Escola Justa: Uma revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bianca Pereira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Hora, Dinair Leal da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606
Resumo: Este artigo vem analisar teoricamente os conceitos de escola e de escola justa, buscando uma reflexão acerca de suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que uma escola não pode ser justa senão quando supera a crença num ideal de justiça escolar, mas quando combina princípios de justiça diferentes, processo este que a distância dos julgamentos e das suposições simplistas, que procuram soluções milagrosas. Sugere-se que estudos futuros abordem justiça e educação, mobilizando análises sobre avanços no direito à educação, aos limites e potencialidades das políticas educacionais e às dinâmicas vivenciadas no micro campo escolar, e de que forma tais políticas repercutem em termos de práticas escolares e princípios de justiça que afloram no chão das escolas.
id UNIFEI_d98c514e525dab3a44d3a6828c4cb307
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39606
network_acronym_str UNIFEI
network_name_str Research, Society and Development
repository_id_str
spelling Escola Justa: Uma revisão narrativaFair School: A narrative reviewEscuela Justa: Una revisión narrativaEscolaEscola JustaJustiça escolar.EscuelaEscuela JustaJusticia Escolar.SchoolFair SchoolSchool Justice.Este artigo vem analisar teoricamente os conceitos de escola e de escola justa, buscando uma reflexão acerca de suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que uma escola não pode ser justa senão quando supera a crença num ideal de justiça escolar, mas quando combina princípios de justiça diferentes, processo este que a distância dos julgamentos e das suposições simplistas, que procuram soluções milagrosas. Sugere-se que estudos futuros abordem justiça e educação, mobilizando análises sobre avanços no direito à educação, aos limites e potencialidades das políticas educacionais e às dinâmicas vivenciadas no micro campo escolar, e de que forma tais políticas repercutem em termos de práticas escolares e princípios de justiça que afloram no chão das escolas.This article theoretically analyzes the concepts of school and fair school, seeking a reflection on their strengths and difficulties. This is an exploratory research with a qualitative approach. To develop it, the narrative review technique was used, which allows the construction of articles in which the authors can carry out broader critical analyzes and interpretations. Revealing that a school can only be fair when it overcomes the belief in an ideal of school justice, but when it combines different principles of justice, a process that distances itself from judgments and simplistic assumptions, which seek miraculous solutions. It is suggested that future studies address justice and education, mobilizing analyzes on advances in the right to education, the limits and potential of educational policies and the dynamics experienced in the micro school field, and how such policies have repercussions in terms of school practices and principles of justice that emerge on the school floor.Este artículo analiza teóricamente los conceptos de escuela y escuela justa, buscando una reflexión sobre sus fortalezas y dificultades. Se trata de una investigación exploratoria con enfoque cualitativo. Para su desarrollo se utilizó la técnica de revisión narrativa, que posibilita la construcción de artículos en los que los autores pueden realizar análisis e interpretaciones críticas más amplias. Revelando que una escuela sólo puede ser justa cuando supera la creencia en un ideal de justicia escolar, pero cuando combina diferentes principios de justicia, proceso que se aleja de juicios y supuestos simplistas, que buscan soluciones milagrosas. Se sugiere que futuros estudios aborden la justicia y la educación, movilizando análisis sobre los avances en el derecho a la educación, los límites y potencialidades de las políticas educativas y las dinámicas que se viven en el campo de la micro escuela, y cómo dichas políticas repercuten en las prácticas y prácticas escolares. principios de justicia que emergen en el suelo escolar.Research, Society and Development2023-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3960610.33448/rsd-v12i1.39606Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e12712139606Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e12712139606Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e127121396062525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606/32453Copyright (c) 2023 Bianca Pereira de Sousa; Dinair Leal da Horahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Bianca Pereira de Hora, Dinair Leal da2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39606Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola Justa: Uma revisão narrativa
Fair School: A narrative review
Escuela Justa: Una revisión narrativa
title Escola Justa: Uma revisão narrativa
spellingShingle Escola Justa: Uma revisão narrativa
Sousa, Bianca Pereira de
Escola
Escola Justa
Justiça escolar.
Escuela
Escuela Justa
Justicia Escolar.
School
Fair School
School Justice.
title_short Escola Justa: Uma revisão narrativa
title_full Escola Justa: Uma revisão narrativa
title_fullStr Escola Justa: Uma revisão narrativa
title_full_unstemmed Escola Justa: Uma revisão narrativa
title_sort Escola Justa: Uma revisão narrativa
author Sousa, Bianca Pereira de
author_facet Sousa, Bianca Pereira de
Hora, Dinair Leal da
author_role author
author2 Hora, Dinair Leal da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Bianca Pereira de
Hora, Dinair Leal da
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Escola Justa
Justiça escolar.
Escuela
Escuela Justa
Justicia Escolar.
School
Fair School
School Justice.
topic Escola
Escola Justa
Justiça escolar.
Escuela
Escuela Justa
Justicia Escolar.
School
Fair School
School Justice.
description Este artigo vem analisar teoricamente os conceitos de escola e de escola justa, buscando uma reflexão acerca de suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que uma escola não pode ser justa senão quando supera a crença num ideal de justiça escolar, mas quando combina princípios de justiça diferentes, processo este que a distância dos julgamentos e das suposições simplistas, que procuram soluções milagrosas. Sugere-se que estudos futuros abordem justiça e educação, mobilizando análises sobre avanços no direito à educação, aos limites e potencialidades das políticas educacionais e às dinâmicas vivenciadas no micro campo escolar, e de que forma tais políticas repercutem em termos de práticas escolares e princípios de justiça que afloram no chão das escolas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606
10.33448/rsd-v12i1.39606
url https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606
identifier_str_mv 10.33448/rsd-v12i1.39606
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606/32453
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Bianca Pereira de Sousa; Dinair Leal da Hora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Bianca Pereira de Sousa; Dinair Leal da Hora
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
publisher.none.fl_str_mv Research, Society and Development
dc.source.none.fl_str_mv Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e12712139606
Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e12712139606
Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e12712139606
2525-3409
reponame:Research, Society and Development
instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron:UNIFEI
instname_str Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
instacron_str UNIFEI
institution UNIFEI
reponame_str Research, Society and Development
collection Research, Society and Development
repository.name.fl_str_mv Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
repository.mail.fl_str_mv rsd.articles@gmail.com
_version_ 1797052616026357760