Escola Justa: Uma revisão narrativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606 |
Resumo: | Este artigo vem analisar teoricamente os conceitos de escola e de escola justa, buscando uma reflexão acerca de suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que uma escola não pode ser justa senão quando supera a crença num ideal de justiça escolar, mas quando combina princípios de justiça diferentes, processo este que a distância dos julgamentos e das suposições simplistas, que procuram soluções milagrosas. Sugere-se que estudos futuros abordem justiça e educação, mobilizando análises sobre avanços no direito à educação, aos limites e potencialidades das políticas educacionais e às dinâmicas vivenciadas no micro campo escolar, e de que forma tais políticas repercutem em termos de práticas escolares e princípios de justiça que afloram no chão das escolas. |
id |
UNIFEI_d98c514e525dab3a44d3a6828c4cb307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39606 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola Justa: Uma revisão narrativaFair School: A narrative reviewEscuela Justa: Una revisión narrativaEscolaEscola JustaJustiça escolar.EscuelaEscuela JustaJusticia Escolar.SchoolFair SchoolSchool Justice.Este artigo vem analisar teoricamente os conceitos de escola e de escola justa, buscando uma reflexão acerca de suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que uma escola não pode ser justa senão quando supera a crença num ideal de justiça escolar, mas quando combina princípios de justiça diferentes, processo este que a distância dos julgamentos e das suposições simplistas, que procuram soluções milagrosas. Sugere-se que estudos futuros abordem justiça e educação, mobilizando análises sobre avanços no direito à educação, aos limites e potencialidades das políticas educacionais e às dinâmicas vivenciadas no micro campo escolar, e de que forma tais políticas repercutem em termos de práticas escolares e princípios de justiça que afloram no chão das escolas.This article theoretically analyzes the concepts of school and fair school, seeking a reflection on their strengths and difficulties. This is an exploratory research with a qualitative approach. To develop it, the narrative review technique was used, which allows the construction of articles in which the authors can carry out broader critical analyzes and interpretations. Revealing that a school can only be fair when it overcomes the belief in an ideal of school justice, but when it combines different principles of justice, a process that distances itself from judgments and simplistic assumptions, which seek miraculous solutions. It is suggested that future studies address justice and education, mobilizing analyzes on advances in the right to education, the limits and potential of educational policies and the dynamics experienced in the micro school field, and how such policies have repercussions in terms of school practices and principles of justice that emerge on the school floor.Este artículo analiza teóricamente los conceptos de escuela y escuela justa, buscando una reflexión sobre sus fortalezas y dificultades. Se trata de una investigación exploratoria con enfoque cualitativo. Para su desarrollo se utilizó la técnica de revisión narrativa, que posibilita la construcción de artículos en los que los autores pueden realizar análisis e interpretaciones críticas más amplias. Revelando que una escuela sólo puede ser justa cuando supera la creencia en un ideal de justicia escolar, pero cuando combina diferentes principios de justicia, proceso que se aleja de juicios y supuestos simplistas, que buscan soluciones milagrosas. Se sugiere que futuros estudios aborden la justicia y la educación, movilizando análisis sobre los avances en el derecho a la educación, los límites y potencialidades de las políticas educativas y las dinámicas que se viven en el campo de la micro escuela, y cómo dichas políticas repercuten en las prácticas y prácticas escolares. principios de justicia que emergen en el suelo escolar.Research, Society and Development2023-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3960610.33448/rsd-v12i1.39606Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e12712139606Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e12712139606Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e127121396062525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606/32453Copyright (c) 2023 Bianca Pereira de Sousa; Dinair Leal da Horahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Bianca Pereira de Hora, Dinair Leal da2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39606Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Justa: Uma revisão narrativa Fair School: A narrative review Escuela Justa: Una revisión narrativa |
title |
Escola Justa: Uma revisão narrativa |
spellingShingle |
Escola Justa: Uma revisão narrativa Sousa, Bianca Pereira de Escola Escola Justa Justiça escolar. Escuela Escuela Justa Justicia Escolar. School Fair School School Justice. |
title_short |
Escola Justa: Uma revisão narrativa |
title_full |
Escola Justa: Uma revisão narrativa |
title_fullStr |
Escola Justa: Uma revisão narrativa |
title_full_unstemmed |
Escola Justa: Uma revisão narrativa |
title_sort |
Escola Justa: Uma revisão narrativa |
author |
Sousa, Bianca Pereira de |
author_facet |
Sousa, Bianca Pereira de Hora, Dinair Leal da |
author_role |
author |
author2 |
Hora, Dinair Leal da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Bianca Pereira de Hora, Dinair Leal da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Escola Justa Justiça escolar. Escuela Escuela Justa Justicia Escolar. School Fair School School Justice. |
topic |
Escola Escola Justa Justiça escolar. Escuela Escuela Justa Justicia Escolar. School Fair School School Justice. |
description |
Este artigo vem analisar teoricamente os conceitos de escola e de escola justa, buscando uma reflexão acerca de suas potencialidades e dificuldades. Trata-se de uma pesquisa de tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Para desenvolvê-la, utilizou-se a técnica de revisão narrativa, que possibilita a construção de artigos nos quais os autores possam realizar análises e interpretações críticas mais amplas. Revelando que uma escola não pode ser justa senão quando supera a crença num ideal de justiça escolar, mas quando combina princípios de justiça diferentes, processo este que a distância dos julgamentos e das suposições simplistas, que procuram soluções milagrosas. Sugere-se que estudos futuros abordem justiça e educação, mobilizando análises sobre avanços no direito à educação, aos limites e potencialidades das políticas educacionais e às dinâmicas vivenciadas no micro campo escolar, e de que forma tais políticas repercutem em termos de práticas escolares e princípios de justiça que afloram no chão das escolas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606 10.33448/rsd-v12i1.39606 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39606 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39606/32453 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Bianca Pereira de Sousa; Dinair Leal da Hora https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Bianca Pereira de Sousa; Dinair Leal da Hora https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e12712139606 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e12712139606 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e12712139606 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052616026357760 |