Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estêvão, Carlos V.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33512
Resumo: O autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de edu-cação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadra-mento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resul-tantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual.
id RCAP_833c6b579a890ea7cca5f363a47093dd
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33512
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidadeSocial justice and education models: for a fair and quality schoolPluridimensionalidade da justiçaModelos de educaçãoQualidade educativaEscola justaPluridimensional justiceModels of educationEducational qualityFair schoolO autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de edu-cação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadra-mento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resul-tantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual.The author begins by characterizing social justice in today's times, inserting it into an abnormal framework, bearing in mind not only the plural theoretical dimension but also the normative plane. Next, and after to present three educational models: the human capital, human rights and social justice, the author holds up a particular way in the latter, emphasizing some of its possibilities and implications in terms of educational qua-lity. However, despite the relevance of this framework, this work suggests other ways of seeing justice and educational quality at school, due to other rationalities that underlie the school reality and that will require greater attention to how a just and quality school can be built.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaEstêvão, Carlos V.2021-06-08T15:14:35Z2016-07-132016-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33512por1518-348310.7213/dialogo.educ.16.047.ds02info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:39:11Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:27:15.194048Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
Social justice and education models: for a fair and quality school
title Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
spellingShingle Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
Estêvão, Carlos V.
Pluridimensionalidade da justiça
Modelos de educação
Qualidade educativa
Escola justa
Pluridimensional justice
Models of education
Educational quality
Fair school
title_short Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
title_full Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
title_fullStr Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
title_full_unstemmed Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
title_sort Justiça social e modelos de educação: para uma escola justa e de qualidade
author Estêvão, Carlos V.
author_facet Estêvão, Carlos V.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Estêvão, Carlos V.
dc.subject.por.fl_str_mv Pluridimensionalidade da justiça
Modelos de educação
Qualidade educativa
Escola justa
Pluridimensional justice
Models of education
Educational quality
Fair school
topic Pluridimensionalidade da justiça
Modelos de educação
Qualidade educativa
Escola justa
Pluridimensional justice
Models of education
Educational quality
Fair school
description O autor começa por caracterizar a justiça social nos tempos de hoje, enquadrando-a num registo de anormalidade, tendo presente não apenas a sua dimensão teórica plural, mas também o plano da normatividade. A seguir, e depois de apresentar três modelos de edu-cação: o do capital humano, o dos direitos humanos e o da justiça social, o autor detém-se de modo particular neste último, salientando algumas das suas virtualidades e implicações em termos de qualidade educativa. Porém, e não obstante a relevância deste enquadra-mento, este trabalho sugere outros modos de ver a justiça e a qualidade na escola, resul-tantes de outras racionalidades que perpassam a realidade escolar e que vão exigir uma maior atenção ao modo como poderá construir-se uma escola justa e de qualidade no mundo atual.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-13
2016-07-13T00:00:00Z
2021-06-08T15:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/33512
url http://hdl.handle.net/10400.14/33512
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1518-3483
10.7213/dialogo.educ.16.047.ds02
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131989726461952