Violência nas escolas: as representações dos professores sobre a violência na escola e a actuação policial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rui Manuel Pereira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/22789
Resumo: A violência nas escolas é um fenómeno que, não sendo recente, mantém uma actualidade na opinião pública, sendo percepcionado como grave e de apreciação negativa pela sociedade. Compete ao Estado Português a tarefa de assegurar a segurança de todas as pessoas, em especial, e no âmbito particular desta problemática, à comunidade escolar. No presente trabalho abordamos a violência que se tem vindo a manifestar de forma significativa no espaço escolar, tendo por objectivo identificar e compreender as representações que os professores têm sobre este fenómeno a par das representações que fazem da actuação da polícia perante o mesmo, bem como quais as suas formas e quais as medidas mais profícuas para a sua superação. Dos resultados obtidos, crimes de ameaças, injúrias e agressões físicas fazem parte do quotidiano de alguns professores nas escolas, competindo à polícia actuar no sentido de tentar evitar que estes ocorram, e na sua impossibilidade actuar de modo a minimizar os seus efeitos, pois não há educação de qualidade num clima de violência. De acordo com as representações dos professores inquiridos, a segurança nas escolas encontra-se eivada em dois factores fundamentais: um relativo à prevenção situacional e o outro que se reporta ao desejo de um aprofundamento de cooperação e colaboração com a polícia.
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