Violência nas escolas: as representações dos professores sobre a violência na escola e a actuação policial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/22789 |
Resumo: | A violência nas escolas é um fenómeno que, não sendo recente, mantém uma actualidade na opinião pública, sendo percepcionado como grave e de apreciação negativa pela sociedade. Compete ao Estado Português a tarefa de assegurar a segurança de todas as pessoas, em especial, e no âmbito particular desta problemática, à comunidade escolar. No presente trabalho abordamos a violência que se tem vindo a manifestar de forma significativa no espaço escolar, tendo por objectivo identificar e compreender as representações que os professores têm sobre este fenómeno a par das representações que fazem da actuação da polícia perante o mesmo, bem como quais as suas formas e quais as medidas mais profícuas para a sua superação. Dos resultados obtidos, crimes de ameaças, injúrias e agressões físicas fazem parte do quotidiano de alguns professores nas escolas, competindo à polícia actuar no sentido de tentar evitar que estes ocorram, e na sua impossibilidade actuar de modo a minimizar os seus efeitos, pois não há educação de qualidade num clima de violência. De acordo com as representações dos professores inquiridos, a segurança nas escolas encontra-se eivada em dois factores fundamentais: um relativo à prevenção situacional e o outro que se reporta ao desejo de um aprofundamento de cooperação e colaboração com a polícia. |
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Violência nas escolas: as representações dos professores sobre a violência na escola e a actuação policialPolíciaCrimeEscolaViolênciaAtuação PolicialDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisA violência nas escolas é um fenómeno que, não sendo recente, mantém uma actualidade na opinião pública, sendo percepcionado como grave e de apreciação negativa pela sociedade. Compete ao Estado Português a tarefa de assegurar a segurança de todas as pessoas, em especial, e no âmbito particular desta problemática, à comunidade escolar. No presente trabalho abordamos a violência que se tem vindo a manifestar de forma significativa no espaço escolar, tendo por objectivo identificar e compreender as representações que os professores têm sobre este fenómeno a par das representações que fazem da actuação da polícia perante o mesmo, bem como quais as suas formas e quais as medidas mais profícuas para a sua superação. Dos resultados obtidos, crimes de ameaças, injúrias e agressões físicas fazem parte do quotidiano de alguns professores nas escolas, competindo à polícia actuar no sentido de tentar evitar que estes ocorram, e na sua impossibilidade actuar de modo a minimizar os seus efeitos, pois não há educação de qualidade num clima de violência. De acordo com as representações dos professores inquiridos, a segurança nas escolas encontra-se eivada em dois factores fundamentais: um relativo à prevenção situacional e o outro que se reporta ao desejo de um aprofundamento de cooperação e colaboração com a polícia.Carvalho, Maria João Leote deRepositório ComumRodrigues, Rui Manuel Pereira2018-05-04T17:07:35Z2010-052010-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/22789TID:201363810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:28:08Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/22789Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:18.914205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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