Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/99537 https://doi.org/10.21814/diacritica.355 |
Resumo: | A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma. |
id |
RCAP_17242d880ea1b2f0ca38a235dfd5cd99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/99537 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemãAlemão como língua estrangeiraAplicações digitaisAprendizagem autónoma de vocabulárioGerman as a Foreign LanguageAppsAutonomous vocabulary learningA aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma.Foreign language vocabulary learning is a long process and demands consolidation over time. Digital media have several attributes that are especially suited for this purpose, they are interactive, mobile, flexible in use and allow the combination of different media. These are very useful attributes in the design of learning activities for students with different needs and preferences. The experience described herein concerns the tools and activities for autonomous vocabulary learning that were conceived as a complement to in class teaching to be used by students of German at the Faculty of Arts, University of Coimbra. The project participants are characterized and the app usage records are presented and analysed as well as the data extracted from the final assessment survey. Student feedback is very positive and emphasizes the attributes of digital tools.B418-420E-CF65 | Rute Isabel Fernandes Soaresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCentro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho2020-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/99537http://hdl.handle.net/10316/99537https://doi.org/10.21814/diacritica.355por2183-91740870-8967cv-prod-2104809Carecho, JuditeSoares, RuteFernandes, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:57:06Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:05.060792Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã |
title |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã |
spellingShingle |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã Carecho, Judite Alemão como língua estrangeira Aplicações digitais Aprendizagem autónoma de vocabulário German as a Foreign Language Apps Autonomous vocabulary learning |
title_short |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã |
title_full |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã |
title_fullStr |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã |
title_sort |
Tecnologias digitais numa experiência de aprendizagem autónoma de léxico da língua alemã |
author |
Carecho, Judite |
author_facet |
Carecho, Judite Soares, Rute Fernandes, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Rute Fernandes, Anabela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carecho, Judite Soares, Rute Fernandes, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alemão como língua estrangeira Aplicações digitais Aprendizagem autónoma de vocabulário German as a Foreign Language Apps Autonomous vocabulary learning |
topic |
Alemão como língua estrangeira Aplicações digitais Aprendizagem autónoma de vocabulário German as a Foreign Language Apps Autonomous vocabulary learning |
description |
A aprendizagem de vocabulário na língua estrangeira é um processo que exige consolidação ao longo do tempo e as tecnologias digitais adequam-se especialmente a apoiar esse processo graças à sua vertente multimédia, à interatividade, mobilidade e flexibilidade de uso, que permitem criar recursos adequados a aprendentes com diversas necessidades e preferências. A experiência que aqui se descreve contempla recursos desenvolvidos para aprendizagem autónoma, complementar ao contexto formal da aula, que foram utilizados por estudantes de Alemão da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Apresentam-se a caracterização dos participantes no projeto, os dados de monitorização do uso das aplicações e os resultados dos inquéritos de avaliação do projeto. A avaliação que os alunos fazem dos recursos disponibilizados é bastante positiva, sendo valorizadas as características das ferramentas digitais utilizadas na aprendizagem autónoma. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/99537 http://hdl.handle.net/10316/99537 https://doi.org/10.21814/diacritica.355 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/99537 https://doi.org/10.21814/diacritica.355 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-9174 0870-8967 cv-prod-2104809 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134066699665408 |