Cipriano de Rore enquanto modelo de imitação: Observações sobre algumas missas-paródia dos seus contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Luís
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26829
Resumo: Cipriano de Rore exerceu uma forte influência nos compositores da segunda metade do século XVI no respeitante à expressividade e utilização do cromatismo no madrigal. Embora a sua produção sacra tenha sido diminuta, as obras de Rore serviram de modelo imitativo para missas-paródia de compositores como Philippe de Monte, Giovanni Pierluigi da Palestrina entre outros. Partindo da missa Anchor che col partire de Philippe de Monte, que toma como modelo o madrigal com o mesmo incipit de Cipriano de Rore, pretende esta comunicação reflectir sobre a técnica de paródia de Monte aplicada à missa - o compositor que mais utilizou obras de Rore como modelos - e a sua relação com o madrigal em que se baseia, constituído um exemplo da influência do modelo sobre a respectiva missa.
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