A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Other Authors: | , , , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://doi.org/10.14417/ap.154 |
Summary: | Este trabalho descreve o significado atribuído por usuários e equipa a uma brinquedoteca que atende crianças e adolescentes seropositivos para SIDA. Elegeu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas. O grupo estudado constituiu-se de 57 sujeitos e as informações foram trabalhadas na perspectiva da análise de conteúdo, através das seguintes categorias temáticas: A Brinquedoteca como espaço terapêutico, espaço de acolhimento, de troca de experiências; favorecedor da adesão, como “empowerment” (empoderamento) e na formação de recursos humanos. Segundo os entrevistados, no espaço lúdico, os sujeitos podem elaborar suas vivências, podendo favorecer o tratamento e a adesão. O brincar também trouxe uma grande contribuição na humanização do ambulatório. Possibilitou aos familiares trocas de experiências, compartilhamento de vivências e reflexão sobre a condição da seropositividade. Ressalta-se a alternactiva de monitoria por parte de adolescentes seropositivos, caracterizando a brinquedoteca como espaço de (re)significação do tratamento e melhoria na auto-estima. |
id |
RCAP_835feaf0a72b70381d27de9c24ce0d27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátricaBrinquedoteca; Educação em saúde; Lúdico; SIDA pediátricaEste trabalho descreve o significado atribuído por usuários e equipa a uma brinquedoteca que atende crianças e adolescentes seropositivos para SIDA. Elegeu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas. O grupo estudado constituiu-se de 57 sujeitos e as informações foram trabalhadas na perspectiva da análise de conteúdo, através das seguintes categorias temáticas: A Brinquedoteca como espaço terapêutico, espaço de acolhimento, de troca de experiências; favorecedor da adesão, como “empowerment” (empoderamento) e na formação de recursos humanos. Segundo os entrevistados, no espaço lúdico, os sujeitos podem elaborar suas vivências, podendo favorecer o tratamento e a adesão. O brincar também trouxe uma grande contribuição na humanização do ambulatório. Possibilitou aos familiares trocas de experiências, compartilhamento de vivências e reflexão sobre a condição da seropositividade. Ressalta-se a alternactiva de monitoria por parte de adolescentes seropositivos, caracterizando a brinquedoteca como espaço de (re)significação do tratamento e melhoria na auto-estima.ISPA - Instituto Universitário2012-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14417/ap.154https://doi.org/10.14417/ap.154Análise Psicológica; Vol 27, No 1 (2009); 33-43Análise Psicológica; Vol 27, No 1 (2009); 33-431646-60200870-8231reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/154http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/154/pdfDrummond, IvanaPinto, Jorge AndradeSantana, Weslley SilvaModena, Celina MariaSchall, Virginia Torresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-11T10:22:29Zoai:ojs.localhost:article/154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:51:48.417629Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica |
title |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica |
spellingShingle |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica Drummond, Ivana Brinquedoteca; Educação em saúde; Lúdico; SIDA pediátrica |
title_short |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica |
title_full |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica |
title_fullStr |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica |
title_full_unstemmed |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica |
title_sort |
A inserção do lúdico no tratamento da SIDA pediátrica |
author |
Drummond, Ivana |
author_facet |
Drummond, Ivana Pinto, Jorge Andrade Santana, Weslley Silva Modena, Celina Maria Schall, Virginia Torres |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Jorge Andrade Santana, Weslley Silva Modena, Celina Maria Schall, Virginia Torres |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drummond, Ivana Pinto, Jorge Andrade Santana, Weslley Silva Modena, Celina Maria Schall, Virginia Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedoteca; Educação em saúde; Lúdico; SIDA pediátrica |
topic |
Brinquedoteca; Educação em saúde; Lúdico; SIDA pediátrica |
description |
Este trabalho descreve o significado atribuído por usuários e equipa a uma brinquedoteca que atende crianças e adolescentes seropositivos para SIDA. Elegeu-se como estratégia metodológica a pesquisa qualitativa através da observação participante e entrevistas semi-estruturadas. O grupo estudado constituiu-se de 57 sujeitos e as informações foram trabalhadas na perspectiva da análise de conteúdo, através das seguintes categorias temáticas: A Brinquedoteca como espaço terapêutico, espaço de acolhimento, de troca de experiências; favorecedor da adesão, como “empowerment” (empoderamento) e na formação de recursos humanos. Segundo os entrevistados, no espaço lúdico, os sujeitos podem elaborar suas vivências, podendo favorecer o tratamento e a adesão. O brincar também trouxe uma grande contribuição na humanização do ambulatório. Possibilitou aos familiares trocas de experiências, compartilhamento de vivências e reflexão sobre a condição da seropositividade. Ressalta-se a alternactiva de monitoria por parte de adolescentes seropositivos, caracterizando a brinquedoteca como espaço de (re)significação do tratamento e melhoria na auto-estima. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.14417/ap.154 https://doi.org/10.14417/ap.154 |
url |
https://doi.org/10.14417/ap.154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/154 http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/154/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA - Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica; Vol 27, No 1 (2009); 33-43 Análise Psicológica; Vol 27, No 1 (2009); 33-43 1646-6020 0870-8231 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131595232247808 |