Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11816/2079 |
Resumo: | O Planeamento em saúde é um processo que procura obter ganhos em saúde, através da delineação de estratégias de atuação. É fundamental quando se procura conhecer a comunidade e intervir nos problemas identificados. O trabalho apresentado teve como objetivo principal identificar alterações nos estilos de vida das crianças com idade compreendida entre os 3 e os 6 anos que frequentam o Jardim-de-Infância. Foi realizado um estudo observacional, descritivo e transversal no Diagnóstico de Situação. Os Instrumentos de colheita de dados consistiram na aplicação de um questionário dirigido aos encarregados de educação das crianças, na avaliação dos dados antropométricos e na observação dos dentes das referidas crianças. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: hábitos alimentares desadequados; ausência de exercício físico extracurricular; hábitos de higiene insuficientes. Através da seleção de prioridades (comparação por pares), foi considerado prioritário intervir nos hábitos alimentares desadequados. O objetivo geral delineado foi: aumentar em 50% os hábitos de alimentação saudável nas crianças dos Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas de Idães, até 2014. Tendo em conta os objetivos definidos foi elaborado o projeto “Aprender a comer melhor”. No final do estágio, acredita-se que conhecimentos adequados dos encarregados de educação permitirão comportamentos adequados das crianças, verificou-se que o diminuto consumo de fruta, o excesso no consumo de doces e sumos e os erros relativos ao pequeno-almoço, lanche da manhã e tarde e à ceia, poderão ser resolvidos, uma vez que os encarregados de educação demonstram conhecimentos sobre estes temas. |
id |
RCAP_83659cef5a086812a58cb0509ad21370 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2079 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anosPlaneamento em SaúdeEstilo de vida em criançasO Planeamento em saúde é um processo que procura obter ganhos em saúde, através da delineação de estratégias de atuação. É fundamental quando se procura conhecer a comunidade e intervir nos problemas identificados. O trabalho apresentado teve como objetivo principal identificar alterações nos estilos de vida das crianças com idade compreendida entre os 3 e os 6 anos que frequentam o Jardim-de-Infância. Foi realizado um estudo observacional, descritivo e transversal no Diagnóstico de Situação. Os Instrumentos de colheita de dados consistiram na aplicação de um questionário dirigido aos encarregados de educação das crianças, na avaliação dos dados antropométricos e na observação dos dentes das referidas crianças. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: hábitos alimentares desadequados; ausência de exercício físico extracurricular; hábitos de higiene insuficientes. Através da seleção de prioridades (comparação por pares), foi considerado prioritário intervir nos hábitos alimentares desadequados. O objetivo geral delineado foi: aumentar em 50% os hábitos de alimentação saudável nas crianças dos Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas de Idães, até 2014. Tendo em conta os objetivos definidos foi elaborado o projeto “Aprender a comer melhor”. No final do estágio, acredita-se que conhecimentos adequados dos encarregados de educação permitirão comportamentos adequados das crianças, verificou-se que o diminuto consumo de fruta, o excesso no consumo de doces e sumos e os erros relativos ao pequeno-almoço, lanche da manhã e tarde e à ceia, poderão ser resolvidos, uma vez que os encarregados de educação demonstram conhecimentos sobre estes temas.2016-11-24T09:02:35Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11816/2079TID:201013126pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Estela Luciana Cardosoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T13:59:57Zoai:repositorio.cespu.pt:20.500.11816/2079Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:57:20.398727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos |
title |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos |
spellingShingle |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos Vieira, Estela Luciana Cardoso Planeamento em Saúde Estilo de vida em crianças |
title_short |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos |
title_full |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos |
title_fullStr |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos |
title_full_unstemmed |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos |
title_sort |
Planeamento em Saúde: Estilos de Vida Saudáveis em Crianças dos 3 aos 6 anos |
author |
Vieira, Estela Luciana Cardoso |
author_facet |
Vieira, Estela Luciana Cardoso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Estela Luciana Cardoso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planeamento em Saúde Estilo de vida em crianças |
topic |
Planeamento em Saúde Estilo de vida em crianças |
description |
O Planeamento em saúde é um processo que procura obter ganhos em saúde, através da delineação de estratégias de atuação. É fundamental quando se procura conhecer a comunidade e intervir nos problemas identificados. O trabalho apresentado teve como objetivo principal identificar alterações nos estilos de vida das crianças com idade compreendida entre os 3 e os 6 anos que frequentam o Jardim-de-Infância. Foi realizado um estudo observacional, descritivo e transversal no Diagnóstico de Situação. Os Instrumentos de colheita de dados consistiram na aplicação de um questionário dirigido aos encarregados de educação das crianças, na avaliação dos dados antropométricos e na observação dos dentes das referidas crianças. Os problemas identificados no diagnóstico de situação foram: hábitos alimentares desadequados; ausência de exercício físico extracurricular; hábitos de higiene insuficientes. Através da seleção de prioridades (comparação por pares), foi considerado prioritário intervir nos hábitos alimentares desadequados. O objetivo geral delineado foi: aumentar em 50% os hábitos de alimentação saudável nas crianças dos Jardins-de-Infância do Agrupamento de Escolas de Idães, até 2014. Tendo em conta os objetivos definidos foi elaborado o projeto “Aprender a comer melhor”. No final do estágio, acredita-se que conhecimentos adequados dos encarregados de educação permitirão comportamentos adequados das crianças, verificou-se que o diminuto consumo de fruta, o excesso no consumo de doces e sumos e os erros relativos ao pequeno-almoço, lanche da manhã e tarde e à ceia, poderão ser resolvidos, uma vez que os encarregados de educação demonstram conhecimentos sobre estes temas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2016-11-24T09:02:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11816/2079 TID:201013126 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11816/2079 |
identifier_str_mv |
TID:201013126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131647078039552 |