Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carecho, Judite
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Rute, Fernandes, Anabela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/diacritica.355
Resumo: A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma.
id RCAP_835bcd1dd03b7226e240462243c6dc6d
oai_identifier_str oai:journals.uminho.pt:article/4971
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case studyTecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua AlemãAlemão como língua estrangeiraAplicações digitaisAprendizagem autónoma de vocabulárioGerman as a Foreign LanguageAppsAutonomous vocabulary learningA aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma.Foreign language vocabulary learning is a long process and demands consolidation over time. Digital media have several attributes that are especially suited for this purpose, they are interactive, mobile, flexible in use and allow the combination of different media. These are very useful attributes in the design of learning activities for students with different needs and preferences. The experience described herein concerns the tools and activities for autonomous vocabulary learning that were conceived as a complement to in class teaching to be used by students of German at the Faculty of Arts, University of Coimbra. The project participants are characterized and the appusage records are presented and analysed as well as the data extracted from the final assessment survey. Student feedback is very positive and emphasizes the attributes of digital tools.CEHUM2020-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.355https://doi.org/10.21814/diacritica.355Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-274Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-2742183-91740870-896710.21814/diacritica.34.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971/5591Direitos de Autor (c) 2023 Judite Carecho, Rute Soares, Anabela Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarecho, JuditeSoares, RuteFernandes, Anabela2023-07-28T07:47:38Zoai:journals.uminho.pt:article/4971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:36.774937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua Alemã
title Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
spellingShingle Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
Carecho, Judite
Alemão como língua estrangeira
Aplicações digitais
Aprendizagem autónoma de vocabulário
German as a Foreign Language
Apps
Autonomous vocabulary learning
title_short Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
title_full Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
title_fullStr Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
title_full_unstemmed Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
title_sort Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
author Carecho, Judite
author_facet Carecho, Judite
Soares, Rute
Fernandes, Anabela
author_role author
author2 Soares, Rute
Fernandes, Anabela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carecho, Judite
Soares, Rute
Fernandes, Anabela
dc.subject.por.fl_str_mv Alemão como língua estrangeira
Aplicações digitais
Aprendizagem autónoma de vocabulário
German as a Foreign Language
Apps
Autonomous vocabulary learning
topic Alemão como língua estrangeira
Aplicações digitais
Aprendizagem autónoma de vocabulário
German as a Foreign Language
Apps
Autonomous vocabulary learning
description A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/diacritica.355
https://doi.org/10.21814/diacritica.355
url https://doi.org/10.21814/diacritica.355
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971/5591
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Judite Carecho, Rute Soares, Anabela Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2023 Judite Carecho, Rute Soares, Anabela Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CEHUM
publisher.none.fl_str_mv CEHUM
dc.source.none.fl_str_mv Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-274
Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-274
2183-9174
0870-8967
10.21814/diacritica.34.1
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132072681406464