Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.355 |
Resumo: | A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma. |
id |
RCAP_835bcd1dd03b7226e240462243c6dc6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:journals.uminho.pt:article/4971 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case studyTecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua AlemãAlemão como língua estrangeiraAplicações digitaisAprendizagem autónoma de vocabulárioGerman as a Foreign LanguageAppsAutonomous vocabulary learningA aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma.Foreign language vocabulary learning is a long process and demands consolidation over time. Digital media have several attributes that are especially suited for this purpose, they are interactive, mobile, flexible in use and allow the combination of different media. These are very useful attributes in the design of learning activities for students with different needs and preferences. The experience described herein concerns the tools and activities for autonomous vocabulary learning that were conceived as a complement to in class teaching to be used by students of German at the Faculty of Arts, University of Coimbra. The project participants are characterized and the appusage records are presented and analysed as well as the data extracted from the final assessment survey. Student feedback is very positive and emphasizes the attributes of digital tools.CEHUM2020-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.355https://doi.org/10.21814/diacritica.355Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-274Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-2742183-91740870-896710.21814/diacritica.34.1reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971/5591Direitos de Autor (c) 2023 Judite Carecho, Rute Soares, Anabela Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarecho, JuditeSoares, RuteFernandes, Anabela2023-07-28T07:47:38Zoai:journals.uminho.pt:article/4971Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:36.774937Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua Alemã |
title |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study |
spellingShingle |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study Carecho, Judite Alemão como língua estrangeira Aplicações digitais Aprendizagem autónoma de vocabulário German as a Foreign Language Apps Autonomous vocabulary learning |
title_short |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study |
title_full |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study |
title_fullStr |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study |
title_full_unstemmed |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study |
title_sort |
Digital media in autonomous German vocabulary learning: a case study |
author |
Carecho, Judite |
author_facet |
Carecho, Judite Soares, Rute Fernandes, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Rute Fernandes, Anabela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carecho, Judite Soares, Rute Fernandes, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alemão como língua estrangeira Aplicações digitais Aprendizagem autónoma de vocabulário German as a Foreign Language Apps Autonomous vocabulary learning |
topic |
Alemão como língua estrangeira Aplicações digitais Aprendizagem autónoma de vocabulário German as a Foreign Language Apps Autonomous vocabulary learning |
description |
A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/diacritica.355 https://doi.org/10.21814/diacritica.355 |
url |
https://doi.org/10.21814/diacritica.355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971 https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4971/5591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Judite Carecho, Rute Soares, Anabela Fernandes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2023 Judite Carecho, Rute Soares, Anabela Fernandes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
publisher.none.fl_str_mv |
CEHUM |
dc.source.none.fl_str_mv |
Diacrítica; Vol. 34 N.º 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-274 Diacrítica; Vol. 34 No. 1 (2020): Línguas & Tecnologias: modalidades, desafios e experiência; 248-274 2183-9174 0870-8967 10.21814/diacritica.34.1 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132072681406464 |