Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Maria Madalena Ribeiro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/176
Resumo: O insucesso escolar dos alunos portugueses tem vindo a preocupar todos os intervenientes, directos ou indirectos, do processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o insucesso na disciplina de Matemática, que aparece associado ao insucesso escolar, é um problema reconhecido por todos e que tem feito parte do dia-a-dia dos alunos e professores portugueses. Esta problemática tem persistido ao longo dos anos e a necessidade de a estudar, de realizar uma reflexão e de promover estudos na busca de formas de a combater é incontestável. Neste trabalho investigativo pretende-se estudar o insucesso na disciplina de Matemática, procurando perceber a percepção de alunos e docentes em relação às causas e formas de combate desta problemática e compará-las. Deste modo, a pergunta de partida deste estudo é: “Será que a percepção dos alunos sobre as causas do insucesso na Matemática e sobre as formas de o combater coincide com as opiniões dos professores?”. Este estudo inicia-se com uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores, tanto sobre o insucesso escolar como sobre o insucesso na disciplina de Matemática. A metodologia adoptada neste estudo é mista e realizou-se um estudo etnográfico, uma vez que se pretendia estudar as percepções de alunos e professores sobre o insucesso na Matemática. Assim, foram inquiridos os alunos do 9º ano duma escola e entrevistados os professores de Matemática desses discentes. Em relação aos factores de sucesso, docentes e alunos apresentam o empenho, o interesse e gosto pela disciplina como os principais factores associados aos alunos e a competência e empenho dos docentes, como factores associados a estes. As principais causas do insucesso nesta disciplina apontadas pelos discentes e docentes são a falta de atenção e concentração e a falta de empenho e de trabalho individual dos alunos. Em relação ao trabalho dos docentes, os alunos apresentam o grau de exigência como causa de insucesso, bem como o facto dos professores não explicarem bem a matéria nem implementarem estratégias diversificadas nas aulas. Esta última causa também foi referida pelos docentes. No que concerne às formas de combater o insucesso na Matemática, as principais formas referidas por alunos e professores foram a necessidade dos discentes estudarem mais e de melhorarem ao nível da atenção, concentração e comportamento e dos professores motivarem mais os alunos. The failure rates of portuguese students have been worrying all stakeholders, direct or indirect, of the teaching-learning process. In particular, the failure in mathematics, which appears associated with school failure, are a problem recognized by all and has been part of day-to-day lives of students and teachers in Portugal. This problem has persisted over the years and the need to study, conduct a discussion and promote studies on ways of combating it is indisputable. In this research work aims at studying the failure in mathematics, trying to understand the perception of students and teachers about the causes and ways to combat this problem and compare them. Thus, the starting question of this study is: "Will the students perceptions about the causes of failure in mathematics and on ways to combat it coincides with the opinions of teachers?". This study begins with a theoretical approach based on the perspective of some researchers, both on school failure and on failure in mathematics. The methodology adopted in this study is mixed and held an ethnographic study, since it is intended to study the perceptions of students and teachers about the failure in mathematics. Thus, respondents were students in 9th grade of a school and interviewed teachers of mathematics students. Regarding the factors of success, teachers and students have the commitment, interest and taste for discipline as the main factors associated with students and the competence and commitment of teachers, as factors associated with these. The main causes of failure in this course pointed out by students and teachers are the lack of attention and concentration and lack of commitment and work of individual students. Concerning the work of teachers, students have the level of demand as the cause of failure, and the fact that teachers do not explain the subject well or implement diverse strategies in the classroom. The latter issue was also referred by teachers. With regard to ways of combating failure in mathematics, the main forms mentioned by students and teachers were the need of the students study more and improve the level of attention, concentration and behavior and the teachers need to motivate more the students.
id RCAP_deab549219d1f075af629a9d5c44b4db
oai_identifier_str oai:repositorio.uportu.pt:11328/176
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.InsucessoMatemáticaAlunoProfessorTMEO insucesso escolar dos alunos portugueses tem vindo a preocupar todos os intervenientes, directos ou indirectos, do processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o insucesso na disciplina de Matemática, que aparece associado ao insucesso escolar, é um problema reconhecido por todos e que tem feito parte do dia-a-dia dos alunos e professores portugueses. Esta problemática tem persistido ao longo dos anos e a necessidade de a estudar, de realizar uma reflexão e de promover estudos na busca de formas de a combater é incontestável. Neste trabalho investigativo pretende-se estudar o insucesso na disciplina de Matemática, procurando perceber a percepção de alunos e docentes em relação às causas e formas de combate desta problemática e compará-las. Deste modo, a pergunta de partida deste estudo é: “Será que a percepção dos alunos sobre as causas do insucesso na Matemática e sobre as formas de o combater coincide com as opiniões dos professores?”. Este estudo inicia-se com uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores, tanto sobre o insucesso escolar como sobre o insucesso na disciplina de Matemática. A metodologia adoptada neste estudo é mista e realizou-se um estudo etnográfico, uma vez que se pretendia estudar as percepções de alunos e professores sobre o insucesso na Matemática. Assim, foram inquiridos os alunos do 9º ano duma escola e entrevistados os professores de Matemática desses discentes. Em relação aos factores de sucesso, docentes e alunos apresentam o empenho, o interesse e gosto pela disciplina como os principais factores associados aos alunos e a competência e empenho dos docentes, como factores associados a estes. As principais causas do insucesso nesta disciplina apontadas pelos discentes e docentes são a falta de atenção e concentração e a falta de empenho e de trabalho individual dos alunos. Em relação ao trabalho dos docentes, os alunos apresentam o grau de exigência como causa de insucesso, bem como o facto dos professores não explicarem bem a matéria nem implementarem estratégias diversificadas nas aulas. Esta última causa também foi referida pelos docentes. No que concerne às formas de combater o insucesso na Matemática, as principais formas referidas por alunos e professores foram a necessidade dos discentes estudarem mais e de melhorarem ao nível da atenção, concentração e comportamento e dos professores motivarem mais os alunos. The failure rates of portuguese students have been worrying all stakeholders, direct or indirect, of the teaching-learning process. In particular, the failure in mathematics, which appears associated with school failure, are a problem recognized by all and has been part of day-to-day lives of students and teachers in Portugal. This problem has persisted over the years and the need to study, conduct a discussion and promote studies on ways of combating it is indisputable. In this research work aims at studying the failure in mathematics, trying to understand the perception of students and teachers about the causes and ways to combat this problem and compare them. Thus, the starting question of this study is: "Will the students perceptions about the causes of failure in mathematics and on ways to combat it coincides with the opinions of teachers?". This study begins with a theoretical approach based on the perspective of some researchers, both on school failure and on failure in mathematics. The methodology adopted in this study is mixed and held an ethnographic study, since it is intended to study the perceptions of students and teachers about the failure in mathematics. Thus, respondents were students in 9th grade of a school and interviewed teachers of mathematics students. Regarding the factors of success, teachers and students have the commitment, interest and taste for discipline as the main factors associated with students and the competence and commitment of teachers, as factors associated with these. The main causes of failure in this course pointed out by students and teachers are the lack of attention and concentration and lack of commitment and work of individual students. Concerning the work of teachers, students have the level of demand as the cause of failure, and the fact that teachers do not explain the subject well or implement diverse strategies in the classroom. The latter issue was also referred by teachers. With regard to ways of combating failure in mathematics, the main forms mentioned by students and teachers were the need of the students study more and improve the level of attention, concentration and behavior and the teachers need to motivate more the students.2011-04-19T14:10:35Z2013-08-14T18:00:40Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11328/176porCota: TME 441Almeida, Maria Madalena Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T02:08:27ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
title Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
spellingShingle Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
Almeida, Maria Madalena Ribeiro
Insucesso
Matemática
Aluno
Professor
TME
title_short Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
title_full Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
title_fullStr Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
title_full_unstemmed Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
title_sort Insucesso na matemática: as percepções dos alunos e as percepções dos professores.
author Almeida, Maria Madalena Ribeiro
author_facet Almeida, Maria Madalena Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Maria Madalena Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Insucesso
Matemática
Aluno
Professor
TME
topic Insucesso
Matemática
Aluno
Professor
TME
description O insucesso escolar dos alunos portugueses tem vindo a preocupar todos os intervenientes, directos ou indirectos, do processo de ensino-aprendizagem. Em particular, o insucesso na disciplina de Matemática, que aparece associado ao insucesso escolar, é um problema reconhecido por todos e que tem feito parte do dia-a-dia dos alunos e professores portugueses. Esta problemática tem persistido ao longo dos anos e a necessidade de a estudar, de realizar uma reflexão e de promover estudos na busca de formas de a combater é incontestável. Neste trabalho investigativo pretende-se estudar o insucesso na disciplina de Matemática, procurando perceber a percepção de alunos e docentes em relação às causas e formas de combate desta problemática e compará-las. Deste modo, a pergunta de partida deste estudo é: “Será que a percepção dos alunos sobre as causas do insucesso na Matemática e sobre as formas de o combater coincide com as opiniões dos professores?”. Este estudo inicia-se com uma abordagem teórica fundamentada na perspectiva de alguns investigadores, tanto sobre o insucesso escolar como sobre o insucesso na disciplina de Matemática. A metodologia adoptada neste estudo é mista e realizou-se um estudo etnográfico, uma vez que se pretendia estudar as percepções de alunos e professores sobre o insucesso na Matemática. Assim, foram inquiridos os alunos do 9º ano duma escola e entrevistados os professores de Matemática desses discentes. Em relação aos factores de sucesso, docentes e alunos apresentam o empenho, o interesse e gosto pela disciplina como os principais factores associados aos alunos e a competência e empenho dos docentes, como factores associados a estes. As principais causas do insucesso nesta disciplina apontadas pelos discentes e docentes são a falta de atenção e concentração e a falta de empenho e de trabalho individual dos alunos. Em relação ao trabalho dos docentes, os alunos apresentam o grau de exigência como causa de insucesso, bem como o facto dos professores não explicarem bem a matéria nem implementarem estratégias diversificadas nas aulas. Esta última causa também foi referida pelos docentes. No que concerne às formas de combater o insucesso na Matemática, as principais formas referidas por alunos e professores foram a necessidade dos discentes estudarem mais e de melhorarem ao nível da atenção, concentração e comportamento e dos professores motivarem mais os alunos. The failure rates of portuguese students have been worrying all stakeholders, direct or indirect, of the teaching-learning process. In particular, the failure in mathematics, which appears associated with school failure, are a problem recognized by all and has been part of day-to-day lives of students and teachers in Portugal. This problem has persisted over the years and the need to study, conduct a discussion and promote studies on ways of combating it is indisputable. In this research work aims at studying the failure in mathematics, trying to understand the perception of students and teachers about the causes and ways to combat this problem and compare them. Thus, the starting question of this study is: "Will the students perceptions about the causes of failure in mathematics and on ways to combat it coincides with the opinions of teachers?". This study begins with a theoretical approach based on the perspective of some researchers, both on school failure and on failure in mathematics. The methodology adopted in this study is mixed and held an ethnographic study, since it is intended to study the perceptions of students and teachers about the failure in mathematics. Thus, respondents were students in 9th grade of a school and interviewed teachers of mathematics students. Regarding the factors of success, teachers and students have the commitment, interest and taste for discipline as the main factors associated with students and the competence and commitment of teachers, as factors associated with these. The main causes of failure in this course pointed out by students and teachers are the lack of attention and concentration and lack of commitment and work of individual students. Concerning the work of teachers, students have the level of demand as the cause of failure, and the fact that teachers do not explain the subject well or implement diverse strategies in the classroom. The latter issue was also referred by teachers. With regard to ways of combating failure in mathematics, the main forms mentioned by students and teachers were the need of the students study more and improve the level of attention, concentration and behavior and the teachers need to motivate more the students.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T14:10:35Z
2013-08-14T18:00:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11328/176
url http://hdl.handle.net/11328/176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cota: TME 441
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302546297126912