Insucesso na matemática no 3º Ciclo: causas e estratégias de combate.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/5 |
Resumo: | Sendo o insucesso escolar na matemática um tema actual, reconhecido por todos e com frequência pela comunicação social (épocas de exames, análise de resultados dos mesmos, das provas de aferição e doutros estudos), pareceu-nos pertinente fazer uma investigação sobre a problemática do insucesso escolar na Matemática no terceiro ciclo do Ensino Básico. Neste estudo procuramos reflectir e investigar sobre as principais causas do insucesso na disciplina de Matemática, não nos limitando a identificá-las, mas também procuramos avaliar quais as estratégias que a escola e os professores adoptam para o combater. Delimitamos como objecto de estudo os alunos que frequentam o 3º ciclo do Ensino Básico, inquirindo-os, bem como inquirindo os professores que leccionam Matemática nas escolas do concelho de Esposende. É feita uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores articulada com o estudo empírico realizado junto de alunos e professores. Optámos pela apresentação de inquéritos por questionário e por entrevista estruturados tendo em conta os objectivos e as hipóteses, de modo a recolher indicadores das causas do insucesso e de estratégias para o seu combate. Da análise dos dados recolhidos, apresentamos as conclusões e sugestões que as escolas, os professores, os alunos e a sociedade devem ter presentes para combater o insucesso na disciplina de Matemática. Após reflexão poderemos concluir que os objectivos pretendidos foram atingidos e as hipóteses foram total ou parcialmente confirmadas. Terminamos o trabalho com a certeza de que não se deve desistir de lutar contra o insucesso. O papel do professor será gratificante se a sua prática, motivação, empenho, trabalho individual e cooperativo contribuírem para melhorar a aprendizagem e a imagem da Matemática junto dos alunos. |
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