Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967 |
Resumo: | O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritário |
id |
UFF-2_7963d5ca00f216f132415b01cfd1411a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9967 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógicaLúdicoCorporeidadeBrinquedotecaLúdicoBrinquedotecaEscolaO presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritárioCarvalho, Rosa Malena de AraújoAzevedo, Tânia Maria Cordeiro deMuniz, Neyse LuzFreitas, Vanessa de Oliveira2019-06-12T15:49:48Z2019-06-12T15:49:48Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFREITAS, Vanessa de Oliveira. Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-09T20:17:58Zoai:app.uff.br:1/9967Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:52.296857Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica |
title |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica |
spellingShingle |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica Freitas, Vanessa de Oliveira Lúdico Corporeidade Brinquedoteca Lúdico Brinquedoteca Escola |
title_short |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica |
title_full |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica |
title_fullStr |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica |
title_sort |
Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica |
author |
Freitas, Vanessa de Oliveira |
author_facet |
Freitas, Vanessa de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Rosa Malena de Araújo Azevedo, Tânia Maria Cordeiro de Muniz, Neyse Luz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Vanessa de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Corporeidade Brinquedoteca Lúdico Brinquedoteca Escola |
topic |
Lúdico Corporeidade Brinquedoteca Lúdico Brinquedoteca Escola |
description |
O presente trabalho traz questionamentos acerca de como o lúdico é visto nas escolas e no nosso cotidiano. Seria este apenas uma metodologia de trabalho ou conhecimento? Faz parte de alguma cultura? Como o mesmo contribui e aparece nas nossas relações sociais e no aprendizado daqueles que estão na escola? Desejando responder estas perguntas, busca-se entender que corpo é este que fala e interage dentro da mesma, percebendo como espaços lúdicos (brinquedotecas) dialogam e contribuem na/para formação e, neste processo, qual seria a influência dos jogos e brincadeiras no cotidiano dos alunos e professores. No desenvolvimento do trabalho, procurei dialogar com autores que pensam acerca da presença do lúdico no cotidiano tais como: Cunha (1997), Huizinga (1986), Kishimoto (1997), bem como com autores que trabalham a corporeidade e o homem enquanto construção cotidiana, entre eles Maturana (2001), Larrossa (2004), Carvalho (2012) e, assim, chegando a conclusões, mesmo que parciais, que apontam a ludicidade, na escola e no cotidiano, apenas como um meio e/ou nova forma do autoritário |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-06-12T15:49:48Z 2019-06-12T15:49:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FREITAS, Vanessa de Oliveira. Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2013. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967 |
identifier_str_mv |
FREITAS, Vanessa de Oliveira. Lúdico e escola: implicações para a prática pedagógica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2013. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823654751698944 |