Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33512 |
Resumo: | O autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de edu-cação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadra-mento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resul-tantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual. |
id |
RCAP_833c6b579a890ea7cca5f363a47093dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidadeSocial justice and education models: for a fair and quality schoolPluridimensionalidade da justiçaModelos de educaçãoQualidade educativaEscola justaPluridimensional justiceModels of educationEducational qualityFair schoolO autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de edu-cação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadra-mento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resul-tantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual.The author begins by characterizing social justice in today's times, inserting it into an abnormal framework, bearing in mind not only the plural theoretical dimension but also the normative plane. Next, and after to present three educational models: the human capital, human rights and social justice, the author holds up a particular way in the latter, emphasizing some of its possibilities and implications in terms of educational qua-lity. However, despite the relevance of this framework, this work suggests other ways of seeing justice and educational quality at school, due to other rationalities that underlie the school reality and that will require greater attention to how a just and quality school can be built.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEstêvão, Carlos V.2021-06-08T15:14:35Z2016-07-132016-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33512por1518-348310.7213/dialogo.educ.16.047.ds02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:15.194048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade Social justice and education models: for a fair and quality school |
title |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade |
spellingShingle |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade Estêvão, Carlos V. Pluridimensionalidade da justiça Modelos de educação Qualidade educativa Escola justa Pluridimensional justice Models of education Educational quality Fair school |
title_short |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade |
title_full |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade |
title_fullStr |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade |
title_full_unstemmed |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade |
title_sort |
Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade |
author |
Estêvão, Carlos V. |
author_facet |
Estêvão, Carlos V. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estêvão, Carlos V. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pluridimensionalidade da justiça Modelos de educação Qualidade educativa Escola justa Pluridimensional justice Models of education Educational quality Fair school |
topic |
Pluridimensionalidade da justiça Modelos de educação Qualidade educativa Escola justa Pluridimensional justice Models of education Educational quality Fair school |
description |
O autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de edu-cação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadra-mento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resul-tantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-13 2016-07-13T00:00:00Z 2021-06-08T15:14:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33512 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33512 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1518-3483 10.7213/dialogo.educ.16.047.ds02 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131989726461952 |