing two plans, face-to-face and distance students simultaneously, shows improvements in well- being compared to the lockdown period.ISMT2021-07-19T10:09:41Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1268TID:202736067porFerreira, Lu?s Miguel Guedes Baltazar PiresMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:42ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
title Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
spellingShingle Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
Ferreira, Lu?s Miguel Guedes Baltazar Pires
Covid-19 - Covid-19
Teletrabalho - Telework
Bem-estar - Well-being
Sa?de - Health
Stress - Stress
Ensino Superior - Higher Education
Professores - Teachers
title_short Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
title_full Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
title_fullStr Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
title_full_unstemmed Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
title_sort Teletrabalho no Ensino Superior durante a Pandemia Covid-19 e o Sistema de Ensino H?brido Bi-Modal
author Ferreira, Lu?s Miguel Guedes Baltazar Pires
author_facet Ferreira, Lu?s Miguel Guedes Baltazar Pires
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author_role author
author2 Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Lu?s Miguel Guedes Baltazar Pires
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19 - Covid-19
Teletrabalho - Telework
Bem-estar - Well-being
Sa?de - Health
Stress - Stress
Ensino Superior - Higher Education
Professores - Teachers
topic Covid-19 - Covid-19
Teletrabalho - Telework
Bem-estar - Well-being
Sa?de - Health
Stress - Stress
Ensino Superior - Higher Education
Professores - Teachers
description A Pandemia Covid-19, Novo Coronav?rus, trouxe mudan?as profundas para os professores do Ensino Superior. Desde a imposi??o do teletrabalho como obriga??o for?ando a migra??o para ensino ? dist?ncia e o isolamento social como forma de evitar a propaga??o do v?rus SARS-CoV-2. Os desafios e a adapta??o ao ensino ? dist?ncia neste contexto sanit?rio surpreenderam os professores com a obriga??o de confinamento obrigat?ria e sem qualquer tempo de prepara??o ou forma??o que em curto-prazo causou um impacto na vida profissional e pessoal. Ap?s a melhoria da crise sanit?ria vivida em Portugal foi poss?vel um al?vio de restri??es e o desconfinamento que levou ? implementa??o do sistema de ensino h?brido Bi-Modal como novo m?todo de ensino experimentado pelos professores do Ensino Superior, que consiste em aulas presenciais e ? dist?ncia em simult?neo recorrendo aos meios telem?ticos. O objetivo deste estudo ? compreender a perce??o dos professores do Ensino Superior sobre o teletrabalho durante os per?odos do primeiro confinamento em Portugal e o per?odo do sistema de ensino h?brido Bi-Modal. Especificamente pretende-se identificar qual o impacto do teletrabalho, e o sistema h?brido de ensino Bi-Modal nos professores do Ensino Superior nas dimens?es f?sica e ps?quicossocial nomeadamente altera??es do bem-estar, stress, sa?de geral, vitalidade, sa?de mental, emo??es positivas e emo??es negativas durante estes per?odos com base nas experi?ncias relatadas pelos docentes durante na Pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo b?sico ou gen?rico com 63 professores de uma institui??o de Ensino Superior em Coimbra, Portugal. Os dados foram recolhidos a partir de um formul?rio dispon?vel online durante o per?odo comprendido entre 11 de Dezembro de 2020 e 11 de Fevereiro de 2021. Os resultados mostram-nos que 42,9% dos inquiridos apresentam as mesmas altera??es em termos de bem-estar comparativamente entre o per?odo do 1? confinamento e o per?odo do sistema de ensino h?brido Bi-Modal. Os restantes participantes do estudo 57,1%, cerca de 36,5% destes consideram que as condi??es em termos de bem-estar foram piores durante o 1? confnamento. Apenas 20,6% da amostra consideram que o sistema de ensino h?brido Bi-Modal trouxe melhorias no bem-estar comparativamente ao per?odo de confinamento. Pode-se concluir que o sistema Bi-Modal apesar de exigir uma concentra??o acrescida pela dificuldade na gest?o dos dois planos, alunos presenciais e ? dist?ncia em simult?neo apresenta melhorias no bem-estar comparativamente ao teletrabalho no per?odo de confinamento. / The Covid-19 Pandemic, New Coronavirus, brought about profound changes for higher education teachers. Since the imposition of teleworking as an obligation, forcing migration to distance learning and social isolation as a way to prevent the spread of the SARS-CoV-2 virus. The challenges and adaptation to distance learning in this health context surprised teachers with the obligation of mandatory lockdown and without any time of preparation or training that in the short term had an impact on professional and personal life. After the improvement of the sanitary crisis experienced in Portugal, it was possible to relieve restrictions and the lack of definition that led to the implementation of the Bi-Modal hybrid education system as a new teaching method experienced by higher education teachers, which consists of face-to-face and distance classes simultaneously using telematic means. The aim of this study is to understand the perception of higher education teachers about teleworking during the periods of the first lockdown in Portugal and the period of the hybrid Bi-Modal education system. Specifically, it is intended to identify the impact of telework, and the hybrid Bi-Modal teaching system on Higher Education teachers in the physical and psychosocial dimensions, namely changes in well-being, stress, general health, vitality, mental health, positive emotions and negative emotions during these periods based on the experiences reported by teachers during Pandemic Covid-19. This is a basic or generic qualitative study with 63 teachers from a Higher Education institution in Coimbra, Portugal. The data were collected from a form available online during the period between 11 December 2020 and 11 February 2021. The results show that 42.8% of respondents show the same changes in terms of well-being comparatively between the period of the first lockdown and the period of the hybrid education system Bi-Modal. The remaining participants of the study 57.1%, about 36.5% of them consider that the conditions in terms of well-being were worse during the first lockdown. Only 20.6% of the sample considered that the Bi-Modal hybrid education system brought improvements in well- being compared to the period of lockdown. It can be concluded that the Bi-Modal system, despite requiring greater concentration due to the difficulty in managing two plans, face-to-face and distance students simultaneously, shows improvements in well- being compared to the lockdown period.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19T10:09:41Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1268
TID:202736067
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1268
identifier_str_mv TID:202736067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303609950601216