Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Vanessa de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967
Resumo: O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritário
id UFF-2_7963d5ca00f216f132415b01cfd1411a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9967
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógicaLúdicoCorporeidadeBrinquedotecaLúdicoBrinquedotecaEscolaO presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritárioCarvalho, Rosa Malena de AraújoAzevedo, Tânia Maria Cordeiro deMuniz, Neyse LuzFreitas, Vanessa de Oliveira2019-06-12T15:49:48Z2019-06-12T15:49:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFREITAS, Vanessa de Oliveira. Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T20:17:58Zoai:app.uff.br:1/9967Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:52.296857Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
title Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
spellingShingle Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
Freitas, Vanessa de Oliveira
Lúdico
Corporeidade
Brinquedoteca
Lúdico
Brinquedoteca
Escola
title_short Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
title_full Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
title_fullStr Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
title_full_unstemmed Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
title_sort Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
author Freitas, Vanessa de Oliveira
author_facet Freitas, Vanessa de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Rosa Malena de Araújo
Azevedo, Tânia Maria Cordeiro de
Muniz, Neyse Luz
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Vanessa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Corporeidade
Brinquedoteca
Lúdico
Brinquedoteca
Escola
topic Lúdico
Corporeidade
Brinquedoteca
Lúdico
Brinquedoteca
Escola
description O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritário
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-06-12T15:49:48Z
2019-06-12T15:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FREITAS, Vanessa de Oliveira. Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967
identifier_str_mv FREITAS, Vanessa de Oliveira. Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823654751698944