Escola da Ponte : uma singularidade organizacional : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicente, Nuno Augusto Lopes, 1952-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/39251
Resumo: Tese de mestrado em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007
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spelling Escola da Ponte : uma singularidade organizacional : estudo de casoTeses de mestrado - 2007Administração educacionalProjecto educativo de escolaLiderançaCidadaniaDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTese de mestrado em Ciências da Educação (Administração Educacional), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2007O problema de investigação da presente dissertação estabelece continuidade com a preocupação essencial que nos tem norteado nos últimos anos, ou seja, a influência do sistema organizativo no processo educativo e vice-versa. Este trabalho relata o estudo que realizámos sobre a Organização e Gestão Escolar da Escola da Ponte, tentando compreender de que modo o seu Projecto Pedagógico se operacionaliza num processo organizacional e de gestão. Para o efeito procurámos identificar as fontes teóricas do Projecto Pedagógico da Escola da Ponte e descrever e caracterizar este mesmo projecto. De seguida, procurámos também descrever e caracterizar a dinâmica e configuração organizacional da Escola para responder à questão de saber se o Projecto Pedagógico deu ou não origem a um modelo organizacional específico. Com o enfoque nas teorias do Desenvolvimento Organizacional (DO), e numa perspectiva sistémica, tentámos interpretar a realidade organizacional da Escola da Ponte, na qual realizámos uma investigação qualitativa baseada num estudo de caso, com recurso a entrevistas, análise documental e observação não participante, aspectos oportunamente explicitados. Como resultados essenciais, destacamos que: - a Escola da Ponte é uma escola atípica, que conquistou uma elevada dose de autonomia, desenvolveu um projecto educativo/pedagógico muito peculiar e inovador; - o projecto da Escola da Ponte gerou um outro modelo organizativo, baseado noutros princípios, noutros pressupostos Ideológicos e pedagógicos, numa outra visão da escola e da acção educativa, compatível com os pressupostos da Escola Nova, da pedagogia moderna e da ideologia progressista e ainda com a organização escolar pós-burocrática, em alternativa ao modelo da Escola Tradicional e organização escolar uniforme e burocrática. O Projecto "Fazer a Ponte", lema orientador da Escola, foi reconhecido pelo Ministério da Educação com a celebração do primeiro contrato de autonomia com uma escola portuguesa, tendo sido premiado e distinguido na pessoa do Professor José Pacheco, com a Ordem da Instrução Pública.The influence of the organizational system over the educational process and vice versa has been the subject of our special preoccupation for a long time; therefore this question is deeply connected with the subject of our thesis. This essay relates the search we carried out on the School Organization and Management of "Escola da Ponte" to find out how its Educative Project acts on its organizational and management process. To reach such a goal we tried to identify the theoretical sources of the Educative Project of "Escola da Ponte" and then we described and characterized the dynamics and the organizational configuration of this school with the purpose of finding out whether its Educative Project gave rise to a specific organizational model. With the focus on the Organizational Development (O.D.), according to a systemic perspective, we tried to decode the organizational reality of "Escola da Ponte", where we carried out a qualitative research based on a case study, using questionnaires, documental analysis and a non participant observation. Among the main conclusions we stand out: 1. "Escola da Ponte" is an atypical school. This school has won a high level of autonomy and has developed a very peculiar innovative educative/ pedagogical project; 2. "Escola da Ponte" Project has produced another model of organization, based on other principles, on other educative ideological conjectures, on another outlook on school and on the educative process. This model is compatible with the principles of the New School, with the modern pedagogy and the progressive ideology, as well as with the post-bureaucratic school organization as an alternative to the model of Traditional School and to the bureaucratic, uniform school organization. The Project "Fazer a Ponte", whose name is the guiding motto of this school, was recognized by the Ministry of Education signing the first contract of autonomy with a Portuguese school. The "Ordem de Instrução Pública" (Order of Public Instruction) was awarded to this Project. Mr. José Pacheco, the Headmaster of 'Escola da Ponte' received this award.Ferreira, Henrique da Costa, 1952-Repositório da Universidade de LisboaVicente, Nuno Augusto Lopes, 1952-2019-07-30T13:25:03Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:37:40Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:01.587379Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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